Sinistros Automóvel
Perguntas frequentes
Tudo o que precisa de saber sobre sinistros automóvel.
Para que tudo corra bem, tiramos todas as dúvidas aqui.
O que é e como preencher a
Declaração Amigável?
Como utilizar a app e-segurnet e o QR code das cartas verdes?
De que convenções ou acordos é a Zurich
aderente?
O que é a convenção IDS? E a convenção CIDS?
Se colidir com outro veículo, devo preencher algum documento?
O meu veículo foi roubado.
O que devo fazer?
O meu carro ficou totalmente inutilizado devido a um acidente. Qual o valor de indemnização?
O que devo fazer para que se proceda à peritagem da minha viatura?
Qual a importância de facultar os meus contactos?
Em caso de sinistro
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Procedimentos
No local...
- Preencha a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (D.A.A.A.) com o máximo de informação possível e a assinatura de todos os intervenientes no sinistro (independentemente da culpa).
- A Declaração Amigável em papel pode ser obtida em qualquer companhia de seguros ou mediador. No caso de ter consigo uma máquina fotográfica ou um telemóvel com câmara fotográfica, tire fotografias.
- Anote a matrícula e a marca dos veículos intervenientes.
- Tome nota das apólices dos seguros.
- Como alternativa à D.A.A.A. em papel poderá optar pela D.A.A.A. eletrónica disponível através da aplicação e-SEGURNET.
De seguida...
- Comunique-nos rapidamente a situação (em tempo nunca superior a oito dias a contar da ocorrência ou do seu conhecimento) fornecendo todas as indicações e provas existentes.
- Em caso de reclamação por parte de terceiro, e caso este prazo não tenha sido cumprido após a notificação pela Zurich, o sinistro será regularizado com base na prova apresentada pelo terceiro lesado.
- Comunique-nos todos os acidentes, mesmo que não se considere responsável.
Nota: No caso de I.D.S. (Indemnização Direta ao Segurado) é obrigatório o envio da Declaração Amigável assinada pelos dois intervenientes. Nos sinistros de furto, a regularização fica dependente da apresentação do documento comprovativo de queixa às autoridades policiais.
Não deve...
- Adiantar quantias ou indemnizações por conta, em nome ou sob a responsabilidade da Zurich sem a sua expressa autorização.
- Permitir, ainda que por omissão ou negligência, que seja proferida sentença favorável a terceiro.
- Dar ocasião, ainda que por omissão ou negligência, a qualquer procedimento judicial intentado contra si por motivo de sinistro a coberto por uma apólice da Zurich, sem o seu prévio conhecimento.
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Marcação de peritagens
Vídeo-peritagem, peritagem ao domicílio ou peritagem na hora
A peritagem automóvel pode ser feita por vídeo-peritagem, peritagem ao domicílio ou peritagem na hora.
Estes três serviços cómodos, rápidos, simples e flexíveis estão disponíveis à distância de uma videochamada, de uma deslocação de um perito até ao local onde o cliente se encontra ou ser realizada numa oficina, em hora a combinar com o cliente.
Após registo da participação do sinistro pela Zurich, o perito contacta o cliente por telefone, informando quais dos três serviços estão disponíveis na zona de residência do cliente. Depois de o cliente optar pelo serviço, a peritagem é realizada.
Sempre que possível, refira na comunicação do acidente qual a oficina onde pretende fazer a peritagem e a reparação da sua viatura, facultando:
- Nome da oficina
- Número de Identificação Fiscal (NIF)
- Contactos
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Quebra de vidros
Se tem a cobertura Quebra de Vidros deverá contactar diretamente uma das empresas especializadas em reparação e substituição de vidros de automóveis com protocolo Zurich. Apenas terá que se dirigir à empresa especializada que selecionar e esta tratará do processo diretamente consigo.
Empresas com protocolo Zurich:
- Expressglass
- Glassdrive
- Carglass
- Newcar
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Passos para a regularização
Acidente com danos materiais
Acidente com danos corporais regularizados ao abrigo da Responsabilidade Civil Automóvel
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Prazos para regularização
Consulte os tempos médios regularização sinistros relativos ao ano de 2023.
Danos materiaisRelativamente à regularização de sinistros com danos materiais os prazos legais são os seguintes:
Danos materiais Prazos Com D.A.A.A.* Sem D.A.A.A.* Fatores excecionais 1 Primeiro contacto para marcação de peritagem (após conhecimento do sinistro) 2 dias úteis 2dias úteis
2 dias úteis 2 Conclusão da peritagem – sem desmontagem (apósconclusão do prazo 1)
4 dias úteis 8dias úteis
16 dias úteis 2 Conclusão da peritagem – com desmontagem (apósconclusão do prazo 1)
6 dias úteis 12dias úteis
24 dias úteis 3 Disponibilização do relatório de peritagem (após conclusão do prazo 2)
2 dias úteis 4dias úteis
8dias úteis
4 Comunicação da responsabilidade (após fim do prazo 1)
15 dias úteis 30dias úteis
60 dias úteis 5 Pagamento (após fim do prazo 4) 8 dias úteis 8dias úteis
8 dias úteis
* Declaração Amigável de Acidente Automóvel
Sempre que a Zurich, contrariando a posição do seu segurado, assume a responsabilidade do sinistro, o segurado tem cinco dias a contar do dia em que tomou conhecimento desta posição para apresentar novos elementos de prova. A Zurich, após receção dos novos elementos, tem dois dias úteis para manter ou alterar a sua decisão.
Danos materiais e corporais
Relativamente à regularização dos danos materiais sofridos pelo lesado a quem o sinistro haja igualmente causado danos corporais, a aplicação dos prazos estipulados para a regularização do dano material requer a sua autorização, que lhe deve ser devidamente enquadrada e solicitada pela empresa de seguros.
Os prazos aplicáveis são os seguintes:
Danos corporais Prazos Sem pedido de indemnização Com pedido de indemnização Fatores excecionais 1 Informar se pretende exame de avaliação do dano corporal (após conhecimento do sinistro) 60 dias úteis - 90 dias úteis 1 Informar se pretende exame de avaliação do dano corporal (após pedido de indemnização) - 20 dias úteis 40 dias úteis 2 Disponibilização do exame (após data da sua receção) 10 dias úteis 10 dias úteis 20 dias úteis 3 Comunicação da responsabilidade ou proposta provisória (após pedido de indemnização) - 45 dias úteis 90 dias úteis 4 Comunicação da proposta consolidada - 15 dias úteis 15 dias úteis 5 Pagamento (após proposta consolidada) - 8 dias úteis 8 dias úteis Danos materiais e corporais Prazos
Participação
Fatores excecionais
1 Pedido de autorização do dano material (após conhecimento de sinistro) 2 dias úteis
2 dias úteis
2 Primeiro contacto para marcação de peritagem (após autorização do lesado) 2 dias úteis 2 dias úteis
3 Conclusão da peritagem sem montagem (após conclusãodo prazo 3)
8 dias úteis
16 dias úteis
3 Conclusão da peritagem com montagem (após conclusãodo prazo 3) 12 dias úteis
24 dias úteis
4 Disponibilização do relatório de peritagem (após conclusão do prazo 4) 4 dias úteis 8 dias úteis
5 Comunicação da responsabilidade (apósconclusão do prazo 1) 30 dias úteis
60 dias úteis
6 Pagamento (após conclusão do prazo 6)
8 dias úteis 8 dias úteis