93% dos colaboradores da Zurich Portugal estão muito satisfeitos com o modelo híbrido
• Colaboradores ficam, em média, 13 dias por mês em teletrabalho
• 70% consideram as idas ao escritório muito importantes para atividades de colaboração com os membros da equipa, cultivar relações e celebrar sucessos
• 91% considera que o modelo híbrido teve um impacto positivo ou muito positivo no equilíbrio entre vida profissional e pessoal
• 74% consideram que o projeto LiZboa tem um impacto positivo ou muito positivo na produtividade
Lisboa, 29 de maio de 2023 – No âmbito do projeto LiZboa - que engloba a adoção de um modelo híbrido e a reabilitação do edifício sede da Zurich -, 93% dos colaboradores da Zurich Portugal avaliaram a satisfação global deste projeto em 4,5 (numa escala de 1 a 5). O projeto LiZboa tem como objetivos melhorar a experiência e bem-estar dos colaboradores através da adoção de um modelo híbrido e a reabilitação total do edifício sede sob as práticas mais avançadas de sustentabilidade, digitalização, mobilidade e diversidade e inclusão.
“Na nossa jornada de querermos que a Zurich seja reconhecida como um empregador de topo no mercado português, encorajamos e promovemos fortemente a flexibilidade, responsabilidade e autonomia de cada um dos nossos colaboradores. Este estudo reforça que as nossas pessoas estão muito satisfeitas com o modelo híbrido que implementámos até agora e há que reconhecer que é precisamente esta flexibilidade que os nossos colegas de qualquer geração procuram”, destaca Helene Westerlind, CEO da Zurich em Portugal.
O questionário de satisfação global do projeto LiZboa foi realizado no final de 2022 junto dos cerca de 400 colaboradores que trabalham na sede da Zurich Portugal - situada na Av. Barata Salgueiro, em Lisboa -, e está dividido em duas grandes áreas de satisfação: espaços de trabalho e modelo híbrido.
Ao nível dos espaços de trabalho, as caraterísticas que os colaboradores da Zurich mais apreciam no projeto de remodelação da sede são a modernidade, o design, o conforto e a inovação. Os espaços de socialização e refeição – os coffee points de cada piso e a cantina -, e os postos individuais de trabalho são os que recolheram maior grau de satisfação. Os colaboradores – 94% - consideram que a política de mesa limpa (clean desk) teve um impacto positivo ou muito positivo na rotina diária de trabalho e 72% consideram que a mesa partilhada (hot desk) teve impacto positivo ou muito positivo.
“Os resultados deste questionário refletem uma satisfação muito elevada com os novos espaços de trabalho e uma das razões para esta satisfação está de certeza relacionada com o facto de termos envolvido os nossos colaboradores na tomada de decisão deste projeto desde o início. Agora, com a obra concluída, dispomos de ainda mais espaços sociais e colaborativos direcionados para a experiência, bem-estar e conforto dos nossos colaboradores e de quem nos visita”, afirma Carlos Fonseca, Chief Operating Officer da Zurich em Portugal.
No que respeita ao modelo híbrido, os colaboradores da Zurich ficam, em média, 13 dias por mês em teletrabalho, sendo que 70% consideram as idas ao escritório muito importantes para atividades de colaboração com os membros da equipa, para cultivar relações e para celebrar sucessos. Em relação ao equilíbrio e produtividade, 91% considera que o modelo híbrido teve um impacto positivo ou muito positivo no equilíbrio entre vida profissional e pessoal e 74% consideram que o projeto LiZboa tem impacto positivo ou muito positivo na produtividade. Os colaboradores entre os 25 e os 34 anos e entre os 55 e os 64 anos são os mais satisfeitos com o projeto LiZboa.
“Enquanto preparávamos este projeto, percebemos que depois da pandemia as nossas pessoas não iam querer abdicar do equilíbrio entre vida profissional, familiar e pessoal e que as idas ao escritório passariam a ser caracterizadas por momentos sociais e de interação. As conclusões deste questionário vêm reforçar que estamos no bom caminho para continuarmos a promover a felicidade e bem-estar das nossas equipas”, salienta Nuno Oliveira, Diretor de Recursos Humanos da Zurich em Portugal.
O projeto LiZboa foi lançado em abril de 2021 e englobou várias auscultações aos colaboradores, assim como o seu envolvimento na tomada de decisões. Em novembro de 2021, 99% dos colaboradores da Zurich consideraram a adoção do trabalho híbrido como uma boa oportunidade de mudança organizacional e as obras do edifício sede foram desenhadas para acolherem este novo modelo de trabalho – a aposta passaria por muitos e diferentes espaços colaborativos e sociais e por políticas de secretária limpa e partilhada. O projeto LiZboa teve como base um estudo de Workplace Strategy e Sustentabilidade e a implementação de planos de Gestão da Mudança e Gestão de Projeto liderados pela JLL, estando a arquitetura e a construção a cargo da Tétris.
A Zurich Portugal faz parte do Grupo Zurich, está em Portugal há 105 anos, conta com mais de 500 colaboradores e uma rede de mais de 1.800 Agentes de Seguros que servem mais de 750 mil clientes.