Dicas de poupança
Literacia FinanceiraArticle22 de outubro de 2024
A preocupação com a reforma faz parte das nossas vidas.
Os Planos de Poupança Reforma são vistos com bons olhos por muitos portugueses, e é um dos instrumentos de poupança disponíveis com vários benefícios, que permite rentabilizar o seu dinheiro.
Além disso, proporcionam acesso a outras oportunidades de investimento , benefícios fiscais, e uma tributação mais favorável comparada a outros produtos.
O que é um PPR?
Um Plano de Poupança Reforma é um instrumento financeiro que permite rentabilizar o seu dinheiro a longo prazo, para que possa complementar a sua reforma.
A partir de que idade posso susbcrever?
A idade mínima de subscrição é 18 anos e a máxima é de 94 anos.
Que tipos de PPR existem?
Existem 2 tipos de PPR, Fundos PPR e Seguros PPR. Os Fundos PPR são investimentos com diferentes níveis de risco. Pode escolher entre fundos sem risco, com garantia de capital e rendimento mas possivelmente com baixa valorização, ou fundos de maior risco, que oferecem maiores potenciais e retorno.
Que benefícios fiscais posso obter ao investir num PPR?
Em sede de IRS, os valores aplicados em PPR dão direito a um benefício fiscal de 20% do valor investido, o qual poderá traduzir-se, consoante a idade do subscritor, numa poupança fiscal até 400€ por ano.
Qual o PPR mais indicado para mim?
A escolha de um PPR depende do perfil de investidor e dos seus objetivos. Perfis mais jovens têm propensão para assumir riscos maiores, pois têm mais tempo para recuperar eventuais perdas, enquanto que perfis mais séniores podem ter preferência para evitar riscos.
A subscrição tem custos?
Consoante o produto que escolher, poderá ser cobrada uma comissão de subscrição. Geralmente é uma percentagem do valor investido. Existe também uma comissão de gestão, que é descontada anualmente da rentabilidade do fundo.