Zurich procura startups com ideias ousadas para proteger as gerações futuras
- Apresentação de candidaturas de 24 de setembro a 17 de dezembro de 2019
- A Zurich procura soluções para o clima, saúde, automação e outros temas que possam pressionar e preocupar as gerações vindouras
- As soluções das três vencedoras mundiais serão desenvolvidas localmente através de projetos piloto, com a ambição de serem tornadas globais
O Grupo Zurich acaba de lançar a segunda edição do Zurich Innovation Championship, concurso direcionado a insurtech que decorre em mais de 20 países e que promove a disrupção no setor dos seguros. Nesta edição, o concurso procura startups já estabelecidas, com tecnologias comercialmente viáveis e modelos de negócio inovadores com soluções ousadas para enfrentar os desafios relacionados com o clima, saúde, automação e outros temas que possam pressionar e preocupar as gerações vindouras. Há ainda a categoria wildcard dirigida a startups com soluções diferenciadoras noutras áreas de atuação, mas que tenham potencial para apoiar a Zurich a desafiar os limites da transformação e a explorar novas fronteiras da inovação.
O Zurich Innovation Championship compreende três fases: nacional, regional e mundial. Em janeiro de 2020 a Zurich Portugal vai selecionar a insurtech como projeto mais promissor, trabalhá-lo durante cinco meses e encaminhá-lo para a fase regional da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) que decorre em junho. As oito melhores insurtech das fases regionais – EMEA, América do Norte, América Latina e Ásia-Pacífico – disputarão, em agosto de 2020, a final global. As soluções das três vencedoras mundiais serão desenvolvidas localmente através de projetos piloto, com a ambição de serem tornadas globais.
“Portugal tem desenvolvido inúmeras iniciativas de incentivo e apoio a startups e o ambiente que se vive é propício ao empreendedorismo e ao crescimento de empresas com negócios inovadores. Com todas estas características reunidas e com o apoio que um líder mundial como a Zurich pode proporcionar estou confiante de que a partir de Portugal vamos encontrar respostas para os problemas globais, fomentando assim o bem-estar e o conforto dos cidadãos que, com o nosso contributo, serão cada vez mais sustentáveis”, refere António Bico, CEO da Zurich Portugal.
A apresentação das candidaturas começou a 24 de setembro e termina a 17 de dezembro de 2019. As startups que apresentarem candidaturas até 24 de outubro vão beneficiar de coaching orientado a potenciar as hipóteses de serem selecionadas para a fase seguinte.
“Através da inovação conseguimos identificar os riscos emergentes e desenvolver formas de os combater. O conhecimento externo das insurtech vem complementar a nossa experiência, potenciando o desenvolvimento de produtos e serviços mais individualizados que venham reforçar a resiliência ao risco das pessoas, famílias e empresas”, acrescenta Carlos Fonseca, Chief Operating Officer da Zurich Portugal.
Zurich Innovation Championship 2018-2019
A primeira edição do Zurich Innovation Championship, que decorreu entre 2018 e 2019, reuniu mais de 450 candidaturas de mais de 49 países. Em Portugal a Zurich recebeu oito candidaturas e a vencedora nacional foi a Habit Analytics, startup que venceu também a fase regional EMEA, integrando assim o grupo das oito melhores insurtech do mundo que disputaram a fase global do concurso.
O Grupo Zurich está atualmente a trabalhar com os quatro vencedores da primeira edição e alguns dos finalistas em projetos que vão desde a melhoria do bem-estar mental e físico até à redução do desperdício de água. Têm estado a ser testadas formas de utilizar as tecnologias desenvolvidas pelas startups que venceram os prémios ouro e prata – Chisel AI e zesty.ai, respetivamente - para simplificar e acelerar processos junto dos clientes.
O prémio ouro foi atribuído à Chisel AI que utiliza a inteligência artificial para extrair, identificar e classificar dados de fontes digitais não estruturadas, como é o caso de documentos das seguradoras. O fundador e CEO da Chisel, Ron Glozman, refere que “para a Zurich a inovação é um tema muito sério, sendo este concurso demonstrativo desse compromisso. Procuram negócios com valor real, sobretudo na área da tecnologia, onde anseiam evoluir. Se são uma insurtech com um caso de sucesso robusto, o Zurich Innovation Championship é a iniciativa certa que permite dar a conhecer o serviço a uma escala global e obter feedback de um líder do setor segurador”.
A vencedora de bronze, LifeNome, uma startup digital na área de healthcare, mostrou um piloto bem-sucedido no final de 2018 e está a desenvolver a app “Zcare” com a Zurich América Latina. A Soldier.Iy, também distinguida com bronze, apresentou um piloto de uma app que deteta e testa os níveis de stress através do uso de um relógio inteligente, em parceria com a Zurich Austrália, em julho de 2019, que contou com a participação de mais de 100 colaboradores da Zurich. A Zurich está também a colaborar com outros participantes do concurso, como é o caso da Zurich Suíça, que está a desenvolver um sistema de monitorização de água e desperdício com a Shayp.
- Segurador inaugura o conceito “área comercial 2.0” na cidade de Aveiro, onde tem a maioria dos processos automatizados.
- O novo modelo operacional foi desenhado para simplificar o mundo dos seguros através de soluções digitais.
A Zurich Portugal acaba de criar a área comercial de Aveiro, uma nova área que vem responder ao crescimento da Zurich na região litoral norte e contribuir para o fortalecimento da presença e proximidade da Zurich junto de Mediadores e Clientes. Em Aveiro a Zurich inaugura o conceito “área comercial 2.0” que conta com a maioria dos processos automatizados.
Porque os Mediadores e os Clientes procuram cada vez menos os escritórios físicos, optando por comunicar ou transacionar tudo online, a Zurich fez uma revisão ao seu modelo organizacional e decidiu inaugurar, em Aveiro, uma “área comercial 2.0”, ou seja, um escritório virtual. Em Aveiro a Zurich não terá um escritório de rua tradicional, mas sim um espaço flexível inserido num Espaço Empresarial onde a equipa se reúne para discutir a gestão do negócio.
Neste novo modelo operacional os processos serão gradualmente automatizados, otimizados e centralizados no MyZurich, a plataforma digital de gestão de seguros criada e lançada pela Zurich Portugal em 2017, que tem permitido aos Mediadores gerir a sua carteira de negócio de forma ágil, simples e intuitiva.
“Com mais este passo na transformação do setor segurador, pretendemos reforçar a excelência na qualidade do serviço, disponibilizar soluções digitais que proporcionem novas e eficazes experiências aos Agentes e Clientes e, simultaneamente, simplificar o mundo dos seguros explorando as oportunidades das várias ferramentas digitais que temos vindo a desenvolver”, destaca António Bico, CEO da Zurich Portugal.
No conceito “área comercial 2.0” os Colaboradores da Zurich trabalham ainda mais de perto com os Mediadores para, em conjunto, oferecerem as melhores soluções e orientarem as tomadas de decisão mais adequadas tendo em conta o perfil do cliente. “Com este novo modelo de operação, a Zurich garante que a equipa comercial está a maior parte do tempo no terreno, próxima dos Mediadores e Clientes”, acrescenta António Bico, CEO da Zurich Portugal. A liderança da equipa comercial de Aveiro é assumida por Hugo Gouveia, Colaborador que está na Zurich desde 2015.