Como tornar a sua casa mais eficiente?

Proteção | 31 de janeiro de 2022

Existem diversos cuidados que pode ter para tornar a sua casa mais eficiente em termos energéticos. Conheça aqui alguns conselhos que vão tornar o seu lar mais confortável, aconchegante e amigo do ambiente.

Tornar a sua casa mais eficiente do ponto de vista energético pode exigir algumas alterações ao seu estilo de vida e um investimento de tempo e dinheiro. Mas este esforço tem um retorno garantido: a redução do consumo de energia e, por conseguinte, a diminuição das emissões de gases de efeito de estufa. Ou seja, uma casa eficiente contribui para a sustentabilidade do nosso planeta.

 

Casa_Eficiente_MundoZ_Zurich2

 

Todavia, as habitações mais antigas não foram pensadas para serem energeticamente eficientes. Este facto ajuda a explicar a razão pela qual, segundo refere o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), os portugueses vivem em desconforto térmico 95% do ano, tendo de recorrer a equipamentos de aquecimento ou arrefecimento.

 

Assim, é fundamental compreender o que é necessário para assegurar o conforto térmico das nossas casas, mantendo-as com uma temperatura adequada, que contribua para o bem-estar de todos.

 

7 conselhos para tornar a sua casa mais eficiente

 

Apesar de o certificado energético ser importante, obter a informação dada por ele e não agir vale muito pouco. Assim, existem cuidados que podem ter um forte impacto nos consumos de energia e tornar a sua casa mais amiga do ambiente. Quer conhecê-los?

 

1.     Aproveite a orientação solar do imóvel

Se estiver prestes a arrendar ou comprar casa, privilegie a orientação a sul, já que recebe mais luz e calor. Idealmente, no lado virado a sul, devem estar as divisões onde passa mais tempo e as maiores janelas, para deixar entrar mais luz e calor do sol no inverno.

 

2.     Invista num bom isolamento

Um isolamento térmico eficaz deve ser uma prioridade: permite-lhe manter uma temperatura interior estável durante o todo o ano, reduzindo a necessidade de recorrer a aquecimento central e/ou ar condicionado para climatizar as divisões. Deverá privilegiar o isolamento da cobertura, seguida das paredes, portas e, por fim, janelas.

 

3.     Opte por janelas eficientes

Uma forma de equilibrar a fatura energética passa pela instalação de janelas com vidros duplos que permitem o isolamento térmico. Estas devem ter caixilharia em PVC, por forma a manter o ambiente isolado e evitar perdas de calor que se traduzem em gastos acrescidos no aquecimento. 

 

4.     Escolha eletrodomésticos de baixo consumo

Os eletrodomésticos representam uma fatia significativa do consumo de energia. Apesar de serem mais caros, os equipamentos com a etiqueta A, A+ ou A++ são os mais eficientes e um investimento que compensa a longo prazo. Outra forma de controlar a energia é desligar os aparelhos que não precisam de estar continuamente a funcionar, através de uma tomada com botão ON/OFF. Desta forma, eliminará os consumos do modo standby.

 

5.     Escolha lâmpadas LED

Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo consumo, como as LED. Apesar de serem mais caras, são muito mais eficientes e duradouras e a poupança final é considerável.

 

6.     Instale painéis solares

Apesar de o investimento inicial representar algum esforço financeiro, a utilização de energia solar pode levá-lo a reduzir 60% no consumo. Se tem uma moradia pode, à partida, instalar:

  • um sistema solar térmico – utiliza a energia solar para aquecer diariamente a água que é acumulada num depósito;
  • um sistema solar fotovoltaico – capta a luz solar e transforma-a em energia elétrica que pode ser utilizada instantaneamente na casa.

7.     Aposte na eficiência do aquecimento da casa e das águas

Invista em aparelhos de boa qualidade e elevada eficiência energética, como um ar condicionado, já que é cerca de quatro vezes mais eficiente do que um aquecedor elétrico. É igualmente importante escolher uma solução de aquecimento de água eficaz, optando por bombas de calor ou termo acumuladores, que conseguem reduzir mais de 50% do consumo de energia para aquecer a água.

  

Quais os benefícios das casas eficientes?

 

·       Economia no consumo de energia

·       Maior conforto térmico

·       Valorização da casa

·       Redução da pegada de carbono

·       Redução da pegada hídrica

·       Redução da poluição sonora

 

Casa_Eficiente_MundoZ_Zurich3

 

Faça parte desta mudança

 

A aposta na eficiência energética do seu lar é um passo determinante rumo a um futuro mais sustentável. Lembre-se: é possível melhorar o seu conforto e bem-estar, reduzindo simultaneamente o impacto ambiental da sua habitação. E, para finalizar, um último conselho: saboreie os melhores momentos em família, aconchegados pelo carinho que vos une e pelo conforto da  casa.