Tempestades: como podemos proteger-nos?
ProteçãoArtigo30 de janeiro de 2024
As tempestades são fenómenos cada vez mais frequentes em Portugal. E severos – tendo em conta os danos que podem provocar na sua casa. Conheça os nossos conselhos para se proteger e partilhe este artigo com os seus familiares e amigos.
As tempestades são fenómenos naturais que suscitam tanto fascínio como receio. Manifestam-se de formas diferentes e, por isso, cada tempestade é única, com as suas próprias características, assim como potenciais consequências. Estimam-se que ocorram, anualmente, cerca de 16 milhões em todo o mundo. Apesar de já estarmos munidos das mais variadas ferramentas de deteção, uma melhor compreensão destes fenómenos continua a ser uma das medidas de proteção mais eficazes.
O que são tempestades?
Uma tempestade é um evento atmosférico caracterizado por ventos fortes, precipitações intensas, relâmpagos e, por vezes – se a temperatura o permitir – granizo. Formam-se a partir de um conjunto de processos atmosféricos complexos, principalmente a interação entre o ar quente e frio e a humidade. O ar quente, como é menos denso que o ar frio, vai subindo pela atmosfera expandindo-se e diminuindo drasticamente a temperatura, o que leva à condensação da humidade e à formação das nuvens. Este processo liberta calor, que por sua vez volta a alimentar a ascensão do ar mais quente, criando correntes ascendentes cada vez mais fortes. Estas nuvens podem crescer e formar uma tempestade.
Diferença entre uma tempestade e chuva
Antes de clarificarmos as diferenças entre os tipos de tempestades, é importante perceber a diferença entre este fenómeno e apenas um clima chuvoso. A chuva é caracterizada pela precipitação de água das nuvens e, por norma, não causa grandes danos ou impactos. As tempestades, por outro lado, envolvem uma variedade mais complexa de elementos atmosféricos, sendo acompanhadas frequentemente por intensas precipitações, ventos fortes e descargas elétricas. São também associadas a sistemas de baixa pressão e podem ser mais destrutivas. De resto, a chuva, se for de uma intensidade leve, é benéfica para a manutenção do ciclo da água.

Quais são os tipos de tempestades?
Apesar de cada tempestade apresentar a sua singularidade, é possível distinguir estes fenómenos através das suas células. Uma célula de uma tempestade refere-se a uma única unidade de tempestade, ou seja, uma massa de ar com um padrão de comportamento distinto. Cada célula tem o seu próprio ciclo de vida, passando pelo estágio de desenvolvimento, maturidade e depois a sua dissipação. Que tipos de tempestades podemos ter então?
• Tempestades de célula simples
Também podem ser designadas por tempestades de massa de ar – são de curta duração e apresentam um reduzido grau de severidade. Geralmente, ocorrem em dias de verão, uma vez que a sua formação está muito dependente de elevadas temperaturas e humidade. Dada a reduzida precipitação e o calor elevado, este tipo de tempestades está muitas vezes na origem de incêndios florestais.
• Tempestades multicelulares
Um dos tipos de tempestades mais comuns, as multicelulares, como têm mais do que uma célula, são mais duradouras e cobrem maiores distâncias. Apresentam uma forte atividade elétrica, desenvolvendo uma grande quantidade de relâmpagos.
• Tempestades supercélulas
Dos tipos mais raros de tempestades, as supercélulas são fenómenos raros, mas extremamente potentes, distinguindo-se dos outros tipos pela sua estrutura e comportamento dinâmico. Uma característica que define uma tempestade supercélula é a presença de um mesociclone – uma corrente de ar ascendente rotativa e de grande escala que confere à tempestade uma enorme estabilidade e longevidade. Este tipo de tempestade é responsável por fenómenos climáticos extremos como tornados, chuvas de granizo e tufões.
O que fazer em caso de tempestade?
Manter-se em segurança durante uma tempestade exige mais do que apenas uma compreensão dos fenómenos em questão. É igualmente importante saber quais as melhores medidas de segurança a adotar, independentemente de estar no conforto da sua casa ou no exterior.
Em casa
Apesar de estar mais protegidos dentro da sua habitação, estes fenómenos podem também causar danos materiais graves.
• Mantenha-se informado
Procure estar atento às informações da Proteção Civil e da Comunicação Social, de modo a estar atualizado sobre alterações meteorológicas significativas que possam surgir.
• Verifique a estrutura da sua casa
Antes de ocorrer uma tempestade, é importante verificar a resistência do telhado, das janelas e das portas da sua habitação. É importante manter as caleiras, os ralos de varandas e os terraços limpos e desentupidos.
• Tenha em atenção as árvores mais próximas
Analise a área em redor da sua casa e identifique as árvores e ramos que podem potencialmente cair e causar danos estruturais.
• Instale um sistema de proteção contra relâmpagos
Ao estar dentro de casa encontra-se protegido contra relâmpagos, mas estes podem cair sobre a estrutura da sua habitação e causar danos elétricos. De forma a minimizá-los, instale um sistema de proteção contra relâmpagos, como por exemplo um para-raios ou um SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.
• Identifique um local seguro
Se a tempestade for severa, e mesmo que já tenha feito uma verificação das condições estruturais da sua casa, é importante localizar um local seguro, preferencialmente sem janelas, onde possa proteger-se.
• Desligue todos os equipamentos elétricos
É importante identificar todos os equipamentos elétricos e desligá-los, retirando os cabos das tomadas. Esta medida é importante, pois previne curto-circuitos que podem levar a um incêndio doméstico.
• Crie um kit de emergência
Prepare um kit de emergência que inclua medicamentos, alimentos, água e documentos importantes. É importante ter este kit consigo na zona que identificou como local seguro na sua casa.
No exterior
Se estiver na rua e não conseguir chegar a sua casa sem ter de enfrentar os efeitos da tempestade, não entre em pânico. Existe um conjunto de medidas que pode tomar para se proteger.
• Evite determinados locais para abrigo
Quando estiver à procura de abrigo, evite abrigar-se debaixo de árvores ou outras estruturas que possam ser derrubadas com a força do vento ou que possam atrair relâmpagos. Procure sempre estruturas sólidas e resistentes.
• Tenha cuidado com os cabos elétricos
Durante e principalmente depois da tempestade, mantenha uma distância segura de fios elétricos caídos e postes de eletricidade. Um contacto direto com estes objetos pode levar a uma eletrocussão.
• Permaneça no veículo
Se estiver no seu carro, permaneça dentro do veículo com as janelas fechadas. Desta forma, encontra-se protegido contra os relâmpagos, já que a eletricidade do raio é distribuída pela superfície externa do veículo.
• Evite áreas alagadas
Se estiver a deslocar-se a pé ou de carro, não atravesse áreas inundadas. Por vezes, somos iludidos sobre a real profundidade destas zonas. Além disso, a água pode esconder buracos, cabos elétricos ou outros detritos perigosos.
• Mantenha-se informado
Durante estes fenómenos, é importante manter-se informado sobre o estado do tempo e as previsões das próximas horas. Vão ajudar a que tome as melhores decisões.
• Conheça o plano de evacuação local
É importante conhecer qual é o plano de evacuação da sua área de residência e não se esqueça de seguir todas as ordens e instruções das autoridades locais.Se estiver ao ar livre e não puder encontrar abrigo durante uma tempestade intensa, minimize o contacto com o chão e evite áreas abertas. Nestas situações, coloque-se na posição de segurança: agache-se com os pés juntos, baixe a cabeça e cubra as orelhas para proteger-se contra os efeitos de um raio próximo.

Transforme o seu mundo num lugar mais seguro
A grande generalidade das tempestades em Portugal não são particularmente mortíferas, mas causam danos materiais, sendo por isso importante conhecer quais as melhores medidas que pode tomar, caso se encontre em sua casa ou no exterior. Para além destas recomendações, pode sempre contar com o Zurich Lar Seguro, que lhe permite ter toda a assistência que necessita para lidar com estes fenómenos e outros tipos de catástrofes naturais. Quer ler mais sobre proteção ou sobre cheias e inundações? Temos vários artigos aqui, no Mundo Z.
Esta publicidade é da inteira responsabilidade da Zurich Insurance Europe AG, Sucursal em Portugal. O Zurich Lar Seguro é um seguro multirriscos comercializado pela Zurich Insurance Europe AG, Sucursal em Portugal, segurador do ramo Não Vida, registado na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões com o número 1184. Existem exclusões previstas na apólice. Esta comunicação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida disponível neste website ou em qualquer Mediador Zurich.