1. Sobre a Zurich
  2. Sala de Imprensa
  3. Comunicados de Imprensa
  4. 2017
  5. Mobilidade e segurança com Zurich Ciclista
    • Proteja o ambiente. Imprima apenas a informação necessária.

Mobilidade e segurança com Zurich Ciclista

18 de setembro de 2017

Na Semana Europeia da Mobilidade, a Zurich relembra a importância de os ciclistas estarem protegidos e pedalarem em segurança. Utilizar capacete, estar visível através do uso de dispositivos de iluminação - obrigatórios desde 2014 e em especial à noite e em dias de nevoeiro, sinalizar as intenções de circulação e de mudança de direção, respeitar os semáforos, estar atento ao ambiente envolvente - em particular às portas dos carros parados. Estes são alguns dos conselhos que promovem a mobilidade urbana de bicicleta, que é um meio de transporte prático e amigo do ambiente e que contribui para uma melhor condição física.

Nas atuais cidades em mudança, com o aumento do número de ciclovias e de ciclistas e o aparecimento de redes de bicicletas públicas partilhadas, a Zurich apresentou há um ano o seguro que protege os ciclistas de danos pessoais e de danos causados a terceiros.

“É importante fomentar uma cultura de segurança e a proteção aos ciclistas passa tanto pelo uso de capacete na via pública, seja em deslocações profissionais ou de lazer, como por garantir que as pessoas que utilizam este meio de transporte, seja o condutor ou outro ocupante, estejam protegidos de eventuais imprevistos”, sublinha o diretor de marketing e comunicação da Zurich, Artur Lucas.

O Zurich Ciclista pretende tornar as deslocações mais seguras para os ciclistas, desde que o Código da Estrada equiparou os velocípedes aos veículos motorizados, e inclui um plano de coberturas completo para a proteção do ciclista e restantes ocupantes, independentemente da bicicleta usada. Os três planos disponíveis incluem coberturas que vão desde a cobertura por morte ou invalidez permanente às despesas de tratamento e de funeral, responsabilidade civil e assistência às pessoas em Portugal e em Espanha.