Outros2 de novembro de 2021

Zurich lança 3.ª edição do Zurich Innovation Championship

• Lançado hoje, em Lisboa, no WebSummit, o concurso procura startups com soluções em quatro áreas: simplificação, sustentabilidade, prevenção e mitigação e wild-card.

• Em janeiro de 2022 serão selecionadas até 12 startups para uma fase de aceleração de três meses, em que cada uma receberá um financiamento de até USD 100.000.

• Habit Analytics e Aplanet foram as vencedoras portuguesas das duas últimas edições.

Lisboa, 2 de novembro, 2021 - O Grupo Zurich está a convidar startups de todo o mundo a participarem no Zurich Innovation Championship (ZIC), criando assim uma oportunidade para crescer e colaborar com soluções para alguns dos maiores desafios do setor segurador. O Zurich Innovation Championship foi lançado hoje, em Lisboa, no WebSummit e procura candidaturas em quatro áreas: simplificação, sustentabilidade, prevenção e mitigação e wild-card.

Simplificação para startups com soluções simples que possam melhorar a cadeia de valor dos seguros, desde a avaliação de riscos à distribuição. Sustentabilidade para soluções sustentáveis para clientes, parceiros de negócio, comunidades e colaboradores, bem como para (re)construir a confiança na sociedade. Prevenção e mitigação procura soluções que melhorem a experiência do cliente e contribuam para uma melhor perceção dos riscos, ajudando os clientes a preveni-los e mitigá-los. Na área wild-card, o tema a explorar é “(Re)Imaginar os seguros”.

Procuramos startups com vontade de explorar, antecipar e desenhar o futuro do setor segurador connosco. Procuramos as soluções que mais e melhor contribuam para a eficiência e para o desenvolvimento sustentável. Queremos colaborar com startups para, em conjunto, criarmos um futuro brilhante para colaboradores, parceiros, clientes e, claro, para a sociedade e o planeta”, refere António Bico, CEO da Zurich em Portugal.

As inscrições no Zurich Innovation Championship estão abertas até 23 de dezembro de 2021 e deverão ser realizadas em: www.zurich.com/zic. Em janeiro de 2022, a Zurich vai selecionar até 12 startups para uma fase de aceleração de três meses. Nesta fase de aceleração – uma novidade face às duas edições anteriores do Zurich Innovation Championship -, cada uma das 12 startups terá um financiamento de até USD 100.000 e trabalhará com especialistas da Zurich num plano operacional, com vista a aumentar a proposta de negócio conjunta. A fase de aceleração acontecerá de abril a junho de 2022, seguida da fase de implementação que decorrerá até setembro de 2022. Em outubro de 2022 haverá uma apresentação pública das 12 soluções.

O nosso objetivo é colaborar com startups já estabelecidas, que contem com tecnologias comercialmente viáveis e modelos de negócios inovadores com um foco claro na resolução de problemas globais relacionados com a saúde, mobilidade, viagens, risco cibernético, planos de pensão ou alterações climáticas. Em conjunto com as startups teremos oportunidade para trabalhar local, regional ou globalmente”, acrescenta Carlos Fonseca, COO da Zurich em Portugal.

Na 2.ª edição do ZIC (2019/2020), a “ClaimFlo”, com a otimização da gestão de sinistros através de machine learning, alcançou o prémio ouro e o prémio prata foi atribuído à “Pops! Diabetes Care” com a app que mede os níveis de açúcar no sangue em tempo real e à “Jupiter Intelligence” que desenvolveu uma solução capaz de gerir riscos catastróficos através da modelação de fatores associados às alterações climáticas. Em 2019/2020, o ZIC contou com a participação de mais de 1350 startups. Atualmente, a Zurich tem a decorrer mais de 12 projetos de inovação provenientes das duas edições do ZIC.

Em 2018/2019, na primeira edição do ZIC, a Zurich Portugal recebeu oito candidaturas e a vencedora nacional foi a Habit Analytics, startup que venceu também a fase regional EMEA (Europa, Médio Oriente e África), integrando assim o grupo das oito melhores insurtech do mundo que disputaram a fase global do concurso. Em 2019/2020, na segunda edição, a Zurich Portugal recebeu 13 candidaturas e, destas, selecionou cinco startups para a fase nacional: Aplanet, Knok, loqr, YDATA e THEIA. A Aplanet representou Portugal na fase regional da EMEA.