Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas já chegou a mais de 19 mil alunos
• O programa “Por ti” é dirigido a alunos, famílias, professores e funcionários das escolas
• Até abril o programa ultrapassou todas as metas estabelecidas, envolvendo mais de 1900 professores e assistentes operacionais e mais de 770 famílias de mais de 100 escolas públicas de 59 concelhos
Lisboa, 15 de maio de 2023 – O “Por ti - Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas”, que decorre ao longo de quatro anos letivos (2022 a 2026) com o objetivo de preparar melhor as pessoas através do desenvolvimento de competências de regulação emocional que contribuam para estilos de vida mentalmente mais equilibrados, ultrapassou todas as metas estabelecidas para o primeiro ano.
As sessões de grupo do “Por ti” com alunos, famílias, professores e funcionários das escolas, com vista à consciencialização sobre o bem-estar mental e a necessidade de estar alerta para entender os primeiros sinais e sintomas, envolveram – até ao final de abril de 2023 –, +19 mil alunos do 3º ciclo com idades entre os 12 e 15 anos (+7400 do 7.º ano, +6700 do 8.º ano e +5600 do 9.º ano), +1100 professores, +700 assistentes operacionais e +500 famílias de +100 escolas públicas de 59 concelhos.
No que toca aos jovens, 76% reconhecem que as sessões do “Por ti” aumentaram o seu conhecimento sobre o bem-estar mental, 75% consideram que fizeram aprendizagens importantes que vão ser úteis no seu dia a dia, 69% sentem-se capazes de aplicar o que aprenderam e 67% vão utilizar as estratégias de regulação de emoções que aprenderam. As sessões do “Por ti” também impactaram, de forma muito positiva, os professores, assistentes operacionais e famílias: 96% reconhecem que as sessões aumentaram o seu conhecimento sobre o bem-estar mental, 95% consideram que fizeram aprendizagens importantes que vão ser úteis no seu dia a dia, 93% sentem-se capazes de aplicar o que aprenderam e 92% vão utilizar as estratégias de regulação de emoções que aprenderam.
O “Por ti” é financiado pela Z Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul, e implementado pela EPIS - Empresários Pela Inclusão Social em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo - Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra. Nos quatro anos, o programa vai envolver perto de 45 mil alunos.
O programa divide-se em duas fases. Ambas as fases arrancaram em setembro de 2022, sendo que a primeira se estende até 2026 e a segunda até 2025. O “Por ti” prevê o desenvolvimento de programas de intervenção para dois grupos distintos: um para adolescentes e outro para professores. No caso dos adolescentes, o foco vai estar na promoção de estratégias de regulação emocional com vista à promoção do bem-estar mental na adolescência, enquanto que para os professores, o objetivo vai passar pela promoção de estratégias adaptativas de regulação emocional na perspetiva desta profissão tão específica, na hora de enfrentar dificuldades emocionais ou problemas de relacionamento com os alunos.
Ao longo destes quatro anos, está também a ser desenvolvida investigação científica, com vista a avaliar o efetivo aumento do bem-estar mental – esta avaliação do impacto e eficácia do programa integra um projeto plurianual que analisará as alterações mais relevantes ao nível da aquisição de competências de regulação de emoções e aumento do bem-estar emocional e da qualidade de vida.
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“Com este programa estamos a levar a educação emocional às escolas, contribuindo para melhorar o bem-estar mental das comunidades escolares portuguesas. Queremos que cada uma das pessoas impactadas pelo programa ‘Por ti’ se torne mais resiliente, que viva uma vida melhor e que tire partido de todo o seu potencial.” Helene Westerlind, CEO da Zurich em Portugal.
“As escolas desempenham um papel fundamental na capacitação dos jovens. O reconhecimento da necessidade de prevenção e promoção do bem-estar mental dos jovens pelas autoridades educativas portuguesas é vital para criar impacto da forma mais sustentável possível. Tive o prazer de testemunhar, em primeira mão, o impacto do programa 'Por ti' e a diferença que já está a fazer junto dos participantes: alunos, professores, assistentes operacionais, famílias e especialistas envolvidos. As mudanças duradouras só são possíveis quando trabalhamos em conjunto.” Gregory Renand, Head da Z Zurich Foundation
“Os primeiros resultados do programa ‘Por Ti’, em termos de procura por parte das escolas e dos professores e em termos de satisfação dos beneficiários após as sessões realizadas, confirmam que este projeto foi lançado no tempo certo. Com efeito, sente-se uma clara necessidade e uma significativa abertura da parte dos professores e demais técnicos das escolas, e também dos alunos e famílias, para abordar as questões do bem-estar mental, tanto em ambiente escolar como em outros ambientes, familiares ou não. Esse é um sinal muito positivo que tivemos da parte das comunidades escolares nos primeiros meses de implementação, que revela potencial de crescimento e deve levar a EPIS e os seus parceiros a continuar a apostar neste projeto ao longo dos próximos anos.” Leonor Beleza, Presidente da Direção da Associação EPIS - Empresários Pela Inclusão Social.
“A promoção do bem-estar mental, considerada a faceta positiva da saúde mental pela OMS, é uma prioridade, atendendo aos indicadores de risco nos anos mais recentes, tanto em adolescentes quanto em adultos. A experiência do programa de sensibilização ‘Por ti’ tem evidenciado que tanto alunos quanto pais, professores e pessoal não docente, beneficiam de uma intervenção curta mas informativa. Globalmente, mais de 75% dos participantes avaliam o impacto deste programa como muito positivo, não apenas no que respeita ao conhecimento sobre o bem-estar mental (seu e dos outros), como também no que concerne a estratégias que podem implementar quotidianamente para cuidarem do bem-estar mental.” Daniel Rijo, Membro do Conselho Executivo da Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo - Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra.