7 características para ser um empreendedor de sucesso

Inovação | Artigo | 13 de outubro de 2020

Ser um empreendedor de sucesso é mais do que ter uma boa ideia ou dinheiro para investir. Saiba do que precisa para prosperar a sua start-up e protegê-la dos riscos.

Sempre sonhou em ser um empreendedor de sucesso e liderar a sua própria empresa? Ter uma ideia inovadora de produto ou serviço, querer assumir o leme da sua vida profissional e conseguir capital suficiente são bases para lançar uma start-up ou um negócio em nome próprio. Mas não são garantias, à partida, de êxito.

 

Para a “receita” de triunfo, terá de contar também com a combinação certa de personalidade e atitude, que permita levar a sua ideia de negócio a bom porto, com menor exposição a riscos. A boa notícia? É que mesmo que não tenha estas características de nascença, ainda vai muito a tempo de as desenvolver. Um empreendedor de sucesso não nasce, constrói-se ao longo da vida, numa trajetória de crescimento pessoal que nunca estará terminada.

 

Descubra algumas das principais características de um empreendedor – e como aproveitá-las em prol da sua start-up.

 

1. Persistência e assertividade, com o aconselhamento certo

 

Ser empreendedor e criar a sua própria start-up é um processo muito árduo e muitas vezes solitário – ou, na melhor das hipóteses, partilhado com um grupo restrito de pessoas. Perante as longas horas de trabalho, as dificuldades e os desvios em relação aos planos traçados, a persistência de continuar caminho e a capacidade para tomar decisões sob pressão, de forma assertiva, são essenciais.

 

Lembre-se, no entanto, que não tem de ser um “lobo-solitário”. Complemente a sua persistência e assertividade com o aconselhamento de pessoas especialistas em áreas onde não está tão à vontade. Desta forma, não estará a remar convicto para o lado errado do rio, mas sim a mapear o seu percurso de forma consistente e a mitigar os riscos existentes. Alie-se às pessoas certas e recorra a aconselhamento especializado para apoiar a sua tomada de decisão em conhecimentos sólidos.

 

2. Capacidade de correr riscos calculados

 

O risco está ligado à ideia comum que temos dos empreendedores: intrépidos aventureiros que não hesitam perante qualquer risco. Na prática, não é bem assim – e a forma como antecipa e analisa o risco poderá ditar o seu futuro como empreendedor de sucesso.

 

Lançar uma start-up é estar disposto a correr riscos, mas riscos calculados. É isso que separa o empreendedor de sucesso de um imprudente, que confia apenas na sorte. Essa fronteira é traçada pela forma como se prepara para o desconhecido, avaliando os riscos existentes e traçando planos de ação para os mitigar.

 

Muitas das pessoas que começam start-ups desconhecem as vulnerabilidades associadas ao negócio que vão criar e ignoram os riscos significativos de inviabilidade económica. Uma análise recente do CB Insights dá conta de que 42% das start-ups falham porque não há necessidade de mercado para o produto/serviço que querem lançar e 29% falham porque esgotam o financiamento.

 

O risco de perdas financeiras é real – e um empreendedor de sucesso precisa de trabalhar de forma ponderada para diminuir esta vulnerabilidade. Cada etapa do ciclo de uma start-up significa um novo quadro de riscos que importa reavaliar para uma proteção adequada, desde o primeiro ano (em que um terço das start-ups lançadas acaba por “morrer”) até à fase de sucesso. Ultrapassados os anos iniciais, as start-ups evoluem tendencialmente para um crescimento muito rápido, em que os riscos aumentam em complexidade. Chegar aqui é motivo de orgulho, mas sem deixar de prestar atenção à proteção do seu negócio.

 

3. Ânsia de aprender sempre mais

 

Um empreendedor de sucesso procura sempre maior conhecimento. Eterno curioso, está em constante atualização sobre formas de melhorar o seu produto ou serviço, aperfeiçoar o percurso da sua start-up e evoluir as suas próprias competências pessoais.

 

Estar sempre disposto a aprender permite-lhe conhecer, ao detalhe, a área de mercado em que atua – protegendo-se, por exemplo, do risco de estar a trabalhar para um produto para o qual não há procura. Mas é também uma forma de conhecer bem as obrigações legais e regulamentares de ter uma start-up e perceber como é que o sector segurador o pode ajudar a mapear riscos e aumentar o nível de proteção da sua empresa. Esta é uma diferença de atitude que o fará estar mais perto do sucesso do que a maioria das pessoas que lançam uma start-up (e que desconhecem o quadro legal e as oportunidades de proteção existentes).

 

Para o apoiar nesta jornada de conhecimento, aprenda com quem mais sabe. Procure um dos muitos programas de apoio ao empreendedorismo, inovação e criação de empresas existentes a nível local, regional, nacional ou internacional. Dependendo da fase em que se encontra, pode também inscrever-se em programas de aceleração ou concursos de start-ups, como o Zurich Innovation Championship. Além do networking e dos prémios, esta é uma oportunidade de aprender mais e de ganhar apoio para o lançamento da sua ideia no mercado.

 

4. Paixão e energia (para prosperar entre o caos e a falta de recursos)

Numa start-up em início de vida, o tempo é quase sempre escasso e os recursos financeiros são diminutos. Em paralelo, são comuns as dificuldades na implementação de métodos e de processos, com alguma desorganização e caos pelo meio.

Perante este cenário, é importante que, como empreendedor de sucesso, tenha paixão e energia para dar e vender e resiliência suficiente para conseguir lidar com as dificuldades. Os empreendedores adoram o que fazem. É desta paixão que retiram a energia necessária para continuar a remar, para pôr sempre a proteção da empresa em primeiro lugar e para confiar no resultado de todos os esforços. Evite, no entanto, que a sua paixão pelo que faz o faça olhar para a sua start-up com demasiado romantismo. É que, tal como no amor, é preciso que tenha os pés bem assentes na terra, de forma a antecipar riscos e desenvolver estratégias robustas para os recursos de que dispõe.

5. Um líder adaptável, inovador e que sabe delegar

Uma start-up tem margem para ser bem-sucedida quando consegue alcançar um equilíbrio sólido entre inovação, diferenciação de mercado, partilha, conveniência, relevância, acessibilidade e agilidade para mudar a estratégia (de forma certeira) se for caso disso. Não é uma combinação fácil de encontrar – e por isso há tantas start-ups que acabam por ficar pelo caminho.

Para contrariar as estatísticas, tem de ser o empreendedor certo para orientar a sua start-up em direção a estes fatores de sucesso.  É fundamental que seja um líder visionário, com níveis elevados de criatividade, inovação e ambição. Mas também que seja capaz de se adaptar a uma rota em constante mudança, com ajustamentos da estratégia inicial e cálculo dinâmico dos novos riscos.

Por fim, desenvolva a capacidade de delegar tarefas – em recursos internos e parceiros externos. Um dos riscos operacionais mais comum nas start-ups é o foco único na área nuclear de negócio e nas áreas ligadas diretamente ao Cliente, enquanto outras tarefas essenciais ficam para segundo plano (como a área administrativa, contabilidade ou gestão de riscos, por exemplo). Saber delegar é um sinal positivo de que todas as áreas estão a ter a atenção que merecem e que o trabalho é efetivamente feito.

6. Forte perfil digital num empreendedor de sucesso

Para fazer a diferença na era digital, é aconselhável que desenvolva um perfil verdadeiramente tecnológico. Esta característica é importante para perceber as especificidades do novo produto/serviço que quer lançar no mercado, mas também para melhorar a perceção dos riscos tecnológicos que pairam no dia a dia do seu negócio.

A perda de informação digital crítica (incluindo, por exemplo, as especificações de um novo produto), por acidente ou por roubo, pode comprometer a viabilidade da sua start-up e prejudicar a reputação no mercado que tanto custou a construir. Ao estar atento, desde início, à segurança tecnológica do seu negócio, diminuirá riscos de segurança desnecessários e terá margem para implementar estratégias atempadas de proteção digital.  

7. Total obsessão pela satisfação dos seus clientes

Quando crescer é imperativo, todos os clientes contam. Por isso mesmo, a obsessão pela satisfação de cada cliente é uma das características essenciais de ser um empreendedor e de levar a sua start-up ao sucesso. Este é um atributo que faz a diferença no mercado e que permite liderar a inovação do seu negócio tendo em conta as expetativas, necessidades e particularidades do seu público-alvo. Como líder, é importante que transmita esta cultura do cliente transversalmente a toda a equipa e a todos os processos. Só assim é possível transformar consumidores em verdadeiros fãs, que dão valor acrescentado ao seu negócio.

Trata-se de aliar a paixão pelo que faz à paixão pelos clientes. Tenha em atenção, no entanto, certos riscos de ‘mergulhar de cabeça’ nesta relação. Trabalhe em prol da satisfação dos seus clientes, mas não deixe que isso condicione a capacidade de inovação do seu negócio, protegendo-o de se tornar desatualizado no mercado. 

Num mundo tão competitivo como o das start-ups, em que os riscos são múltiplos e a taxa de sucesso é limitada, estas características pessoais fazem a diferença. São competências que o tornam num empreendedor mais resiliente – sem nunca esmorecer do sonho inicial de criar o seu próprio negócio –, mas que também lhe permitem dar mais proteção à sua start-up. Sobretudo porque este é o propósito e a paixão que o movem, todos os dias do ano.