Dados da Zurich revelam aumento de sinistros devido a inundações e tempestades
• Em 2022, 8% dos sinistros registados pela Zurich foram relacionados com inundações e tempestades e de janeiro a julho de 2023, a fatia deste tipo de sinistros situou-se em 12%
• Nas inundações de dezembro de 2022, que afetaram maioritariamente a zona da grande Lisboa, a Zurich registou mais de 1200 sinistros com indemnizações pagas perto dos 4 milhões de euros
Lisboa, 24 de outubro de 2023 – Os dados de gestão de sinistros da Zurich Portugal revelam um aumento significativo de sinistros por inundações e tempestades em 2022 e em 2023. Em dezembro de 2022, os sinistros por inundações e tempestades geridos pela Zurich representaram 34% do total dos sinistros registados e, em janeiro de 2023, essa percentagem situou-em em 26%.
“Os danos causados pelas inundações têm um impacto devastador nas casas e na qualidade de vida das comunidades. A frequência e severidade com que as inundações estão a acontecer em Portugal são notórias – como é o caso recente da depressão Aline - e é fundamental trabalharmos na resiliência climática das cidades e das comunidades”, destaca Rosário Lima, Diretora de Sinistros da Zurich Portugal.
Em 2022, 8% dos sinistros registados pela Zurich foram relacionados com inundações e tempestades e de janeiro a julho de 2023, a fatia deste tipo de sinistros situou-se em 12%, valores claramente superiores aos anos anteriores. Nas inundações de dezembro de 2022, que afetaram maioritariamente a zona da grande Lisboa, a Zurich registou mais de 1200 sinistros, com indemnizações pagas perto dos 4 milhões de euros - estes dados confirmam o impacto de um mês que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) descreveu como um dos mais quentes, mas também mais chuvosos, das últimas décadas. Já nas inundações de janeiro de 2023, que afetaram maioritariamente a zona Norte, a Zurich registou mais de 350 sinistros, com indemnizações que chegaram perto dos 500 mil euros.
Rosário Lima acrescenta “Sempre que surge um episódio climático extremo, criamos equipas totalmente dedicadas à gestão destes sinistros específicos, garantindo que damos o nosso contributo para a agilidade e celeridade do tempo que vai desde o registo até à regularização e pagamento das indemnizações. A nossa prioridade máxima é que os clientes voltem à sua vida normal no mais curto espaço de tempo”.
Os dados da Zurich Portugal também revelam que é importante criar sensibilização para a prevenção das inundações e cheias e, nesse sentido, a Zurich tem vindo a partilhar com os seus diversos públicos e através de diferentes canais, um conjunto alargado de dicas de prevenção para cheias e inundações.
A Zurich Portugal faz parte do Grupo Zurich, está em Portugal há 105 anos e conta com mais de 500 colaboradores e uma rede de mais de 1.800 Agentes de Seguros que servem mais de 750 mil clientes.