Cuidados ao pedalar: como evitar lesões quando anda de bicicleta

Saúde e Bem-estar | Artigo | 21 de abril de 2021

Andar de bicicleta é para muitas pessoas uma atividade que proporciona um elevado nível de bem-estar físico e mental. Mas, para evitar o risco de lesões, é importante ter em conta alguns cuidados ao pedalar. Conheça-os.

A preferência pelas duas rodas é, cada vez mais, um estilo de vida e uma alternativa sustentável, tanto nos passeios urbanos do dia a dia, como para fins de semana e tempos livres repletos de adrenalina, contacto com a natureza e recusa do sedentarismo. No entanto, para garantir que desfruta dos passeios de bicicleta com toda a segurança, é imprescindível ter em conta alguns cuidados ao pedalar.

 

Os principais benefícios e as lesões mais comuns

Qualquer que seja a utilidade que cada pessoa lhe dá, andar de bicicleta traz diversos benefícios para o corpo e a mente. Além de ser uma atividade maioritariamente praticada ao ar livre, o que permite o contacto com a natureza, aliviando o stresse e aumentando o bem-estar psicológico, andar de bicicleta também ajuda a criar laços de relacionamento com outros praticantes. Pedalar é ainda um excelente exercício para ajudar a queimar calorias e para diminuir o risco de problemas cardiovasculares, melhorando os índices da função cardiorrespiratória.

Mas, tal como acontece em qualquer atividade física, o ciclismo não está isento de riscos. Entre as lesões mais comuns estão as causadas pelas quedas. E neste campo, destacam-se os ferimentos na cabeça e as fraturas das clavículas. Já as pessoas que fazem uso intensivo desta prática desportiva apresentam, por vezes, dores cervicais e lombares ou nos joelhos. Veja como pode evitar estes problemas.

 

Cuidados ao pedalar: Como garantir o seu bem-estar?

  • Faça o aquecimento: à semelhança de outras práticas desportivas também é aconselhável "aquecer" o corpo antes de iniciar um percurso de bicicleta. É conveniente fazer alongamentos e trabalhar os músculos das pernas, a zona lombar e também o pescoço.
  • Comece devagar: é importante começar a volta devagar, com poucas elevações, dando assim tempo para o corpo se habituar ao esforço físico. Ao longo do tempo, as voltas vão contribuir para ganhar resistência. Caso só agora vá iniciar a prática de bicicleta ou esteja de regresso após algum tempo parado, assegure-se de que mantém uma carga menor em termos de distância e dificuldade do percurso nos primeiros treinos, aumentando depois gradualmente.
  • Proteja-se: quem anda de bicicleta sabe que as quedas podem ser mais frequentes do que o desejável, por isso, o uso de capacete de proteção é fundamental para evitar lesões na cabeça. Não se esqueça também do colete ou roupa refletora, das luvas e, eventualmente, de proteções para os joelhos e cotovelos. O uso de óculos adequados também é importante para proteção dos raios solares, de poeiras e insetos.
  • Cuidado com a postura: uma postura demasiado curvada pode contribuir para o surgimento de dores lombares.
  • Tome atenção à alimentação e à hidratação: antes de começar a pedalar deve evitar alimentos muito pesados, que dificultem a digestão (ex: fritos), optando antes por alimentos mais leves, como a fruta. Ao mesmo tempo é importante manter a hidratação do corpo, bebendo água com frequência enquanto pedala.
  • Alongamentos: no final do percurso, dedique algum tempo aos alongamentos para diminuir o risco de lesões. Pode fazê-lo de forma mais intensa do que no aquecimento, prestando especial atenção a exercícios que trabalhem os músculos das pernas, costas (zona lombar), braços, punhos, mãos e pescoço.

 

Recomendações a ter em conta com a manutenção da sua bicicleta

  • Escolha a bicicleta certa para si: muitas vezes a escolha da bicicleta tem em conta o fator estético e não a sua finalidade. Deverá escolher uma bicicleta que se adeque ao uso que lhe quer dar. Por exemplo: quer ter uma bicicleta para uns breves passeios urbanos ao fim de semana, ou para percorrer percursos montanhosos? Recorra a uma loja especializada para lhe darem o maior apoio na seleção do modelo mais adequado para si.
  • Verifique a altura do selim: este é um dos erros mais comuns e que provocam mais danos nos joelhos. O selim não deve estar nem muito alto, nem muito baixo. Se estiver muito baixo, os joelhos estarão muito flexionados, o que pode contribuir para o aparecimento de dores no joelho.
  • Torne a sua bicicleta mais segura: para evitar acidentes, equipe a sua bicicleta com campainha, espelhos refletores e luzes. Ajuste também regularmente parafusos, guiador e outros componentes, de forma a aumentar a segurança do veículo.
  • Guarde a sua bicicleta de forma adequada: idealmente num ambiente fechado, protegida dos elementos naturais (sol, chuva e vento), da humidade e de agentes corrosivos ou oxidantes. Garanta as necessárias limpezas regulares e a lubrificação das partes móveis da bicicleta.
  • Não se esqueça das idas ao “médico”: tal como um humano, a sua bicicleta também precisa de check-ups. Caso note alguma irregularidade na sua bicicleta (barulhos, trepidações estranhas ou outras), leve-a a uma oficina especializada.

 

A importância de ter um seguro que o proteja enquanto pedala

Porque os imprevistos podem acontecer mesmo durante um simples passeio de bicicleta em família, para se proteger face a estes riscos poderá contratar um seguro específico para ciclistas, como é o caso da solução Zurich Ciclista, que lhe dá proteção financeira em caso de acidente, assim como a possibilidade de assistência. Para além de bicicletas, o Zurich Ciclista garante também bicicletas e trotinetas, elétricas ou não e garante ainda o segurado que conduza qualquer bicicleta ou trotineta, elétrica ou não.

 

Não se esqueça destes cuidados ao pedalar para se certificar que o seu passeio de bicicleta é feito com toda a segurança e garantindo o seu bem-estar físico e mental. Comece já hoje a pedalar com mais proteção, com a Zurich perto de si.