Sinistros

Acidentes de trabalho

AT
  • Em caso de sinistro

    Como proceder em caso de sinistro

    Se a natureza e urgência da lesão, e o seu tratamento, o justificarem, deverá recorrer ao SNS (urgências hospitalares ou outros), sendo que, após a alta hospitalar será transferido para os prestadores clínicos da Zurich.

    Caso contrário deverá obter informações da localização e disponibilidade dos prestadores clínicos da Companhia de Seguros, através dos meios disponibilizados para o efeito.

    Logo após a ocorrência do acidente, a entidade patronal deverá preencher o impresso de Participação de Acidente de Trabalho e remetê-lo para os serviços da Companhia no prazo de 24 horas sobre a data do acidente ou do conhecimento do mesmo.

    Em caso de morte, o impresso de Participação de Acidente de Trabalho, devidamente preenchido, deverá ser imediatamente remetido para os serviços da Companhia através do Centro Contacto Sinistros (Fax e email).

    Como preencher a participação de sinistro

    No preenchimento da participação deverá ter especial atenção aos seguintes campos:

    • Identificação do tomador de seguro
    • Identificação da pessoa que sofreu o acidente: telemóvel, número de contribuinte, data de nascimento, data de admissão ao serviço e estado civil
    • Identificação e circunstâncias do acidente
    • Identificação do prestador de primeiros socorros, informação de hospitalização (se aplicável) e informação de acidente de viação (se aplicável)
    • Identificação e detalhes da lesão
    • Assinatura e/ou carimbo do tomador do seguro ou do seu representante legal

    A participação pode ser enviada por uma das seguintes vias:

    • Correio: Avenida da República, 24-A, 1050-192 Lisboa
    • Email: participacoes@zurich.com
    • Fax: (+351) 213 133 282
    • Através do mediador Zurich
    Faça o download da participação de sinistro de acidentes de trabalho

    Prestações cobertas pela apólice

    O seguro de acidentes de trabalho cobre o risco da atividade profissional, garantindo as seguintes prestações:

    Em espécie:

    • Assistência médica, tratamentos inerentes e medicamentos
    • Hospedagem e transporte para tratamentos médicos e atos judiciais
    • Fornecimento de ajudas técnicas
    • Reabilitação funcional
    • Apoio psicoterapêutico à família do sinistrado, quando necessário

    Em dinheiro:

    • Indemnizações por incapacidades temporárias
    • Prestação suplementar para ajuda de terceira pessoa
    • Pensões por incapacidades permanentes (provisórias e definitivas)
    • Subsídio de elevada incapacidade
    • Pensões por morte
    • Subsídio para readaptação da habitação
    • Subsídio por morte
    • Despesas de funeral
    • Subsídio para frequência de ações no âmbito da reabilitação profissional
    Todas as prestações, em espécie e em dinheiro, são garantidas sob a forma e de acordo com os limites previstos na legislação que regula o seguro de acidentes de trabalho.

    Transporte de sinistrados

    Se o médico assistente prescrever transporte (seja táxi ou ambulância), deve solicitar ao próprio prestador que seja ele a requisitar o transporte para a próxima consulta ou tratamento contactando para isso o serviço de assistência da Zurich.

    Se só tiver conhecimento da consulta ou tratamento posteriormente, deverá requisitar o serviço diretamente à Zurich através do número 707 200 160*.

    *Custo por minuto (IVA incluído) de 0,308€ (móvel) / 0,123€ (fixo)

    Perguntas frequentes

    1. O que devo fazer em caso de acidente?

    A entidade patronal deverá encaminhar de imediato o colaborador para um prestador clínico da rede Zurich. Dependendo da urgência e da gravidade da lesão, deverá recorrer ao Serviço Nacional de Saúde. O colaborador deve fazer-se acompanhar da cópia da participação de sinistro devidamente preenchida. Caso tal não seja possível, deverá ter sempre consigo o número da apólice. 

    2. É acidente de trabalho aquele que ocorra no trajeto casa-trabalho e vice-versa?

    Sim. Um sinistro ocorrido durante o trajeto casa-trabalho e vice-versa é considerado um acidente de trabalho desde que não se verifiquem desvios ou paragens que alterem o percurso ou a sua duração normal.

    3. Quando me dirigir a um prestador clínico Zurich, terei que pagar a consulta e depois ser reembolsado?

    Não. A Zurich disponibiliza uma rede clínica à qual poderá recorrer sem ter que adiantar qualquer tipo de pagamento. Leve sempre consigo a cópia da participação de sinistro.

    4. Se o médico assistente me prescrever transporte de táxi/ambulância, o que devo fazer?

    Solicite ao próprio prestador que requisite o transporte para a próxima consulta ou tratamento, através do serviço de assistência Zurich. Caso tenha conhecimento da próxima marcação posteriormente, contacte diretamente a Zurich e requisite o serviço através do número 707 200 160.

    5. Quem devo contactar em caso de dúvidas acerca do meu processo de sinistro?

    Logo que o seu processo seja registado e distribuído à equipa de gestão, receberá um SMS a indicar o nome e o contacto direto do seu gestor de sinistro.

    6. Se não me sentir melhor após a alta, como devo proceder para reavaliarem a minha situação?

    Se a atribuição de alta tiver ocorrido há menos de 30 dias, poderá recorrer ao prestador que lhe prestou assistência. Caso a alta tenho ocorrido há mais de 30 dias, deverá encaminhar o pedido por escrito, anexando o relatório médico a atestar a recaída, se possível com a declaração acerca da sintomatologia atual para análise e eventual marcação de consulta de reavalização.

    7. Tenho direito à reparação da minha roupa e do meu telemóvel?

    Não. No âmbito das prestações devidas não se englobam os danos materiais para além dos previstos na lei.

  • Rede de hospitais e clínicas

    Como nosso cliente, tem à sua disposição uma vasta rede clínica de prestadores com protocolo Zurich.

    No caso de estar envolvido num sinistro, contacte a sua entidade patronal para que esta o encaminhe para um prestador clínico da nossa rede.

  • Contactos
    * O número 707 200 160 tem um custo por minuto de 0,308€ (móvel) e de 0,123€ (fixo)
     

    Participação de sinistro

    (enviar por uma destas vias - fax ou email)

    Av. República, 24-A 1050-192 Lisboa