Outros27 de setembro de 2022

Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas envolve mais de 42 mil alunos e 800 professores

• O programa é dirigido a alunos, famílias, professores e funcionários das escolas.

• Um dos objetivos é promover estratégias de regulação das emoções junto dos adolescentes e preparar professores para melhor enfrentarem dificuldades emocionais ou problemas de relacionamento com os alunos, procurando melhorar o bem-estar mental de todos.

Lisboa, 27 de setembro de 2022 – Denominado “Por ti - Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas”,  tem como objetivo preparar melhor as pessoas através do desenvolvimento de competências de regulação emocional que contribuam para estilos de vida mentalmente mais equilibrados. Lançado agora e a decorrer nos próximos quatro anos (2022 a 2026) em Portugal continental, o programa “Por ti” é financiado pela Z Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul e implementado pela EPIS - Empresários Pela Inclusão Social em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo - Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra. 

O programa, que na fase de lançamento conta com mais de 100 escolas públicas inscritas, vai envolver mais de 42 mil alunos do 3.º ciclo, com idades entre os 12 e 15 anos, cerca de 800 professores e 2.105 famílias.

O programa “Por ti” divide-se em duas fases. A primeira fase – que decorre no ano letivo 2022/2023 - compreende a realização de sessões de grupo com alunos, famílias, professores e funcionários das escolas, com vista à consciencialização sobre o bem-estar mental e a necessidade de estar alerta para entender os primeiros sinais e sintomas.

Na segunda fase - anos letivos 2023/2024, 2024/2025 e 2025/2026 - serão desenvolvidos programas de intervenção para dois grupos distintos: um para adolescentes e outro para professores. No caso dos adolescentes, o foco vai estar na promoção de estratégias de regulação das emoções, enquanto que para os professores, o objetivo vai passar pelo reforço das estratégias de regulação das emoções mas na perspetiva desta profissão tão específica, promovendo o recurso a estratégias de regulação emocional adaptativas, na hora de enfrentar dificuldades emocionais ou problemas de relacionamento com os alunos.

Para além das ações nas escolas, ao longo dos quatro anos, a equipa dedicada ao programa “Por ti” vai produzir conhecimento científico para posterior partilha com o público em geral. A avaliação do impacto e eficácia do programa integra um projeto de investigação plurianual que analisará as alterações mais relevantes ao nível da aquisição de competências de regulação de emoções e aumento do bem-estar emocional e da qualidade de vida. Com esta investigação será possível avaliar o efetivo aumento do bem-estar mental.

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Acreditamos num mundo onde cada jovem é apoiado a cuidar proativamente do seu bem-estar mental, que é a base para a maioria das conquistas possíveis na vida. As escolas desempenham um papel fundamental para capacitar os jovens e dar-lhes os recursos essenciais que precisam para expressarem como se sentem e procurarem apoio sempre que necessário. O reconhecimento da necessidade de prevenção pelo sistema de ensino português, bem como a promoção do bem-estar mental dos jovens são fundamentais para criar impacto da forma mais sustentável possível”, afirma Sofyen Khalfaoui, Gestor de Projetos de Melhoria de Bem-Estar Mental da Z Zurich Foundation.

O bem-estar mental é um tema que acarinhamos muito na Zurich junto dos nossos colaboradores e das comunidades onde fazemos voluntariado. Com este projeto, vamos chegar a mais de 42 mil portugueses, explicar-lhes como prevenir comportamentos de risco relacionados com o bem-estar mental e, assim, aumentar o seu bem-estar e qualidade de vida”, refere António Bico, Conselheiro Estratégico da Zurich em Portugal.

Após um período de dois anos de pandemia, que criou e aprofundou dificuldades dos alunos e das famílias em todo o mundo - em especial os mais vulneráveis -, as questões do bem-estar mental passaram a ser uma prioridade de saúde pública, que tem motivado o lançamento de iniciativas por parte de governos e também da sociedade civil. A parceria que junta a Z Zurich Foundation, a Zurich Portugal, a Associação EPIS, a Universidade de Coimbra e já mais de 100 escolas públicas - num exemplo de cooperação intersectorial em Portugal - pretende promover o bem-estar mental em ambiente escolar ao longo dos próximos quatro anos letivos. O projeto que agora se inicia vai desenvolver ações de prevenção e de intervenção neste domínio, apoiando as escolas numa necessidade há muito manifestada e reforçando, deste modo, a missão da EPIS e dos seus parceiros na capacitação de jovens e famílias para o atingimento do seu máximo potencial individual, com pleno sentido e bem-estar”, afirma Leonor Beleza, Presidente da Direção da Associação EPIS - Empresários Pela Inclusão Social.

As intervenções com vista à promoção do bem-estar dos adolescentes são uma necessidade premente. É nesta fase do desenvolvimento que surgem muitos problemas de bem-estar mental ou se acentuam vulnerabilidades. Têm também vindo a ser identificados sinais de alerta quanto ao bem-estar mental dos professores, relacionados com stressores de diversa natureza. A associação da UpC3 a este projeto constitui uma oportunidade privilegiada, já que permitirá implementar uma intervenção psicológica inovadora e avaliar, de forma robusta, o seu impacto ao longo do tempo”, afirma Daniel Rijo, Membro do Conselho Executivo da Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo - Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra.

Mais informações: https://www.zurich.com.pt/pt-pt/a-zurich/compromisso-com-o-desenvolvimento-sustentavel/missao-azul/por-ti