Exercício físico: Como evitar as lesões desportivas mais comuns

Saúde e Bem-estar | Artigo | 26 de fevereiro de 2021

A Organização Mundial de Saúde recomenda entre 150 a 300 minutos por semana de atividade física aeróbica para os adultos. Abrace a recomendação e comece uma vida mais saudável, evitando as lesões desportivas mais comuns.

Seja por gosto inato, seja pela necessidade de fintar o sedentarismo, começar uma atividade física é iniciar um estilo de vida mais saudável. As opções são variadas – dos desportos de combate à dança, da corrida ao ténis, da escalada ao surf, entre tantas outras – e adaptam-se às preferências de cada um, seja em ambiente indoor ou outdoor. Ainda assim, qualquer que seja a atividade escolhida, comece com o pé direito e evite lesões desportivas que possam prejudicar a sua saúde e a prática desportiva regular.

Embora não restem dúvidas sobre os benefícios da prática desportiva, é importante que os treinos sejam executados de forma correta e adaptada às condições físicas de cada pessoa e, de preferência, acompanhados por um profissional. Conheça os principais benefícios da prática desportiva e tome nota de alguns conselhos para evitar lesões.

 

Os benefícios da prática desportiva

Bom para o corpo, benéfico para a mente. Começar uma atividade desportiva de forma regular é uma ponte para uma vida mais saudável, a nível físico e mental. Os benefícios são muitos, desde a diminuição da gordura corporal, fortalecimento da massa muscular, redução da incidência de hipertensão, aumento da sensação de bem-estar e, entre outros, a diminuição dos níveis de ansiedade e depressão. Além disso, há uma estreita ligação comprovada entre a prática desportiva e a prevenção de várias doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2 e alguns tipos de cancro.

 

As lesões desportivas mais comuns

Para quem é sedentário e só agora começa a estar mais desperto para a importância da atividade física, a Organização Mundial de Saúde deixa um conselho: "Praticar alguma atividade física é melhor do que nenhuma. Os adultos devem começar com pequenas quantidades de atividade física e aumentar gradualmente a frequência". O objetivo desta recomendação é simples: evitar lesões desportivas causadas pela má execução de exercícios ou pela realização de uma prática desportiva com uma intensidade exagerada. Entre as lesões mais comuns estão:

  • Entorses e ruturas de ligamentos;
  • Estiramentos e distensões musculares;
  • Lesões articulares (ex: luxações).

Uma das causas possíveis para estas lesões é a falta de preparação física. Dessa forma, se é uma pessoa sedentária, deverá começar por fazer exercícios mais simples, como caminhadas, e ir aumentando a intensidade e o impacto dos exercícios ao longo do tempo, de forma gradual.

Outra explicação para o aparecimento de lesões é a má execução técnica dos exercícios. O uso incorreto dos equipamentos, por exemplo, poderá ter efeitos negativos em pontos sensíveis do corpo, como as costas e os ombros. Por essa razão é importante fazer exercício físico, sempre que possível, acompanhado por um monitor ou treinador que o ajude a garantir a execução correta dos exercícios.

 

Conselhos para evitar lesões desportivas

De forma a aproveitar os benefícios do exercício físico ao máximo e com a maior proteção, deixamos as seguintes recomendações:

  • Escolha roupa confortável e calçado adequado: a roupa escolhida para fazer exercício físico deve ser confortável de forma a não limitar os movimentos. O calçado também deve ser bem ponderado pois é uma peça fundamental para absorver o impacto, proteger as articulações e dar estabilidade.
  • Faça o aquecimento: prepare o corpo para a sessão de exercício físico começando com exercícios de aquecimento que preparem os músculos para o esforço que virá a seguir.
  • Mantenha-se hidratado: os especialistas recomendam beber água para repor os líquidos perdidos na transpiração e facilitar a recuperação do esforço.
  • Escolha exercícios adequados à sua condição: a atividade física deverá respeitar o seu nível de experiência. Para iniciantes da prática desportiva (e mesmo para quem tenha um estilo de vida mais desportivo, mas que esteja a começar uma nova modalidade), é importante que se adapte de forma gradual e que respeite sempre os seus limites e o seu bem-estar. Até porque os benefícios da atividade física advêm mais da regularidade dos treinos do que da carga. Considere recorrer ao apoio de um especialista que o possa ajudar a planear e adaptar-se aos treinos, com o menor risco de lesão.
  • Não se esqueça dos alongamentos: tão importante como a forma como começa a fazer o exercício físico é a forma como termina cada sessão. Assim, deverá prever no final do treino alguns minutos para alongar os músculos ao mesmo tempo que abranda o ritmo cardíaco.

 

E no caso de ocorrer uma lesão desportiva?

Por vezes, nem com a melhor preparação é possível evitar um acidente ou uma carga excessiva sobre o seu corpo. Se sentir dor durante a atividade desportiva, pare imediatamente. Recorra a um aconselhamento clínico especializado e lembre-se sempre que só deve voltar ao desporto depois de curar a 100% qualquer lesão – sob risco de agravar o problema durante mais tempo.

Para que possa contar sempre com a melhor proteção e assistência em caso de acidente durante a prática desportiva amadora, recomendamos que considere contratualizar um seguro específico, como o Zurich Acidentes Pessoais. Um seguro de acidentes pessoais garante-lhe o pagamento de despesas de assistência, despesas de tratamento ou até o pagamento de um subsídio diário em caso de necessidade de internamento hospitalar. Tudo para que possa recuperar rapidamente, com os melhores cuidados e mais preparado do que nunca para voltar aos treinos, sem preocupações adicionais.

 

Agora que está a par dos riscos mais comuns de lesões desportivas – e sabe as melhores estratégias para reforçar a sua proteção em qualquer cenário –, é altura de se dedicar ao exercício, de forma regular. Uma vida mais saudável espera por si.