Desligar do trabalho nos períodos de lazer? Descubra como fazê-los com estas 7 dicas
Saúde e Bem-estarArtigo8 de fevereiro de 2023
Convidámos Madalena Mascarenhas, psicóloga na PULSO, parceira do nosso departamento de recursos humanos, a partilhar algumas sugestões para conseguirmos separar melhor o trabalho dos tempos de lazer. Conheça as dicas que o podem ajudar a desligar do trabalho.
Gostar de trabalhar é bom. Sentir-se envolvido e conectado com a sua organização também. São aspetos positivos, mas podem tornar-se um problema quando ocupam uma grande fatia do seu tempo e não deixam espaço para o resto, pois estar permanentemente “on” no trabalho significa estar “off” no resto da sua vida. Não desligar do trabalho aumenta o conflito trabalho-família, a fadiga, os sintomas depressivos e o burnout.
Por outro lado, quando se desliga há maior satisfação com a vida, bem-estar e saúde, melhor qualidade de sono e menor exaustão física e emocional. Quem desliga tem, ainda, maior produtividade, engagement e até criatividade. Por estes motivos, é muito importante conseguir desligar, ou seja, não ter comportamentos ou pensamentos relacionados com o trabalho durante o seu tempo de lazer.
Ora, então, como o podemos fazer? Descubra com estas 7 dicas:
1. Defina e cumpra um horário de trabalho.
2. Antecipe o seu fecho de dia: coloque um alarme para meia hora antes do fim do dia, de forma a ter consciência de que vai entrar no “modo de aterragem” e não iniciar tarefas que não podem ser realizadas nesse período.
3. Respeite as suas pausas e torne-as em momentos agradáveis que o afastem mentalmente das suas tarefas, ao ouvir uma música que gosta ou conversar com um colega.
4. Crie uma rotina de transição: escolha um comportamento que dê a pista ao seu cérebro de que está na altura de despir o papel laboral.
5. Resista à tentação de trazer o trabalho para a mesa de refeição. Partilhar um acontecimento é salutar, mas manter a sua atenção nos aspetos negativos traz apenas uma consequência: não usufruir daquela refeição.
6. Pratique regulamente atividades gratificantes (por exemplo, exercício físico, ou estar com amigos) e faça-o com propósito, mantendo a sua atenção na atividade que está a realizar.
7. Evite consultar o email ou telefone de trabalho fora do seu horário de expediente. Caso tenha de o fazer, defina um momento específico para tal. E lembre-se: o trabalho não deve ser a última coisa que vê ao deitar, nem a primeira ao acordar.
Compreender a necessidade de desligar do trabalho é uma forma de preservar a vida pessoal e familiar, garantindo o seu bem-estar emocional e o dos que o rodeiam. Tornar a sua saúde psicológica e bem-estar em prioridades é fundamental para garantir o tão desejado equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. E, desta forma, todos acabam por ganhar.
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