Como escolher o seguro automóvel mais adequado para si?

Proteção | Artigo | 30 de dezembro de 2020

Um seguro automóvel protege-o a si, à sua família e ao seu automóvel num conjunto vasto de imprevistos. Descubra como escolher a melhor solução.

Como é bom viajar serenamente, sem preocupações e sem atrasos, conseguindo encontrar o caminho certo e chegar ao destino. Tal como o cinto de segurança, o seguro automóvel é imprescindível para o proteger a si, a quem leva consigo no carro e até o que transporta na bagagem.

Com o seguro automóvel adequado saberá que está sempre amparado perante pequenos ou grandes incidentes: furar um pneu a caminho de uma reunião importante, sair de casa e encontrar o carro danificado por desconhecidos ou ficar apeado por uma avaria no motor do seu automóvel na ida para férias com a família e de porta-bagagens cheio. Viajar de carro é também conhecer, de perto, estes e outros imprevistos, que são mais frequentes do que gostaríamos.

O seguro automóvel não evita estes momentos, mas confere-lhes alguma serenidade, permitindo-lhe proteger o seu automóvel através de variadíssimas valências, como por exemplo, a assistência em viagem, serviços de reparação ou veículo de substituição.

Existem dois tipos principais de seguro automóvel: o de responsabilidade civil e o de danos próprios.

  • Seguro de responsabilidade civil

 Esta é a cobertura do seguro automóvel obrigatória por lei e também conhecida como “seguro contra terceiros”. Com esta cobertura, estará salvaguardado em caso de sinistro: os danos decorrentes do acidente (tanto materiais, como lesões no outro condutor e ocupantes) serão pagos pelo segurador. O outro condutor é também obrigado a ter uma cobertura semelhante, para que possa pagar os seus eventuais danos. Esta cobertura base pode ter algumas variantes, incluindo extras como a assistência em viagem, às pessoas e ao veículo, e até apoio jurídico em situação de litígio.

  • Seguro de danos próprios

Conhecido como “seguro contra todos os riscos”, o seguro de danos próprios é facultativo e cobre outro tipo de danos. Funciona como uma proteção adicional e robusta em circunstâncias que vão muito além do seguro de responsabilidade civil: desde roubos e vidros quebrados até quedas de raios ou de árvores em caso de tempestade, atos de vandalismo por desconhecidos ou o desaparecimento, por completo, do veículo.

As ofertas de seguro automóvel podem variar muito entre si, quer no que toca às coberturas base e complementares como ao preço a pagar. Há vários fatores que podem influenciar o preço, como a idade do veículo, do condutor e os quilómetros percorridos anualmente.

Para que possa escolher um seguro automóvel que se adapte ao que precisa – garantido uma proteção à sua medida – siga estas três dicas:

  1. Avalie as suas necessidades
    Antes de escolher um seguro, é muito importante avaliar o seu caso concreto e encontrar o equilíbrio perfeito entre as suas necessidades e o preço que está disposto a pagar. O seguro que contratar deve cobrir todas as suas necessidades, nem mais, nem menos. Tenha também em consideração se o seu veículo é recente, de uma gama mais alta ou tem muita utilização – todos estes fatores contam na avaliação.
  2. Tenha atenção ao valor a pagar e ao que está coberto
    Os seguros com as coberturas mais amplas conferem maior proteção e, por esse motivo, têm diferentes custos - é fulcral avaliar as necessidades e o preço a pagar pela proteção (quantia periódica que paga ao segurador, conhecida como o prémio do seguro). Deve também ter em conta o valor que ficará a seu cargo, em caso de sinistro – a chamada franquia – e as exclusões, que são todos os cenários em que o seguro não pode ser ativado.
  3. Faça uma comparação detalhada das ofertas de mercado
    Tendo em conta que se trata da sua proteção pessoal e da sua família, assim como uma salvaguarda para o investimento que fez no seu automóvel, não escolha um seguro automóvel de ânimo leve. Pesquise com calma, avalie a credibilidade e experiência dos seguradores no mercado, faça perguntas e peça simulações. Com tempo, encontrará a solução perfeita para si. Depois de seguir todos estes passos, poderá tomar uma decisão mais informada e consciente sobre o seu seguro automóvel. Resta-lhe, seguir viagem com a melhor proteção.