Segurança em casa: como manter o seu lar mais protegido?

ProteçãoArtigo9 de junho de 2020

Casa segura, família mais protegida. Conheça algumas das medidas que lhe permitem aumentar a segurança em casa.

Partilhe este artigo:

Diz o provérbio português que, depois de casa roubada, trancas à porta. Contrarie esta lógica e não adie a proteção do seu lar. É verdade que inundações, avarias elétricas, incêndios ou furtos são azares que podem bater à porta de qualquer habitação. No entanto, existem várias medidas que pode pôr em prática no imediato e que aumentam a segurança em casa, diminuindo riscos.

Há cenários que causam calafrios a qualquer proprietário de uma habitação: e se, de repente, uma rutura na canalização provocar uma inundação, em poucos minutos, por toda a casa? Ou se um aquecedor demasiado perto dos cortinados provocar um incêndio? São situações inesperadas que ameaçam o seu bem-estar e o da sua família e provocam sérios danos à habitação.

Ninguém gosta de pensar no pior, é certo, mas ao refletir sobre estes riscos poderá implementar estratégias que aumentem a segurança em casa. Até porque bastam pequenas ações para assegurar um lar mais protegido, com maior segurança para si e para a sua família.

A Zurich Portugal deixa-lhe alguns conselhos para o ajudar a prevenir situações inesperadas em casa.

 

Medidas de segurança contra inundações

• Quando notar uma fuga de água numa torneira, repare a avaria de imediato. Em casos mais complexos, chame um especialista.

• Utilize filtros nos ralos dos lavatórios e do lava-loiça. Em complemento, faça desentupimentos com regularidade.

• Se tem um jardim ou quintal, limpe as folhas caídas durante o outono. Desta forma, evita que as folhas sejam arrastadas pelas águas e que entupam os sistemas de escoamento.

 

Medidas de segurança contra incêndios

• Garanta a correta conservação dos bicos e dispositivos de segurança do seu fogão ou placa.

• Mantenha o filtro do exaustor limpo.

• Deixe os fósforos, isqueiros e produtos inflamáveis fora do alcance das crianças.

• Mantenha cortinas, cobertores, tecidos ou outros objetos facilmente inflamáveis longe de fontes de calor, como fogões, aquecedores ou lareiras.

• Nunca desligue um aparelho (como máquina do café, torradeira, aspiradores, aquecedores, etc) da tomada elétrica puxando pelo fio.

• Não ligue à corrente aparelhos elétricos que estejam molhados, húmidos ou que apresentem os cabos danificados.

• Em caso de avaria ou curto-circuito de um aparelho elétrico, corte a energia no quadro elétrico geral.

• Não tente efetuar reparações em instalações elétricas ou de gás por sua conta e risco. Chame um profissional certificado para o ajudar a reduzir o risco de curto-circuito.

 

Medidas de segurança contra assaltos

• Feche sempre a porta à chave, quer esteja fora ou dentro da habitação.

• Não abra a porta de casa ou do prédio a ninguém sem ter a certeza da respetiva identidade.

• Se mora numa casa de piso térreo, pondere instalar grades de proteção nas janelas.

• Substitua as fechaduras de imediato quando muda para uma casa nova ou em casos de perda/roubo de chaves.

 

Aumente a segurança em casa contra diferentes riscos

Existem ainda outros comportamentos e medidas de prevenção que pode implementar e que protegem o seu lar contra diferentes riscos. Tome nota:

Em caso de férias ou ausências prolongadas de casa, tome alguns cuidados de prevenção. Desligue da corrente elétrica os equipamentos que não precisam de ficar ligados, diminuindo o risco de incêndio. Feche o contador da água para não dar azo a inundações. Informe os seus familiares ou vizinhos para estarem atentos a movimentações suspeitas na casa (ou imediações), aumentando o alerta contra furtos.

Mantenha-se atento às recomendações da Proteção Civil e do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera em caso de alertas de tempestades, chuvas, ventos fortes, ondas de calor e fogos florestais. Em caso de episódios climatéricos extremos, identifique previamente os locais que poderão servir de abrigo.

Pondere recorrer à tecnologia para aumentar a segurança em casa. Sistemas de alarme, detetores de fumo e sensores de humidade/inundação podem prestar uma ajuda adicional contra assaltos, incêndios ou inundações.

Aumente a proteção do seu lar e dos seus bens com um seguro multirriscos para a habitação e respetivo recheio, garantindo a segurança e conforto de toda a família. Com regularidade, certifique-se que o seu seguro seguro multirriscos está atualizado, porque um seguro desatualizado pode corresponder a um não seguro.

Em vez de trancas em casa roubada, o melhor é seguir a lógica de outro ditado popular: prevenir é melhor do que remediar. Siga estes conselhos e feche a porta aos riscos de segurança em casa.

Esta comunicação é da inteira responsabilidade da Zurich Insurance Europe AG, Sucursal em Portugal.