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  • Zurich Saúde

    Como utilizar a rede de prestadores Médis?

    Antes de utilizar os serviços associados à sua apólice Zurich Saúde deve certificar-se:

    • Das coberturas da sua apólice
    • Do montante anual máximo de utilização por pessoa incluída no seguro
    • Dos procedimentos de acesso a cada serviço de saúde
    • Dos copagamentos que deverá efetuar em cada ato médico ou serviço de saúde
    • Dos procedimentos em caso de reembolso de despesas fora da Rede Médis
    • Escolher o médico da Médis ou serviço consultando o Guia, de acordo com a sua área geográfica
    • Marcar a consulta de cuidados primários, exames ou tratamentos que não careçam de pré-autorização, diretamente para o consultório ou centro de meios complementares de diagnóstico, identificando-se como Cliente Zurich Saúde
    • No caso em que os serviços de cuidados de saúde requeiram pré-autorização da Direção Clínica da Médis, deverá assegurar-se que o seu médico da Rede Médis forneceu a informação necessária para a mesma
    • Caso o médico não pertença à Rede Médis deverá solicitar, através da Linha Zurich Saúde (218 458 810 / 707 300 788), um impresso para que o mesmo forneça a referida informação

    É importante ter presente que:

    • As consultas para outros Especialistas necessitam de referenciação do médico de cuidados primários ou da Linha Zurich Saúde
    • As análises ou exames de radiologia prescritos deverão ser marcadas diretamente para os respetivos centros, pois poderá necessitar de informação sobre a colheita ou preparação dos exames
    • Caso os serviços requeiram pré-autorização deverá assegurar-se que a mesma é solicitada previamente

    Como funciona o Cartão Zurich Saúde?

    O Cartão Zurich Saúde é um cartão personalizado que o identifica e lhe dá acesso aos profissionais e serviços de saúde que compõem a Rede Médis.

    Deve ser apresentado sempre que necessita de recorrer a um dos prestadores de cuidados de saúde da Rede Médis, que irá faturar o serviço prestado diretamente à Médis, ficando apenas a seu cargo os copagamentos ou franquias aplicáveis. 

    Ao aceder à rede de prestadores Médis deverá ter sempre em conta os seguintes procedimentos:

    • O prestador/assistente Médis solicita-lhe o Cartão Zurich Saúde.
    • O prestador/assistente Médis vai inserir o número do Cartão Zurich Saúde no terminal para validação de elegibilidade, coberturas, limites e referenciações.
    • Após a consulta ou exame, são inseridos pelo prestador/assistente Médis os códigos dos atos médicos praticados e é efetuada a respetiva transmissão para a Médis para o pagamento.
    • Em seguida será informado do copagamento que terá de efetuar e se atingiu o limite do capital definido para a cobertura acionada. No final, deverá solicitar o recibo dos pagamentos efetuados, pois este é válido para efeitos fiscais.
    • Uma vez por ano, receberá um extrato com a indicação dos serviços de saúde de que usufruiu, os copagamentos efetuados e a quantia que foi deduzida ao capital da cobertura ou coberturas utilizadas.

    Guia Médis

    O Guia Médis está disponível no site Médis e inclui a lista de todos os prestadores de cuidados de saúde que compõem a Rede Médis. 

    Para consulta do Guia Médis, deverá seguir os seguintes passos:

    • Aceder a www.medis.pt
    • Identificar o tipo de prestador de cuidados de saúde (médico de cuidados primários, outro especialista ou serviços) que procura
    • Selecionar o especialista ou serviço mais adequado ou o hospital, em colaboração com o seu médico
    • Telefonar diretamente para o prestador de cuidados de saúde
    • Se tiver alguma dificuldade na utilização do Guia Médis, não hesite em contactar a Linha Zurich Saúde (218 458 810 / 707 300 788) que está à sua disposição 24 horas por dia e 7 dias por semana.

    Referenciação e pré-autorização

    1. O que é a referenciação?

    A referenciação consiste no encaminhamento adequado do Cliente para uma determinada especialidade médica que na prática se traduz na informação à Médis, por parte do médico assistente Médis ou pelo médico de cuidados de saúde primários, de que o Cliente deve recorrer a uma determinada especialidade. Esta referenciação pode ser efetuada pelo médico assistente Médis ou através dos enfermeiros da Linha Médis, após triagem clínica da situação de Saúde apresentada.

    2. Quais os atos clínicos que necessitam de referenciação?

    Todas as consultas de especialidade (exceto Pediatria, Oftalmologia, Ginecologia- Obstetrícia, Medicina Dentária, Estomatologia, Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna). 

    3. O que é a Pré-Autorização?

    É o ato pelo qual os Serviços Clínicos da Médis permitem o acesso dos seus Clientes a determinadas coberturas (ex: Hospitalização), a alguns atos terapêuticos, a alguns meios complementares de diagnóstico e, ainda, a assistência. Da pré-autorização resulta a emissão de documentos de autorização (garantia de financiamento/termo de responsabilidade) a enviar: 

    • Ao médico que propôs a cirurgia/exame
    • Ao hospital, se requisitado
    • À entidade prestadora do serviço
    • Ao Cliente

    Os atos clínicos que necessitam de pré-autorização são:

    • Internamento médico ou cirúrgico 
    • Procedimento cirúrgico em regime ambulatório (em ambiente hospitalar ou consultório) 
    • Quimioterapia e Radioterapia 
    • Procedimentos de Oftalmologia com recurso a técnica laser 
    • Serviços especiais de Otorrinolaringologia (audiometria de respostas elétricas evocadas, vestulametria, videonistagmografia, serviços de endoscopia) 
    • Serviços especiais de Neurofisiologia (eletroencefalografia, potenciais evocados)
    • Estudos do sono 
    • Meio Complementares de Diagnóstico realizados sob anestesia 
    • Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica Vascular Invasivos 
    • Cardiologia de Intervenção 
    • Litotrícia
    • Ecocardiografia (transesofágica, fetal) 
    • Medicina Nuclear Diagnóstica e Terapêutica (ex. cintigrafia, PET) 
    • Ressonância Magnética Nuclear
    • AngioTAC 
    • Endoscopia flexível urológica 
    • Broncoscopia 
    • Exames de Genética 
    • Parto 
    • Amniocentese 
    • Implantes e aparelhos dentários

    Perguntas frequentes

    1. Com o plano Zurich Saúde posso ir ao estrangeiro tratar de um problema de saúde?

    Sim. Se subscrever a Plano 3 do Zurich Saúde terá acesso à Rede Internacional da Médis que conta com hospitais de reconhecido prestígio internacional: a Clínica Universitária de Navarra e o Barcelona Centro Médico (Espanha), o Johns Hopkins (EUA) e o Deutsches Herzzentrum Berlin (Alemanha).

    Para além disto, o Zurich Saúde oferece-lhe ainda a cobertura de Doenças Graves que lhe dá acesso, em caso de surgimento de uma doença grave, a unidades hospitalares ao nível mundial que fazem parte da Best Doctors, financiando as despesas que tiver de suportar com diagnósticos, tratamentos, serviços ou prescrições médicas consideradas clinicamente necessárias, até ao limite máximo de um milhão de euros.

    Se subscrever as Opções 1 e 2 terá acesso a 15% de desconto nas Consultas e Meios Complementares de Diagnóstico na Clínica Universitária de Navarra, em Espanha.

    2. Quais os procedimentos que devo seguir para tratar de um problema de saúde no estrangeiro?

    As deslocações ao estrangeiro no âmbito da Cobertura Internacional (disponível no plano 3 do Zurich Saúde) terão de ser antecipadamente autorizadas pela Médis, exceto em caso de acidente ou doença súbita em viagem ocasional. Nas deslocações à Clínica Universitária de Navarra, ao Barcelona Centro Médico (Espanha), ao Deutsches Herzzentrum Berlin (Alemanha) e ao Johns Hopkins (EUA) é assegurado um acompanhamento especializado desde o aeroporto até ao regresso a Portugal, por colaboradores locais preparados para lidar com as necessidades específicas dos nossos Clientes.

    É ainda assegurado pela Médis o serviço de marcação da viagem no transporte mais adequado. Na Clínica Universitária de Navarra (Espanha), em caso de internamento, fica ainda garantido à pessoa segura e acompanhante o financiamento das despesas de deslocação relativas a viagens de avião (classe económica), de comboio ou de automóvel (inclui apenas as despesas de combustível, portagens e estadia de uma noite na ida e outra no regresso).

    A Médis assegurará o pagamento direto, ou seja, regularizará as despesas efetuadas pelos Clientes diretamente com a instituição escolhida. Apenas haverá pagamento por parte do Cliente no caso de ser ultrapassado o limite anual por pessoa segura.

    Os restantes exames (meios complementares de diagnóstico) como por exemplo raios-X, ecografias, análises, entre outros, poderão ser marcados diretamente junto da entidade onde os pretende realizar.

    3. Quando o meu médico assistente Médis ou o médico de cuidados de saúde primários me referência para uma especialidade, posso escolher o médico especialista?

    Sim. O médico pode aconselhar, mas o Cliente tem total liberdade para escolher um médico da Rede Médis dessa especialidade.

    4. Se for um médico assistente ou um médico de cuidados primários fora da rede Médis a encaminhar-me para uma especialidade, terei de recorrer ao Médico Assistente Médis ou a um Médico de Cuidados de Saúde Primários da Rede de Prestadores Médis?

    Sim. Para a primeira consulta de especialidade é necessário obter a referenciação por parte do médico assistente Médis. É por isso que é bastante importante que todos os Clientes marquem uma primeira consulta com o seu médico assistente Médis, pois a partir desta primeira consulta vão permitir que o Médico conheça o seu historial clínico, tornando-se mais fácil a obtenção de referenciações futuras e a circulação no sistema Médis.

    5. Quando se esgotam os plafonds continuo a poder usufruir de algum benefício do seguro de saúde?

    Sim, poderá continuar a aceder à rede de prestadores Médis para a realização dos seus atos médicos, pagando os preços convencionados acordados com os Prestadores que fazem parte da Rede Médis. Para tal, basta que se identifique como Cliente Médis, apresentando o seu Cartão Zurich Saúde.

    6. Se for internado num hospital fora da rede Médis e não estando em condições de ser transportado, a Médis comparticipa o internamento como se fosse dentro da Rede?

    Neste caso, só haverá comparticipação da Médis em caso de situação de risco de vida em que o Cliente é encaminhado para uma unidade hospitalar não pertencente à Rede, sem qualquer possibilidade de avisar a Médis. Esta situação terá que ser sempre confirmada por relatório clínico posterior.

    7. A Médis comparticipa as sessões de acupunctura?

    Não são suscetíveis de comparticipação quaisquer despesas com tratamentos de acupunctura, nem consultas e tratamentos de hidroterapia, medicina complementar, homeopatia, osteopatia e quiropatia ou práticas semelhantes, bem como quaisquer atos médicos ou terapêuticos que não sejam reconhecidos pela Ordem dos Médicos portuguesa.

    No entanto, os Clientes Zurich Saúde/Médis podem beneficiar de preços vantajosos em osteopatia e acupuntura, no âmbito da Rede Complementar de Saúde & Bem-estar da Médis. Para o efeito basta apresentar o seu Cartão Zurich Saúde.

    8. Quais as vantagens de recorrer à rede de prestadores Médis?

    Ao recorrer à rede de prestadores Médis beneficia da amplitude e da eficiência de uma rede de prestadores de cuidados de saúde rigorosamente selecionada que associa vantagens na sua utilização: o custo acessível e a comparticipação e o pagamento de apenas uma parte do valor do ato médico (copagamento).

  • Zurich Sorridente

    Marcação de consultas

    A ativação do cartão Zurich Sorridente é efetuada aquando da marcação da primeira consulta num prestador da rede.

    A marcação da primeira consulta deverá ser efetuada sempre através do Serviço de Apoio ao Cliente da Zurich:

    707 200 160* ou (+351) 213 816 780

    (Linha disponível 24 horas por dia, durante todo o ano)

    * Custo por minuto (IVA incluído) de 0,302€ (móvel) / 0,123€ (fixo)

    As consultas seguintes podem ser marcadas diretamente em qualquer prestador da rede com protocolo Zurich.

    Perguntas frequentes

    1. Depois de subscrever o Zurich Sorridente quando posso utilizar?

    Pode utilizar logo que a apólice esteja emitida, o seguro não tem período de carência.

    2. Tenho um filho pequeno, posso incluí-lo na minha apólice?

    Sim, até aos 8 anos não paga prémio. A partir dos 8 anos é cobrado prémio equivalente a mais uma pessoa segura no valor de 7,64 € por mês.

    3. Se incluir as pessoas do meu agregado familiar na minha apólice, tenho alguma vantagem?

    Sim, usufrui de um desconto de agregado familiar que pode atingir os 15%.

    4. Se estiver doente, posso usufruir da garantia de assistência de envio de médico ao domicílio da minha apólice Zurich Sorridente?

    Sim, para o efeito deverá ligar para a linha do Apoio ao Cliente (707 200 160* / 213 816 780), que consta do seu cartão Zurich Sorridente, identificar-se como Cliente Zurich Sorridente e solicitar que providenciem o envio de um médico a casa.  O envio do médico a casa tem um copagamento a cargo do cliente no valor de 15€.

    5. Perdi o meu cartão e tenho urgência em ir a uma consulta, posso ir?

    Sim. Deve ligar para a linha do  Apoio ao Cliente (707 200 160* / 213 816 780), identificar-se como Cliente Zurich Sorridente  e informar do sucedido. Ser-lhe-á feita marcação para consulta médica numa Clínica da Rede de prestadores da Zurich Sorridente à sua escolha.

    6. Acabei de efetuar o Seguro Zurich Sorridente e preciso de ir ao dentista mas ainda não tenho o cartão, como devo proceder?

    Deverá ligar para a linha do Apoio ao Cliente (707 200 160*), identificar-se como Cliente Zurich Sorridente, informar do seu número de apólice e solicitar que procedam à marcação de consulta no prestador desejado da rede Zurich Sorridente.

    7. Se estiver no estrangeiro e tiver uma dor de dentes, o Zurich Sorridente cobre a consulta de urgência?

    Sim, o Zurich Sorridente cobre os casos de urgência em Espanha. Para o efeito deverá ligar para a linha do Apoio ao Cliente (707 200 160* / 213 816 780) e fazer a participação. Ser-lhe-à indicado o prestador a que se deve dirigir para efetuar a marcação.

    Caso se encontre noutro país da Europa ou em qualquer outra parte do mundo fora do território europeu, deverá acionar o seu seguro de assistência em viagem.

    8. Como poderei ter acesso aos prestadores dentários da rede de prestadores Zurich Sorridente?

    Poderá consultar o Diretório clínico de prestadores dentários com protocolo Zurich.

    * Custo por minuto (IVA incluído) de 0,302€ (móvel) / 0,123€ (fixo)