A poupança é fundamental e deve ser definida em função do rendimento disponível.

Partilhamos consigo algumas sugestões de poupança para acautelar o seu futuro e o da sua família, que terão impacto nas contas ao final do mês.

Conselhos Z poupar
  1. Anotar todas as despesas e fazer um orçamento. Para uma boa gestão, todas as despesas devem ser anotadas. Este passo é essencial, sobretudo para quem considera que já não tem mais por onde cortar, porque desta forma poderá perceber que há forma de conter custos. Faça um orçamento e cumpra-o.
  2. Evitar compras por impulso. Em cada compra, pondere se precisa do produto em causa. Não se pretende eliminar tudo o que é supérfluo, mas se pretende poupar, a aquisição deve ser pensada. A bem do equilíbrio, deve também estabelecer uma recompensa e comprar/fazer algo em benefício próprio.
  3. Poupar nos transportes. Uma parte significativa do orçamento é empregue em deslocações. De acordo com o seu local de trabalho, pondere as opções existentes, nomeadamente a partilha de automóvel. Para distâncias curtas, andar a pé ou de bicicleta são boas opções para a carteira e fazem bem à saúde.
  4. Poupar energia.Desligue os eletrodomésticos e o carregador do telemóvel das tomadas quando não estão em utilização. Substitua as lâmpadas tradicionais pelas de baixo consumo e ligue as luzes apenas quando necessário.
  5. Estar atento às campanhas. Todos os setores fazem campanhas. Desde a restauração à grande distribuição é possível obter descontos ou facilidades nos pagamentos para obter o que precisa de forma mais económica.
  6. Método de envelopes.Para algumas despesas mais pequenas pode funcionar o método de colocar em envelopes a quantia máxima que se pode gastar. Também se pode aplicar este método para o dinheiro a gastar diariamente.
  1. Dar uma mesada.Aprender a gerir uma pequena quantia todos os meses é fundamental para as crianças e jovens. Ensine-os a gerir o rendimento disponível da melhor forma.
  2. A utilidade do mealheiro.O gesto diário de guardar num mealheiro as moedas que se tem na carteira pode permitir chegar ao final do ano com uma quantia assinalável.
  3. Invista no futuro dos seus filhos.Pode fazer uma conta poupança ou optar por um seguro de vida que proteja a educação dos seus filhos , abrangendo todo o seu percurso escolar, incluindo o universitário.