Juntos para proteger o futuro do planeta

SustentabilidadeArtigo10 de fevereiro de 2022

Com o aumento da temperatura global, a vida no planeta está em risco, mas ainda há esperança. Afinal, o que podemos fazer para combater as alterações climáticas? Conheça algumas das respostas no primeiro episódio da Z-Talks, a série televisiva internacional da Zurich.

Partilhe este artigo:
ZTalks_Futuro_do_Planeta_MundoZ_Zurich2

O futuro do planeta

Z-Talks é uma série televisiva de quatro episódios do Grupo Zurich, produzida em parceira com o canal norte-americano CNBC – Consumer News and Business Channel. Filmada na sede do Grupo Zurich, em Zurique, Suíça, a série conta com a participação de ativistas, empreendedores e académicos que procuram apresentar soluções para temas da ordem do dia à escala global - como as alterações climáticas, a saúde mental e a transformação digital.

O primeiro episódio da Z-Talks teve como convidados o fotógrafo Sebastião Salgado e a ativista Jane Goodall, fundadora da Jane Goodall Institute (JGI) e Embaixadora da Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Ambos partilharam, com a audiência, a sua visão sobre o desafio das alterações climáticas, o papel das empresas na procura de soluções e as ações que os cidadãos podem realizar.

“Precisamos de compreender que tudo está interligado”

ZTalks_Futuro_do_Planeta_MundoZ_Zurich3

Foi este o apelo deixado por Jane Goodall na sua conversa com Mario Greco, CEO do Grupo Zurich. Segundo explica a ambientalista com mais de 60 anos de trabalho dedicado à conservação e bem-estar animal, todas as espécies de plantas e animais desempenham um importante papel “no enorme ecossistema que é a vida” e, como tal, o seu bem-estar afeta toda a nossa existência.

Ao longo da história não tem existido consciência sobre as consequências da ação humana no planeta pelo que, nesta fase, segundo explica a Embaixadora da Paz da ONU, é necessário o contributo de todos para solucionar o problema.

A alteração de hábitos de vida é uma necessidade. “As pessoas têm de concordar que é preciso mudar. Temos de encontrar o caminho para o coração de cada um, a mudança começa de dentro”, defende.

O grande desafio está em grande parte relacionado com a dificuldade que os seres humanos têm em compreender o seu lugar neste processo. Tal como alerta o fotógrafo Sebastião Salgado, “não somos o centro do planeta; somos apenas uma espécie entre milhares”, pelo que devemos procurar minimizar o impacto negativo das nossas ações nos ecossistemas, protegendo assim o bem-estar dos restantes seres vivos.

Alterações climáticas: um problema ou uma oportunidade?

Estão a ser tomadas medidas suficientes? Quem é responsável por incentivar a mudança? As alterações climáticas são uma oportunidade ou um desafio? O que podem fazer as empresas para se adaptarem? Devemos sentir-nos positivos?

Estas são algumas das questões colocadas no debate do 1.º episódio das Z-Talks que contou também com a presença de Patrick Fiedler, vice-presidente da empresa química BASF, o ecologista Thomas Crowther, Alison Martin, CEO da região Europa, Médio Oriente e África do Grupo Zurich, Judith Haeberli, CEO da Urban Connect, Christoph Gebald, diretor e fundador da Climeworks, e a ativista Melati Wijsen.

Pode cada um de nós fazer a diferença?

Todos contam no combate às alterações climáticas. Não importa se é um ativista, um empreendedor ou um estudante, todos vivemos no mesmo planeta e as nossas ações importam.

Sabia que até as suas escolhas alimentares podem afetar o bem-estar do planeta? Algo tão simples como aquilo que escolhe colocar no seu prato pode ter um impacto bem maior do que imagina.

Seja na liderança de uma empresa ou junto da família, é sempre possível seguir práticas com menor impacto ambiental. Tal como refere a ativista ambiental Melati Wijsen, “ser ambicioso e corajoso” é mesmo o primeiro passo para promover um futuro mais sustentável.

Veja aqui o episódio completo “Future Planet” | Z-Talks by Zurich (em inglês)