Como poupar dinheiro e preparar o futuro com que sempre sonhou
Literacia FinanceiraArticle8 de junho de 2020
Tem dúvidas sobre como poupar dinheiro e garantir um futuro de qualidade, à prova de imprevistos? Conheça algumas das estratégias essenciais a ter em conta.
Como se vê daqui a 10, 20 ou 30 anos? Quaisquer que sejam os seus objetivos para o futuro, a garantia de qualidade de vida é, certamente, uma prioridade. A poupança é a melhor forma de assegurar o seu futuro, com todas as condições que merece, seja a pensar já na idade da reforma, seja para assegurar o bem-estar financeiro em caso do surgimento de doença grave ou invalidez profissional. Comece desde já: planeie, defina objetivos e trace as suas estratégias sobre como poupar dinheiro.
Preparar um futuro com todo o conforto exige um plano de longo prazo para toda a família, a implementar em diversas frentes. É importante, por exemplo, estabelecer um orçamento familiar, comprometer-se - e cumprir - com um objetivo de poupança regular e escolher uma solução de aforro que responda às suas necessidades. A almofada financeira que vai alcançar permitir-lhe-á, por exemplo, complementar uma pensão da Segurança Social, dando-lhe maior segurança – a si, à sua família e a outros cuidadores que o apoiem em caso de doença séria ou invalidez. Perante a incerteza do futuro, o melhor é jogar pelo seguro.
Tem dúvidas sobre como poupar dinheiro para o futuro? Siga estas 7 dicas
Para o apoiar na seleção dos seus planos de poupança, a Zurich Portugal propõe-lhe algumas sugestões para economizar e preparar o futuro, garantido uma reforma tranquila ou a proteção em caso de doenças grave ou invalidez.
1. Prepare um orçamento familiar, listando todos as receitas e despesas regulares e pontuais. A partir daqui, identifique oportunidades de como poupar dinheiro no seu agregado familiar.
2. Defina um objetivo de poupança realista, em termos de intervalo temporal e montante esperado. Depois, estabeleça um compromisso de poupança regular que lhe permita chegar ao seu objetivo.
3. Pague primeiro a si próprio. Ou seja, reserve a quantia de poupança assim que recebe o seu ordenado e mesmo antes de pagar as contas do mês.
4. Para uma poupança mais eficaz, procure uma solução de aforro junto de entidades especializadas, como, por exemplo, um segurador ou um banco.
5. Compare as diferentes soluções existentes no mercado – Seguros de Poupança, Seguros de Investimento, Plano Poupança Reforma (PPR), por exemplo. Escolha a que melhor se adapta ao seu perfil de risco.
• Os Seguros de Poupança ou Investimento são soluções que funcionam como uma rede de proteção financeira face a imprevistos, como invalidez ou doenças graves. O montante de poupança e investimento é livre e o valor acumulado pode ser utilizado sempre que necessário.
• Na sua maioria, os PPR são produtos de investimento ligados a fundos (conhecidos como “unit-linked”, seguros ligados), com benefícios fiscais e que oferecem a possibilidade de acumulação dos rendimentos. Destinam-se a quem pretende constituir o seu complemento de reforma individual a médio e longo prazo.
6. Faça uma análise rigorosa das soluções de aforro disponíveis, tendo em conta:
• Rentabilidade dos produtos;
• Encargos de gestão dos produtos;
• Enquadramento fiscal;
• Condições de reembolso, antecipado ou não, dos montantes entregues ou da poupança.
7. Tente antecipar cenários futuros. Faça a simulação de quanto vai receber na sua reforma.
Porque merece garantir o seu bem-estar financeiro – e da sua família – em qualquer situação que a vida lhe reserve, comece hoje a preparar o futuro. Saber como poupar dinheiro e quais as melhores estratégias a seguir permitem-lhe estar mais tranquilo no futuro e salvaguardado perante o inesperado.
Esta comunicação é da inteira responsabilidade da Zurich - Companhia de Seguros Vida, S.A.