Sinistros

Automóvel

auto
  • Em caso de sinistro

    Como proceder em caso de sinistro

    No local do sinistro:

    • Preencha a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (D.A.A.A.) com o máximo de informação possível e a assinatura de todos os intervenientes no sinistro (independentemente da culpa).
    • A Declaração Amigável pode ser obtida em qualquer companhia de seguros ou mediador.
    • No caso de ter consigo uma máquina fotográfica ou um telemóvel com câmara fotográfica, tire fotografias.
    • Anote a matrícula e a marca dos veículos intervenientes.
    • Tome nota das apólices dos seguros.
    • Como alternativa à D.A.A.A. em papel poderá optar pela D.A.A.A. eletrónica disponível através da aplicação e-SEGURNET. Mais informações nesta página.

    De seguida recomendamos...

    • Comunique-nos rapidamente a situação (em tempo nunca superior a oito dias a contar da ocorrência ou do seu conhecimento) fornecendo todas as indicações e provas existentes.
    • Em caso de reclamação por parte de terceiro, e caso este prazo não tenha sido cumprido após a notificação pela Zurich, o sinistro será regularizado com base na prova apresentada pelo terceiro lesado.
    • Comunique-nos todos os acidentes, mesmo que não se considere responsável.

    Nota:

    • No caso de I.D.S. (Indemnização Direta ao Segurado) é obrigatório o envio da Declaração Amigável assinada pelos dois intervenientes.
    • Nos sinistros de furto, a regularização fica dependente da apresentação do documento comprovativo de queixa às autoridades policiais.

    Não deverá...

    • Adiantar quantias ou indemnizações por conta, em nome ou sob a responsabilidade da Zurich sem a sua expressa autorização.
    • Permitir, ainda que por omissão ou negligência, que seja proferida sentença favorável a terceiro.
    • Dar ocasião, ainda que por omissão ou negligência, a qualquer procedimento judicial intentado contra si por motivo de sinistro a coberto por uma apólice da Zurich, sem o seu prévio conhecimento.

    Como preencher a Declaração Amigável

    A Declaração Amigável de Acidente Automóvel (D.A.A.A.) é um impresso que deve ser preenchido aquando de um acidente que o envolva a si e a terceiros. O documento deve registar o ocorrido e ser assinado pelas partes envolvidas.

    Para facilitar a abertura do processo, preencha corretamente a Declaração Amigável seguindo os seguintes passos:

    • A Declaração Amigável contém instruções de preenchimento detalhadas. Leia-as cuidadosamente.
    • Tem de ser assinada pelos dois intervenientes.
    • Só é considerada válida se se presumir que o sinistro ocorreu tal como é descrito pelos intervenientes.
    • Caso os intervenientes não cheguem a acordo, a Declaração Amigável deverá ser preenchida e entregue, mesmo sem ser assinada, pois serve como participação do sinistro.
    • Indique sempre o seu número de telemóvel e o seu email na Declaração Amigável. Só assim podem comunicar consigo imediatamente, mantendo-o ao corrente do estado do seu processo de sinistro.
    • No formulário, o espaço reservado a observações pode ser muito útil para o esclarecimento de circunstâncias especiais ou considerações relativas a responsabilidades.
    • Cada interveniente deve ficar com uma cópia da Declaração Amigável.
    • Este impresso é gratuito. Solicite-o no seu segurador ou mediador.

    A Declaração Amigável pode ser enviada para a Zurich por uma das seguintes vias:

    • Correio: Avenida da República, 24-A, 1050-192 Lisboa
    • Email: participacoes@zurich.com
    • Fax: 213 133 282
    • Através do seu mediador Zurich

    Como utilizar a aplicação e-SEGURNET?

    A aplicação e-SEGURNET é uma alternativa à Declaração Amigável de Acidente Automóvel (D.A.A.A.) em papel. Está disponível para telemóveis, computadores e tablets e contém as mesmas secções da D.A.A.A. em papel.

    Uma vez preenchida e assinada a participação na e-SEGURNET, a mesma será enviada diretamente para a seguradora não tendo o Cliente que efetuar qualquer outra ação adicional.

    De seguida, o Cliente receberá, por SMS, um resumo dos elementos informados às seguradoras e por email, a participação em PDF. Assim, o processo será mais rápido.

    Nesta página da Associação Portuguesa de Seguradores poderá encontrar todas as instruções para a instalação da aplicação.

    Marcação de peritagens

    Aquando do registo da sua participação, será contactado pelos nossos serviços para a marcação da peritagem. Sempre que possível, refira na comunicação do acidente qual a oficina onde pretende fazer a peritagem e a reparação da sua viatura, facultando:

    • Nome da oficina
    • Número de Identificação Fiscal (NIF)
    • Contactos

    Quebra de vidros

    Se tem a cobertura Quebra de Vidros deverá contactar diretamente uma das empresas especializadas em reparação e substituição de vidros de automóveis com protocolo Zurich. Apenas terá que se dirigir à empresa especializada que selecionar e esta tratará do processo diretamente consigo.

    Empresas com protocolo Zurich:

    • Expressglass
    • Glassdrive
    • Carglass
    • Newcar

    Saiba a localização das oficinas com serviço de reparação de vidros.

    Poderá ainda contactar-nos através do número 707 200 160* ou do (+351) 213 816 780, caso necessite de algum esclarecimento adicional.


    *custo por minuto (IVA incluído) de 0,308€ (móvel) / 0,123€ (fixo)

    Perguntas frequentes

    1. O que é uma D.A.A.A.?

    A D.A.A.A. - Declaração Amigável de Acidente Automóvel - é o impresso utilizado em caso de acidente automóvel que tenha causado danos materiais e/ou corporais. O documento destina-se a descrever a ocorrência e a recolher os elementos indispensáveis às seguradoras para que possam abrir um processo de sinistro. Este impresso deve ser preenchido no próprio local do acidente e terá de ser assinado por ambas as partes envolvidas. Também pode ser preenchido eletronicamente através da aplicação e-SEGURNET, disponível para telemóveis, computadores e tablets.

    2. De que convenções ou acordos é a Zurich aderente?

    A Zurich é aderente da convenção IDS (Indemnização Direta ao Segurado), CIDS (Condição especial do protocolo IDS) e CRS (Convenção de Regularização de Sinistros). Dispomos ainda de um sistema de registo de todas as queixas e reclamações que nos são apresentadas pelos nossos Clientes ou por terceiros lesados em sede de regularização de sinistros. Como nosso Cliente, pode ter acesso ao sistema para consulta.

    3. O que é a convenção IDS?

    É um protocolo entre seguradores que visa a resolução rápida dos acidentes automóvel que provoquem apenas danos materiais.

    4. Que acidentes podem ser regularizados ao abrigo da convenção IDS?

    A convenção IDS aplica-se apenas aos acidentes que:

    • Envolvam apenas dois veículos
    • Haja colisão entre eles
    • Não se verifiquem danos corporais
    • Ocorram em Portugal
    • Os seguradores desses veículos sejam aderentes do protocolo IDS

    5. Em caso de colisão com outro veículo devo preencher algum documento?

    Sim, independentemente da responsabilidade no acidente, deverá sempre preencher a participação que lhe é fornecida com os restantes documentos do seguro. Preencha os dados de ambos os intervenientes, assinale a forma como ocorreu o acidente e se possível, ambos devem assinar a declaração. Caso existam testemunhas, estas devem ser identificadas (nomes e contactos). Posteriormente, entregue uma cópia no seu segurador ou mediador.

    6. O que é a convenção CIDS?

    É a condição especial do protocolo IDS que não obriga à assinatura de ambos os intervenientes na Declaração Amigável.

    7. O meu veículo foi roubado. O que devo fazer?

    Participe a ocorrência às autoridades. Solicite uma cópia da participação e envie o mais breve possível para a sua companhia de seguros.

    8. Se o meu carro ficar totalmente inutilizado devido a um acidente, qual o valor de indemnização a que tenho direito?

    O valor da indemnização depende a quem a responsabilidade recai.

    • Se a responsabilidade recair sobre o terceiro, terá direito a receber o montante correspondente ao valor comercial do veículo à data do acidente
    • Se a responsabilidade for sua e tiver contratado a cobertura de danos próprios, terá direito a receber o capital seguro à data do acidente, correspondente ao valor Eurotax, nos termos do contrato celebrado
    • Em qualquer dos casos, a esse montante será deduzido o valor do salvado

    9. O que devo fazer para que a Zurich proceda à peritagem da minha viatura?

    Caso não indique data e local para a peritagem na participação, a Zurich estabelecerá um primeiro contacto nos dois dias úteis seguintes à receção da participação.

    10. Qual a importância de facultar os meus contactos?

    A Zurich assume o compromisso de comunicar com os lesados ao longo do processo de sinistro. Indique sempre o seu número de telemóvel e o seu endereço de email na Declaração Amigável para que possamos entrar em contacto consigo sempre que necessário.


    A Zurich dispõe de um sistema de registo de todas as queixas e reclamações apresentadas por clientes ou terceiros lesados em sede de regularização de sinistros, ao qual qualquer cliente poderá ter acesso para consulta. Todas as reclamações serão tratadas e respondidas de acordo com a legislação em vigor.

  • Prazos de regularização de sinistro automóvel

    Danos materiais

    Relativamente à regularização de sinistros com danos materiais os prazos legais são os seguintes:

    Danos materiais
      Prazos Com D.A.A.A.* Sem D.A.A.A.* Fatores excecionais
    1 Primeiro contacto para marcação de peritagem (após conhecimento do sinistro) 2 dias úteis 2 dias úteis
    2 dias úteis
    2 Conclusão da peritagem – sem desmontagem (após conclusão do prazo 1)
    4 dias úteis 8 dias úteis
    16 dias úteis
    2 Conclusão da peritagem – com desmontagem (após conclusão do prazo 1)
    6 dias úteis 12 dias úteis
    24 dias úteis
    3 Disponibilização do relatório de peritagem (após conclusão do prazo 2)
    2 dias úteis 4 dias úteis
    8 dias úteis
    4 Comunicação da responsabilidade (após fim do prazo 1)
    15 dias úteis 30 dias úteis
    60 dias úteis
    5 Pagamento (após fim do prazo 4)  8 dias úteis 8 dias úteis
    8 dias úteis


    * Declaração Amigável de Acidente Automóvel

    Sempre que a Zurich, contrariando a posição do seu segurado, assume a responsabilidade do sinistro, o segurado tem cinco dias a contar do dia em que tomou conhecimento desta posição para apresentar novos elementos de prova. A Zurich, após receção dos novos elementos, tem dois dias úteis para manter ou alterar a sua decisão.


    Danos materiais e corporais

    Relativamente à regularização dos danos materiais sofridos pelo lesado a quem o sinistro haja igualmente causado danos corporais, a aplicação dos prazos estipulados para a regularização do dano material requer a sua autorização, que lhe deve ser devidamente enquadrada e solicitada pela empresa de seguros.

    Os prazos aplicáveis são os seguintes:

    Danos corporais 
      Prazos Sem pedido de indemnização Com pedido de indemnização Fatores excecionais
     1  Informar se pretende exame de avaliação do dano corporal (após conhecimento do sinistro)  60 dias úteis  90 dias úteis
     1 Informar se pretende exame de avaliação do dano corporal (após pedido de indemnização)  20 dias úteis   40 dias úteis
     2 Disponibilização do exame (após data da sua receção)   10 dias úteis 10 dias úteis  20 dias úteis 
     3 Comunicação da responsabilidade ou proposta provisória (após pedido de indemnização)   45 dias úteis 90 dias úteis 
     4 Comunicação da proposta consolidada   -  15 dias úteis  15 dias úteis
     5  Pagamento (após proposta consolidada)  - 8 dias úteis   8 dias úteis
     Danos materiais e corporais
    Prazos
    Participação
    Fatores excecionais
    1 Pedido de autorização do dano material (após conhecimento de sinistro)  2 dias úteis 
    2 dias úteis
    2 Primeiro contacto para marcação de peritagem (após autorização do lesado)  2 dias úteis 2 dias úteis
    3  Conclusão da peritagem sem montagem (após conclusão do prazo 3)
    8 dias úteis
    16 dias úteis
    3 Conclusão da peritagem com montagem (após conclusão do prazo 3) 12 dias úteis
    24 dias úteis
    4 Disponibilização do relatório de peritagem (após conclusão do prazo 4) 4 dias úteis 8 dias úteis
    5 Comunicação da responsabilidade (após conclusão do prazo 1)  30 dias úteis
     60 dias úteis
    6  Pagamento (após conclusão do prazo 6)
    8 dias úteis  8 dias úteis

    Participação
    Participação
  • Oficinas

    Como nosso cliente, tem à sua disposição uma vasta rede de oficinas com protocolo Zurich.

  • Contactos

    Em caso de sinistro     707 200 160*

                                        (+351) 213 816 780


    *Custo por minuto (IVA incluído) de 0,308€ (móvel) / 0,123€ (fixo)

    Participação de sinistro          Avenida da República, 24-A, 1050-192 Lisboa

    (enviar por uma destas vias)           participacoes@zurich.com

                                                    Fax: (+351) 213 133 282