Férias de automóvel: 7 conselhos para uma viagem segura

Proteção | Artigo | 28 de julho de 2021

Férias em família implicam, muitas vezes, centenas de quilómetros de automóvel até chegar ao destino escolhido para passar momentos inesquecíveis. Se é o seu caso, tome nota de alguns cuidados para assegurar maior segurança nas suas férias de automóvel.

Quando as férias batem à porta, muitos portugueses optam por fazer férias cá dentro. Alguns rumam ao sul, ao encontro das praias do Alentejo Litoral e do Algarve. Outros tantos partem em direção ao interior ou ao norte do país. Em comum levam na bagagem a ânsia de desfrutar de uns dias de descanso, perto da natureza ou da praia, e fora da sua residência habitual. Existe ainda um denominador comum: quando o destino é Portugal, a maioria das famílias faz férias de automóvel.

Se faz parte daqueles que elegem o automóvel como meio de transporte preferencial de férias e prepara-se para aproveitar merecidos tempos de lazer, é importante assegurar que o seu automóvel apresenta todas as condições para fazer uma viagem segura. Até porque, com mais quilómetros, mais calor e mais bagagem do que o habitual, torna-se ainda mais importante garantir que o carro está pronto para rumar à estrada – sem surpresas desagradáveis que podem impactar as férias de toda a família.
Com os devidos cuidados, as férias de automóvel que tem pela frente vão tornar-se mais seguras. Consulte os conselhos que lhe recomendamos e prepare-se da melhor forma para a viagem.

Playlist “Em viagem”. A Zurich dá-lhe a banda sonora para a sua viagem. Ouça aqui a playlist que criámos e desfrute de uma viagem ainda mais agradável, sempre em segurança.

 

Conselhos para ter umas férias de automóvel seguras

1. Analise a pressão dos pneus: Um dos elementos que interfere na segurança do carro são os pneus. Por essa razão, a pressão deve ser monitorizada mensalmente. Antes de partir de férias de automóvel, verifique a pressão correta dos pneus do seu carro, para que esteja ajustada ao número de passageiros, bem como ao peso da bagagem transportada. Verifique, ainda, o estado e o nível de desgaste dos pneus.

2. Dê prioridade à manutenção: Além dos pneus, existe uma série de variáveis do automóvel que devem ser verificadas antes de ‘fazer-se à estrada’. Idealmente deverá verificar a manutenção do automóvel para garantir que os principais componentes estão a funcionar corretamente. Se mantém, no dia a dia, o seu automóvel parado por períodos prolongados, este conselho reveste-se de especial importância: não deixe de contar com o apoio especializado de uma oficina ou com a ajuda do seu mecânico. Preste atenção ao nível do óleo – que deverá ser verificado quando o motor estiver frio e o carro parado num local plano, sem inclinações –, ao nível do líquido de refrigeração, ao estado das correias e ao estado da bateria.

3. Verifique e torne a verificar os básicos: Os travões estão a funcionar corretamente? As escovas do limpa-para-brisas estão em bom estado? Todas as luzes estão operacionais? Lembre-se de fazer um teste geral aos aspetos básicos do seu automóvel, antes da partida. Afinal, mais vale confirmar e reconfirmar que tudo está em boas condições do que ser surpreendido em plena viagem.

4. Acondicione bem a bagagem:
As boas regras do acondicionamento de bagagem recomendam que se coloque primeiro as peças de bagagem mais pesadas, deixando as mais leves para o final. Caso o nível de carga de bagagens fique acima do encosto do banco de trás, deverá usar uma rede de compartimento, para evitar que a carga se disperse em caso de travagem brusca – e possa, assim, causar danos. Se tem muita carga para transportar, uma alternativa passa por recorrer a uma caixa de bagagem transportada no tejadilho. Ao optar por esta solução, lembre-se de verificar o peso, a largura e o comprimento máximos que a caixa pode ter.

5. Não se esqueça de levar os documentos: Antes de pôr as mãos ao volante, certifique-se de que leva consigo os documentos do automóvel, bem como os documentos dos passageiros. Porque os imprevistos não escolhem hora ou dia é importante levar consigo o número da apólice do seu seguro automóvel, para o caso de ser necessário acioná-lo.

6. Estude bem o trajeto: Para garantir uma viagem mais tranquila, estude o percurso e as paragens que irá fazer pelo caminho e calcule o tempo da viagem. A tecnologia pode ajudá-lo: algumas aplicações móveis identificam os caminhos mais rápidos e os locais mais adequados para parar. Evite fazer percursos muito longos nas horas de maior calor ou trânsito, especialmente se viajar com crianças ou com animais de estimação.

7. Proteja os seus filhos: Se vai viajar com crianças assegure-se que elas estão corretamente sentadas na cadeira ou no banco elevatório. Confirme se os assentos estão bem fixos e instalados e, se possível, os vidros deverão estar protegidos com cortinas para-sol. Não se esqueça de levar água para o percurso e brinquedos para entreter os mais pequenos.

Porque a sua segurança e a da sua família estão em primeiro lugar, é importante ter em conta estes cuidados preventivos antes de seguir viagem. Tudo para garantir umas férias de automóvel tranquilas, revigorantes e sem sobressaltos.

Se está de malas feitas, votos de uma boa viagem e umas boas férias.