Etapas para tornar uma boa ideia numa start-up de sucesso

InovaçãoArtigo28 de outubro de 2020

Da ideia de negócio à expansão para outros mercados, descubra as etapas essenciais para lançar uma start-up de sucesso.

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Quer lançar a sua start-up de sucesso, mas não sabe como começar? Planear, passo a passo, a sua estratégia – de uma boa ideia até à escalabilidade do negócio – é a melhor forma de se proteger dos riscos de se lançar num negócio próprio: uma em cada três start-ups não sobrevive ao primeiro ano e menos de metade conseguem alcançar um período de maturidade (cinco anos). Para as que conseguem prosperar, o futuro pode ser promissor – e chegar até, quem sabe, ao patamar dos unicórnios (start-ups avaliadas em, pelo menos, mil milhões de dólares). Em Portugal já existem três: Farfetch, Outsystems e Talkdesk. Será a sua a próxima?

Para o apoiar a mapear o caminho da sua start-up de sucesso, deixamos-lhe algumas das etapas fundamentais para criar e proteger o seu negócio, da ideia até ao lançamento, crescimento e expansão gradual, mercado a mercado.

1. Prepare uma ideia com potencial disruptivo

As boas ideias mudam o mundo. E, no mundo do empreendedorismo, uma ideia disruptiva é a base sólida de uma empresa de sucesso. Mais do que uma ideia interessante, procure uma solução de base inovadora que responda a uma verdadeira necessidade dentro de um mercado alargado (de preferência comum a vários países, a que possa chegar progressivamente). Tenha em conta que a principal razão de falhanço de uma start-up é trabalhar num produto ou serviço que acaba por não responder ao que o mercado precisa. Evite este risco e invista numa ideia com potencial escalável, a partir de uma análise tão rigorosa quanto possível do mercado.

2. Elabore o seu plano de negócios

Com uma ideia sólida de negócio, está pronto para o próximo passo: elaborar um plano de negócios para a sua start-up. Este é o documento que contém as linhas essenciais do projeto, estruturando e defendendo o potencial da sua ideia como base de um modelo de negócio válido. O plano de negócios deverá incluir proposta de valor, alocação dos vários recursos, clientes, análise de mercado, canais de venda, investimento necessário, projeções financeiras e estratégicas de proteção de riscos da sua start-up, entre outros.

Aproveite esta fase de planeamento estratégico para definir o propósito da sua start-up. Criar impacto de forma autêntica para melhorar as comunidades e o planeta - a nível social ou ambiental, por exemplo - traduz a sua consciência sustentável enquanto empreendedor e dá um sentido de missão ao seu negócio. Esta será uma mensagem poderosa que irá unir a sua futura marca, equipa e clientes na vontade comum de fazer a diferença.

3. Crie o núcleo duro da sua start-up de sucesso

A equipa de fundadores é fundamental para uma start-up vencedora. Garanta um núcleo duro na gestão do seu negócio que tenha resiliência para aguentar este caminho e que reúna uma mistura dos seguintes “ingredientes”: experiência, conhecimentos complementares aos seus, talento, paixão, carisma para dar a cara pelo negócio, flexibilidade, visão estratégica, lealdade e foco.

 

4. Apoie-se na experiência de quem sabe

Para minimizar, desde o início, a exposição aos diversos riscos a que as start-ups estão vulneráveis (desde os riscos financeiros e legais aos riscos de uma avaliação errónea do mercado e do potencial da ideia, por exemplo), procure beneficiar da experiência de quem sabe. Para isso, pode juntar-se a um mentor, ou seja, um empreendedor bem-sucedido no setor em que quer atuar e que o pode aconselhar na sua estratégia e a encontrar parceiros, clientes e colaboradores. Além da mentoria, há diversas iniciativas que pode aproveitar para obter aconselhamento: recorra a programas de apoio ao empreendedorismo, incubadoras de empresas, programas de aceleração ou aos diferentes concursos de start-ups existentes, como o Zurich Innovation Championship. Tudo depende da fase em que está o seu negócio e os seus objetivos.

5. Constitua uma empresa e cumpra todas as exigências legais

Cumprir todas as burocracias inerentes à criação de uma empresa protege a sua start-up dos riscos legais existentes. Registe devidamente a patente do seu produto e/ou serviço – para evitar que alguém usurpe a sua ideia – e proceda à criação formal da empresa. Poderá fazê-lo através do balcão Empresa na Hora, que centraliza todos os passos necessários num só local. Para facilitar o processo, poderá procurar aconselhamento no serviço One Stop Shop – Balcão do Empreendedor da Startup Portugal, que presta toda a informação necessária para criar uma empresa, sem custos adicionais.

6. Encontre financiamento e acautele a proteção financeira

Para a sua start-up poder “descolar” e crescer precisa de encontrar financiamento adequado para cada fase desta aventura. O planeamento estratégico de recursos que fez anteriormente vai ajudá-lo a perceber qual o montante necessário, se o capital próprio é suficiente e quais os riscos associados. Além dos empréstimos bancários tradicionais, poderá recorrer a capital de risco, programas de investimento específico para start-ups, microcrédito ou business angels.

Dada a vulnerabilidade intrínseca a qualquer novo negócio, sobretudo nestas etapas iniciais, assegure-se de que diminui a sua exposição ao risco financeiro. Pondere contratualizar um seguro adequado para start-ups que proteja a empresa – e o património pessoal – em caso de perdas financeiras, proteção de riscos patrimoniais e responsabilidade civil.

7. Lance o seu negócio

Depois das etapas iniciais, este é o momento em que tudo se conjuga para lançar a sua start-up ao mundo. Complete a sua equipa em função das necessidades listadas no planeamento estratégico, estabeleça o local físico da sua empresa e ultime áreas complementares de negócio, como canais de distribuição, marketing ou vendas. Pondere necessidades adicionais de proteção, como assistência em caso de ciberataques, roubo de dados ou ataques de hackers para que nada prejudique as operações da sua empresa. Tendo em conta a rapidez de crescimento expectável para uma start-up de sucesso, qualquer percalço poderá pôr em risco a viabilidade do negócio e a captação de investimento. Tente, por isso, acautelar todos os riscos atempadamente, planeando formas de salvaguardar e proteger a sua empresa nos diferentes cenários.

8. Planeie o crescimento e expansão para uma start-up de sucesso

O sucesso de uma start-up depende da forma como consegue escalar rapidamente a sua solução para um mercado global, sem um aumento proporcional de custos. Por isso, um bom arranque de negócio não é suficiente para garantir que a sua start-up chega aos objetivos esperados. Explore as primeiras opiniões do mercado ao seu produto e/ou serviço para ajustar e concretizar a estratégia de crescimento do negócio. Antes de escalar a sua start-up, assegure-se de que todos os problemas, fragilidades e ajustes necessários (detetados no lançamento e operações iniciais) são resolvidos. Desta forma, estará a dar maior proteção e resiliência à sua empresa. Planeie com cuidado as operações de crescimento e expansão para não aumentar excessivamente a sua exposição ao risco – por exemplo: pondere optar por entrar num mercado novo de cada vez, em detrimento de começar em diversas localizações ao mesmo tempo. Desta forma, caminhará também de forma progressiva para alcançar os seus objetivos financeiros.

De etapa a etapa, estará a consolidar a sua start-up e a dar bases sólidas ao seu negócio de sonho. Planeamento estratégico, antecipação e dedicação são essenciais para levar consigo neste projeto de uma vida. Na Zurich, estaremos sempre ao seu lado e do seu negócio, para que lhe possamos dar a máxima proteção ao longo deste desafiante caminho.

Esta comunicação é da inteira responsabilidade da Zurich Insurance Plc – Sucursal em Portugal.