Cuidados a ter com os pneus: 5 dicas fundamentais
ProteçãoArtigo23 de fevereiro de 2022
A manutenção dos pneus do carro é um fator determinante para a sua segurança e a da sua família. Confira alguns conselhos para garantir um melhor desempenho dos seus pneus e garantir uma viagem mais segura para todos.
Imagine uma viagem de fim de semana em família. O dia corre como planeado, conduz o seu carro ao longo de paisagens maravilhosas, experimenta novos sabores e descobre novos lugares. Depois de um dia em pleno chega a hora de pegar no carro e regressar a casa.
Na viagem de regresso, o veículo à sua frente faz uma travagem inesperada que o obriga a interromper a marcha. Todavia, por mais que pise o travão, o seu carro continua a deslizar e acaba por ter um acidente. Felizmente não houve feridos, mas o seu dia perfeito torna-se subitamente numa dor de cabeça com custos elevados para a sua carteira e bem-estar.
A verdade é que, provavelmente, tudo isto poderia ter sido evitado se tivesse cuidado dos pneus do seu automóvel, através de uma manutenção periódica e de um conjunto de estratégias para prolongar o tempo de vida útil dos pneus.
Por serem o único contacto entre o veículo e o solo, a conservação e manutenção dos pneus é fulcral para a proteção e segurança de todos – condutores, passageiros, transeuntes e veículos com quem nos cruzamos.
5 dicas para preservar os pneus do seu carro
Não existe um prazo de validade definido para os pneus. Existem sim vários fatores que afetam o seu desempenho, tais como os hábitos de condução, as condições da estrada, o clima, a configuração e a utilização indevida. Descubra alguns cuidados básicos que o vão ajudar a aumentar a vida útil dos seus pneus.
1. Verifique a pressão com regularidade
A pressão é dos cuidados mais importantes que pode ter com os pneus, pois tem vários efeitos na condução como na travagem, nas curvas e no consumo de combustível. Um pneu com a pressão correta evita o desgaste prematuro, reduz o risco de perder o controlo do carro e ajuda a poupar no combustível. Verifique a pressão dos pneus mensalmente e antes de grandes viagens, seguindo as recomendações no manual da sua viatura. Este hábito trará vantagens não só a nível financeiro como irá também contribuir para a sua segurança.
2. Tome atenção ao alinhamento da direção
Por mais cuidadosa que seja a sua condução, às vezes é inevitável passar por um buraco ou bater com as rodas no passeio. Quando isso acontece o alinhamento da direção pode sofrer alterações. Com o tempo, estas alterações acabam por ser significativas, o que torna a condução mais difícil e o consumo de combustível maior. Sempre que sentir o veículo a desviar-se mais para um dos lados faça uma verificação numa oficina especializada.
3. Substitua as válvulas
As válvulas mantêm a pressão de ar correta no interior dos pneus. Apesar de serem bastante resistentes, acabam por se desgastar com a rotação dos pneus ao longo da condução. Ao trocar de pneus, faça também a alteração das válvulas. Caso não as substitua, podem surgir outros problemas associados aos pneus antecipadamente e com maior frequência, bem como a necessidade de os substituir antes de tempo.
4. Verifique o desgaste dos pneus
Para garantir que os pneus estão em condições de circular é imperativo verificar o seu desgaste, sobretudo no inverno. De acordo com o artigo 6.º do decreto regulamentar n.º 7/98, o mínimo de relevo para um pneu de automóvel ligeiro deve ser de 1,6mm. Caso esteja abaixo desse valor, é sinal que precisa de fazer a troca. Faça a verificação da profundidade dos sulcos dos seus pneus uma vez por mês ou antes de viagens longas. Para tal, estacione o veículo numa superfície plana e rode a direção dos pneus para um dos lados de forma a conseguir ver a superfície do pneu. A medição deve ser feita no exterior, centro e interior de cada pneu.
5. Evite maus hábitos de condução
Por mais que procure seguir as recomendações anteriores, todo o seu esforço será em vão caso tenha hábitos de condução incorretos. Tenha atenção ao excesso de velocidade, evite arranques rápidos, travagens abruptas e condução em estradas em mau estado. Não ignore ruídos ou vibrações e consulte um profissional caso surja uma alteração no comportamento do veículo.
Quais as consequências de circular com pneus em mau estado?
Carros que circulam com pneus danificados colocam em perigo a segurança rodoviária porque representam um maior risco de acidentes. Existem três principais causas e situações que justificam muitos dos sinistros que resultam do uso de pneus em más condições:
Aquaplaning – Em dias de chuva, os pneus desgastados podem deixar de ter tração ao solo e levar à perda do controlo do carro.
Aumento da distância de travagem – Um pneu sem sulcos significa menos aderência ao solo, especialmente se o piso estiver molhado.
Subviragem ou sobreviragem – O carro não vira da forma que o condutor pretende, logo, menos controlo na viatura.
Para além de ser extremamente perigoso, circular com um pneu desgastado pode dar direito a uma multa pesada que, segundo o artigo 114º do Código da Estrada, pode variar entre os 250€ a 1250€.
Transforme o seu mundo num lugar mais seguro
Não coloque a sua segurança – e a de quem o rodeia – em perigo. Cuidar regularmente dos pneus do seu carro é simples e pode fazer toda a diferença.
Caso tenha alguma questão, entre em contacto com um profissional qualificado. Lembre-se: ao zelar pela manutenção do seu carro vai poder desfrutar das viagens em família, sem preocupações inesperadas.