Manter a saúde mental em teletrabalho

Saúde e Bem-estar | Artigo | 10 de outubro de 2021

A maioria dos colaboradores procura flexibilidade para poder criar uma rotina personalizada, adaptada às suas preferências e situação familiar. O teletrabalho e o trabalho híbrido parecem ser as melhores opções para obter colaboradores mais motivados e produtivos, mas salta à vista que a saúde mental é uma nova área de aposta das empresas.

Acelerado pela pandemia, o teletrabalho veio para ficar. Muitas empresas perceberam que um modelo de trabalho mais flexível pode ser vantajoso para a sua atividade e para os seus colaboradores, com ganhos de produtividade e melhoria do bem-estar individual e coletivo.

Em muitos casos, o teletrabalho evidencia vantagens económicas diretas, quer para as empresas, quer para os colaboradores. As empresas conseguem, por exemplo, reduzir custos com logística e instalações, deixando de necessitar de escritórios amplos ou até, abdicando totalmente de espaços físicos. Por sua vez, os colaboradores ganham tempo e poupam em transportes e refeições fora de casa e conseguem equilibrar melhor a vida pessoal, familiar e profissional.

Quer seja em teletrabalho, quer seja num modelo híbrido, o que a maioria dos colaboradores parece preferir é a flexibilidade para poder criar uma rotina personalizada, adaptada às suas preferências e situação familiar. E esta pode ser uma forma de ter recursos humanos mais motivados e produtivos.

Nesta nova realidade laboral, a saúde mental ocupa um papel fundamental. Nem todas as pessoas lidam bem com o isolamento social e outras, com horários menos rígidos, encontram dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal. Estes efeitos da solidão e ansiedade acabam por impactar o aumento do risco de doença coronária, dos acidentes vasculares cerebrais, da depressão, do declínio cognitivo e da demência.

Está, portanto, na hora de se conectar à sua saúde mental e à daqueles que o rodeiam. Tome nota das cinco dicas que preparámos para que consiga manter a saúde mental em teletrabalho.

 

5 dicas para manter a saúde mental em teletrabalho

 

Crie o seu próprio escritório

  • Se possível, procure reservar um espaço da casa para trabalhar que lhe permita mudar de divisão quando precisar de descansar.
  • Mantenha um horário regular para dormir e não leve o computador para a cama – o seu cérebro deve saber distinguir espaços de trabalho de locais de repouso.

 

Mantenha rotinas

  • Vista-se como se fosse sair de casa e defina objetivos de trabalho para cada dia. Respeite o seu horário de entrada e saída, faça pausas e procure limitar as distrações.
  • Pode ser útil dividir o dia em blocos: um para fazer telefonemas, outro para responder a e-mails, outro para fazer relatórios, etc.
  • Desligue as notificações das redes sociais e dos chats com grupos de amigos durante o horário de trabalho. Fora do expediente faça o contrário, desativando as conversas de trabalho.

 

Aposte num estilo de vida saudável

  • Tenha atenção à alimentação: prepare as refeições antecipadamente e, se necessário, separe os alimentos para consumir em cada dia, como faria se os levasse para o escritório.
  • Aproveite o tempo que poupa em deslocações para o local de trabalho para fazer exercício físico.

 

Mantenha a comunicação

  • Estabeleça orientações com a sua equipa de trabalho sobre que canais de comunicação utilizar em cada tipo de situação.
  • Faça videochamadas diárias ou semanais – a comunicação não verbal é eficaz e importante para quebrar o isolamento.

 

Esteja atento à sua saúde

• Se sentir ansiedade, mau humor ou algo fora do que é comum em si, peça ajuda. Não tenha medo de admitir a colegas ou superiores que está a passar por um problema. Desabafe também com um familiar, amigo ou organização de apoio.

O futuro deverá passar por modelos mais flexíveis, combinando momentos de presença física com atividades à distância. Para integrar definitivamente o teletrabalho, empresas e colaboradores vão encontrar novas rotinas que mantenham a produtividade mas também a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores a longo prazo. Ao mesmo tempo, a saúde mental deixará de ser vista como um assunto tabu ou mesmo uma fraqueza individual para se tornar uma peça a ter em conta no bem-estar do colaborador. Ponha em prática estas cinco dicas e proteja a sua saúde mental.