Path
shutterstock_2139851309

Sinistros

Automóvel

Sinistros Automóvel

Path
GettyImages-1284371033 (1)

O que fazer?

Os imprevistos fazem parte da nossa vida. Felizmente, a Zurich também. Participe o seu sinistro...

Perguntas frequentes

Tudo o que precisa de saber sobre sinistros automóvel.

Para que tudo corra bem, tiramos todas as dúvidas aqui.

O que é e como preencher a
Declaração Amigável?

Saber mais

Como utilizar a app e-segurnet e o QR code das cartas verdes?

Saber mais

De que convenções ou acordos é a Zurich 
aderente?

Saber mais

O que é a convenção IDS? E a convenção CIDS?

Saber mais

Se colidir com outro veículo, devo preencher algum documento?

Saber mais

O meu veículo foi roubado.
O que devo fazer?

Saber mais

O meu carro ficou totalmente inutilizado devido a um acidente. Qual o valor de indemnização?

Saber mais

O que devo fazer para que se proceda à peritagem da minha viatura?

Saber mais

Qual a importância de facultar os meus contactos?

Saber mais

Em caso de sinistro

  • Procedimentos

    No local...

    • Preencha a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (D.A.A.A.) com o máximo de informação possível e a assinatura de todos os intervenientes no sinistro (independentemente da culpa).
    • A Declaração Amigável em papel pode ser obtida em qualquer companhia de seguros ou mediador. No caso de ter consigo uma máquina fotográfica ou um telemóvel com câmara fotográfica, tire fotografias.
    • Anote a matrícula e a marca dos veículos intervenientes.
    • Tome nota das apólices dos seguros.
    • Como alternativa à D.A.A.A. em papel poderá optar pela D.A.A.A. eletrónica disponível através da aplicação e-SEGURNET.

    De seguida...

    • Comunique-nos rapidamente a situação (em tempo nunca superior a oito dias a contar da ocorrência ou do seu conhecimento) fornecendo todas as indicações e provas existentes.
    • Em caso de reclamação por parte de terceiro, e caso este prazo não tenha sido cumprido após a notificação pela Zurich, o sinistro será regularizado com base na prova apresentada pelo terceiro lesado.
    • Comunique-nos todos os acidentes, mesmo que não se considere responsável.

    Nota: No caso de I.D.S. (Indemnização Direta ao Segurado) é obrigatório o envio da Declaração Amigável assinada pelos dois intervenientes. Nos sinistros de furto, a regularização fica dependente da apresentação do documento comprovativo de queixa às autoridades policiais.

     

    Não deve...

    • Adiantar quantias ou indemnizações por conta, em nome ou sob a responsabilidade da Zurich sem a sua expressa autorização.
    • Permitir, ainda que por omissão ou negligência, que seja proferida sentença favorável a terceiro.
    • Dar ocasião, ainda que por omissão ou negligência, a qualquer procedimento judicial intentado contra si por motivo de sinistro a coberto por uma apólice da Zurich, sem o seu prévio conhecimento.
  • Marcação de peritagens
    Vídeo-peritagem, peritagem ao domicílio ou peritagem na hora

    A peritagem automóvel pode ser feita por vídeo-peritagem, peritagem ao domicílio ou peritagem na hora.

    Estes três serviços cómodos, rápidos, simples e flexíveis estão disponíveis à distância de uma videochamada, de uma deslocação de um perito até ao local onde o cliente se encontra ou ser realizada numa oficina, em hora a combinar com o cliente.

    Após registo da participação do sinistro pela Zurich, o perito contacta o cliente por telefone, informando quais dos três serviços estão disponíveis na zona de residência do cliente. Depois de o cliente optar pelo serviço, a peritagem é realizada.

    Sempre que possível, refira na comunicação do acidente qual a oficina onde pretende fazer a peritagem e a reparação da sua viatura, facultando:

    • Nome da oficina
    • Número de Identificação Fiscal (NIF)
    • Contactos
  • Quebra de vidros

    Se tem a cobertura Quebra de Vidros deverá contactar diretamente uma das empresas especializadas em reparação e substituição de vidros de automóveis com protocolo Zurich. Apenas terá que se dirigir à empresa especializada que selecionar e esta tratará do processo diretamente consigo.

    Empresas com protocolo Zurich:

    • Expressglass
    • Glassdrive
    • Carglass
    • Newcar
  • Passos para a regularização

    Acidente com danos materiais

    Passos de Regularizao Sinistros Auto Site 14 02 FINAL

    Acidente com danos corporais regularizados ao abrigo da Responsabilidade Civil Automóvel

    Passos de Regularizao Sinistros Auto Site 14 FINAL

  • Prazos para regularização

    Consulte os tempos médios regularização sinistros relativos ao ano de 2023.


    Danos materiais

    Relativamente à regularização de sinistros com danos materiais os prazos legais são os seguintes:

    Danos materiais
    Prazos Com D.A.A.A.* Sem D.A.A.A.* Fatores excecionais
    1 Primeiro contacto para marcação de peritagem (após conhecimento do sinistro) 2 dias úteis 2dias úteis
    2 dias úteis
    2 Conclusão da peritagem – sem desmontagem (apósconclusão do prazo 1)
    4 dias úteis 8dias úteis
    16 dias úteis
    2 Conclusão da peritagem – com desmontagem (apósconclusão do prazo 1)
    6 dias úteis 12dias úteis
    24 dias úteis
    3 Disponibilização do relatório de peritagem (após conclusão do prazo 2)
    2 dias úteis 4dias úteis
    8dias úteis
    4 Comunicação da responsabilidade (após fim do prazo 1)
    15 dias úteis 30dias úteis
    60 dias úteis
    5 Pagamento (após fim do prazo 4) 8 dias úteis 8dias úteis
    8 dias úteis


    * Declaração Amigável de Acidente Automóvel

    Sempre que a Zurich, contrariando a posição do seu segurado, assume a responsabilidade do sinistro, o segurado tem cinco dias a contar do dia em que tomou conhecimento desta posição para apresentar novos elementos de prova. A Zurich, após receção dos novos elementos, tem dois dias úteis para manter ou alterar a sua decisão.

     

    Danos materiais e corporais

    Relativamente à regularização dos danos materiais sofridos pelo lesado a quem o sinistro haja igualmente causado danos corporais, a aplicação dos prazos estipulados para a regularização do dano material requer a sua autorização, que lhe deve ser devidamente enquadrada e solicitada pela empresa de seguros.

    Os prazos aplicáveis são os seguintes:

    Danos corporais
    Prazos Sem pedido de indemnização Com pedido de indemnização Fatores excecionais
    1 Informar se pretende exame de avaliação do dano corporal (após conhecimento do sinistro) 60 dias úteis - 90 dias úteis
    1 Informar se pretende exame de avaliação do dano corporal (após pedido de indemnização) - 20 dias úteis 40 dias úteis
    2 Disponibilização do exame (após data da sua receção) 10 dias úteis 10 dias úteis 20 dias úteis
    3 Comunicação da responsabilidade ou proposta provisória (após pedido de indemnização) - 45 dias úteis 90 dias úteis
    4 Comunicação da proposta consolidada - 15 dias úteis 15 dias úteis
    5 Pagamento (após proposta consolidada) - 8 dias úteis 8 dias úteis
    Danos materiais e corporais
    Prazos
    Participação
    Fatores excecionais
    1 Pedido de autorização do dano material (após conhecimento de sinistro) 2 dias úteis
    2 dias úteis
    2 Primeiro contacto para marcação de peritagem (após autorização do lesado) 2 dias úteis 2 dias úteis
    3 Conclusão da peritagem sem montagem (após conclusãodo prazo 3)
    8 dias úteis
    16 dias úteis
    3 Conclusão da peritagem com montagem (após conclusãodo prazo 3) 12 dias úteis
    24 dias úteis
    4 Disponibilização do relatório de peritagem (após conclusão do prazo 4) 4 dias úteis 8 dias úteis
    5 Comunicação da responsabilidade (apósconclusão do prazo 1) 30 dias úteis
    60 dias úteis
    6 Pagamento (após conclusão do prazo 6)
    8 dias úteis 8 dias úteis

     

Perto de si