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Por ti

Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas
A iniciativa “Por ti: Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas” tem como objetivo preparar melhor as pessoas através do desenvolvimento de competências de regulação emocional que contribuam para estilos de vida mentalmente mais equilibrados. Lançado em setembro de 2022, o programa “Por ti” decorre entre 2022 e 2026 em Portugal continental e é financiada pela Z Zurich Foundation, gerida pela Zurich Portugal e Missão Azul, e implementada pela EPIS - Empresários Pela Inclusão Social em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo - Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra.


Mais de 100 escolas inscritas


Mais de 42 mil alunos 


Cerca de 800 professores


Mais de 2 mil famílias


  • 1.ª fase
  • 2.ª fase
O ano letivo 2022/2023 compreende a realização de sessões de grupo com alunos, famílias, professores e funcionários das escolas, com vista à consciencialização sobre o bem-estar mental e a necessidade de estar alerta para entender os primeiros sinais e sintomas.
Nos anos letivos 2023/2024, 2024/2025 e 2025/2026, serão desenvolvidos programas de intervenção para dois grupos distintos: um para adolescentes e outro para professores. No caso dos adolescentes, o foco vai estar na promoção de estratégias de regulação das emoções, enquanto que para os professores, o objetivo vai passar pelo reforço das estratégias de regulação das emoções mas na perspetiva desta profissão tão específica, promovendo o recurso a estratégias de regulação emocional adaptativas, na hora de enfrentar dificuldades emocionais ou problemas de relacionamento com os alunos.
  • 1.ª fase
    O ano letivo 2022/2023 compreende a realização de sessões de grupo com alunos, famílias, professores e funcionários das escolas, com vista à consciencialização sobre o bem-estar mental e a necessidade de estar alerta para entender os primeiros sinais e sintomas.
  • 2.ª fase
    Nos anos letivos 2023/2024, 2024/2025 e 2025/2026, serão desenvolvidos programas de intervenção para dois grupos distintos: um para adolescentes e outro para professores. No caso dos adolescentes, o foco vai estar na promoção de estratégias de regulação das emoções, enquanto que para os professores, o objetivo vai passar pelo reforço das estratégias de regulação das emoções mas na perspetiva desta profissão tão específica, promovendo o recurso a estratégias de regulação emocional adaptativas, na hora de enfrentar dificuldades emocionais ou problemas de relacionamento com os alunos.

Sobre a EPIS - Empresários Pela Inclusão Social

A EPIS – Empresários pela Inclusão Social é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2006, que tem a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolar. A EPIS quer ser uma referência nacional no desenvolvimento, incubação e internalização de novas metodologias de promoção do sucesso escolar, da qualidade dos sistemas de ensino e formação, e da empregabilidade e inserção profissional dos jovens em Portugal. https://www.epis.pt/homepage

Sobre a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo - Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra

A UPC³ é uma plataforma de serviços especializados da Universidade de Coimbra. Oferece à comunidade um conjunto de serviços de psicologia clínica, supervisão, formação especializada e consultoria, na área das intervenções cognitivo-comportamentais em clínica e saúde. O trabalho desenvolvido na UpC3 é realizado por docentes e investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE-UC) em estreita articulação com a atividade de investigação do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC). https://upc3.pt/

Consciencializar as comunidades escolares para o bem-estar mental pode ser determinante para que crianças e jovens adquiram estilos de vida equilibrados. Por isso, a iniciativa “Por ti” assume o compromisso de influenciar positivamente mais de 42 mil alunos entre os 12 e os 15 anos e as comunidades escolares onde se inserem, promovendo estratégias de regulação das emoções junto dos mais jovens e preparando professores para melhor enfrentarem dificuldades emocionais ou problemas de relacionamento com os alunos.

Liliana Silva, Diretora de Desenvolvimento e Talento e Responsabilidade Social da Zurich Portugal e Coordenadora da Missão Azul


Acreditamos num mundo onde cada jovem é apoiado a cuidar proativamente do seu bem-estar mental, que é a base para a maioria das conquistas possíveis na vida. As escolas desempenham um papel fundamental para capacitar os jovens e dar-lhes os recursos essenciais que precisam para expressarem como se sentem e procurarem apoio sempre que necessário. O reconhecimento da necessidade de prevenção pelo sistema de ensino português, bem como a promoção do bem-estar mental dos jovens são fundamentais para criar impacto da forma mais sustentável possível.

Sofyen Khalfaoui, Gestor de Projetos de Melhoria de Bem-Estar Mental da Z Zurich Foundation

Após um período de dois anos de pandemia, que criou e aprofundou dificuldades dos alunos e das famílias em todo o mundo - em especial os mais vulneráveis -, as questões do bem-estar mental passaram a ser uma prioridade de saúde pública, que tem motivado o lançamento de iniciativas por parte de governos e também da sociedade civil. A parceria que junta a Z Zurich Foundation, a Zurich Portugal, a Associação EPIS, a Universidade de Coimbra e já mais de 100 escolas públicas - num exemplo de cooperação intersectorial em Portugal - pretende promover o bem-estar mental em ambiente escolar ao longo dos próximos quatro anos letivos. O projeto que agora se inicia vai desenvolver ações de prevenção e de intervenção neste domínio, apoiando as escolas numa necessidade há muito manifestada e reforçando, deste modo, a missão da EPIS e dos seus parceiros na capacitação de jovens e famílias para o atingimento do seu máximo potencial individual, com pleno sentido e bem-estar.

Leonor Beleza, Presidente da Direção da Associação EPIS - Empresários Pela Inclusão Social

 

As intervenções com vista à promoção do bem-estar dos adolescentes são uma necessidade premente. É nesta fase do desenvolvimento que surgem muitos problemas de bem-estar mental ou se acentuam vulnerabilidades. Têm também vindo a ser identificados sinais de alerta quanto ao bem-estar mental dos professores, relacionados com stressores de diversa natureza. A associação da UpC3 a este projeto constitui uma oportunidade privilegiada, já que permitirá implementar uma intervenção psicológica inovadora e avaliar, de forma robusta, o seu impacto ao longo do tempo.

Daniel Rijo, Membro do Conselho Executivo da Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo - Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra.