O impacto da incerteza na saúde mental
Saúde e Bem-estarArtigo20 de junho de 2022
O cuidado com o bem-estar emocional nunca foi tão importante. Sabe o que fazer para ajudar colegas, famílias e jovens a lidar com o impacto do stresse na saúde mental, agora e no futuro? Conheça a resposta no segundo episódio da Z-Talks.
Os acontecimentos que se desenrolam na Ucrânia, aos quais acrescem as contínuas consequências da pandemia global, estão a afetar milhões de pessoas em todo o mundo.
Passados dois anos da crise pandémica da COVID-19, surge uma crise geopolítica que afeta a população mundial e obriga milhões de cidadãos ucranianos a fugir das suas casas em busca de segurança. Surge a questão: como prestar apoio aos refugiados do conflito?
Mario Greco, CEO do Grupo Zurich, destaca, sobre este tema, a importância das grandes empresas agirem em prol de quem necessita de ajuda, “reunindo recursos financeiros, mas também pessoas capazes de prestar auxílio dentro da Ucrânia e fora das fronteiras”.
Atualmente o mundo atravessa desafios globais muito complexos, por isso, o apoio de empresas como a Zurich é, mais do que relevante, necessário. Mario Greco apela às empresas para tomarem a iniciativa, afirmando que estas ações são “muito mais do que mostrar que somos bons seres humanos. Este é o papel que uma grande empresa tem de ter na sociedade”.
Juntos pela preservação da saúde mental
Z-Talks é uma série televisiva de quatro episódios do Grupo Zurich, produzida em parceira com o canal norte-americano CNBC – Consumer News and Business Channel. Filmada na sede do Grupo Zurich, em Zurique, Suíça, a série conta com a participação de ativistas, empreendedores e académicos que procuram apresentar soluções para temas da ordem do dia à escala global - como as alterações climáticas, a saúde mental e a transformação digital.
O primeiro episódio abordou as alterações climáticas e o que podemos fazer para combater esse fenómeno, abordando o papel das empresas na procura de soluções e as ações que os cidadãos podem realizar. Veja aqui o episódio.
Neste segundo episódio discutiu-se como cada um de nós pode ajudar as famílias e os jovens a suportar o impacto do stresse da saúde mental, agora e a longo prazo, e teve como convidados o ex-jornalista de guerra da BBC, e atual embaixador da UNICEF, Martin Bell, Gary Shaughnessy, presidente da Z Zurich Foundation e vários especialistas da área da saúde mental.
Coligação Global para o Bem-Estar Mental Juvenil: juntos para apoiar quem mais precisa
O contexto atual da Ucrânia tem um grande impacto na vida das famílias e crianças, tanto física, como psicologicamente, seja pela necessidade de fugir de casa das cidades onde se travam os principais confrontos, mas também pela separação das famílias.
Esta situação implica “cuidados psiquiátricos muito sensíveis para as crianças”, refere Martin Bell, antigo jornalista de guerra da BBC e atual embaixador da UNICEF. “A diferença entre crianças e adultos com perturbação de stresse pós-traumático é simples: nas crianças demora mais tempo”, destaca o jornalista com mais de 30 anos de experiência em jornalismo de guerra.
Neste contexto, a guerra na Ucrânia veio expor, ainda mais, o problema da saúde mental das crianças. De acordo com o relatório do UNICEF 2021 State of the World’s Children, estima-se que um em cada sete jovens com idades entre os 10 e os 19 anos tem um distúrbio mental diagnosticado.
Com o objetivo de apoiar estes jovens, a Z Zurich Foundation e a UNICEF criaram a Coligação Global para o Bem-estar Mental Juvenil, uma iniciativa com o propósito de contribuir na angariação de financiamento direcionado ao apoio da saúde mental das crianças. A primeira ação da Coligação já está em marcha e consiste numa campanha de angariação de fundos para apoiar a saúde mental e o bem-estar psicológico dos jovens refugiados vindos da Ucrânia. Caso tenha interesse em contribuir, poderá fazer um donativo aqui.

Apoiar os colaboradores em tempo de incerteza
Não existem dúvidas sobre o impacto que a guerra na Ucrânia está a ter naqueles que são diretamente afetados por esta crise, especialmente os mais jovens. No entanto, a sociedade em geral sente-se preocupada com o que se passa no mundo. Além do contexto bélico, a pandemia criou uma disrupção do estilo de vida, tanto a nível pessoal como profissional. De resto, a luta contra as alterações climáticas continua a ser, igualmente, um tema urgente na agenda mundial e na mente de todos.
Face a este contexto, o tema da saúde mental e a importância de a preservar ganha cada vez mais relevância no nosso dia a dia. Mas, afinal, como podemos apoiar as pessoas em tempo de incerteza? Como proteger o bem-estar emocional de cada indivíduo?
Na Zurich, a preocupação pelo bem-estar dos colaboradores é trabalhada de forma holística, através de “quatro eixos: bem-estar físico, mental, social e financeiro”, afirma Kathleen Savio, Group Chief Transformation Officer do Grupo Zurich.
De forma a promover a felicidade e a ajudar os seus colaboradores a gerir melhor o seu bem-estar nestes quatro eixos, a Zurich criou a app LiveWell, que estimula os utilizadores a estabelecerem objetivos diários relativos ao sono, exercício, movimento e meditação, acompanhando e medindo os principais indicadores. A LiveWell é um convite para uma jornada de bem-estar e felicidade, inspirando os colaboradores da Zurich com dicas e conteúdos personalizados.
O objetivo da app passa por promover um melhor equilíbrio entre a vida pessoal, familiar e profissional dos colaboradores, algo essencial para o seu bem-estar emocional e também para o sucesso de toda a organização.
Veja aqui o episódio completo “Emotional Wellbeing” | Z-Talks by Zurich (em inglês)
Olhe pela sua saúde
Não deixe o seu bem-estar para segundo plano. Adote hábitos de vida que sejam benéficos para o seu dia a dia e faça a gestão da sua felicidade e bem-estar. Quer saber por onde começar? Confira as nossas dicas.
Esta comunicação é da inteira responsabilidade da Zurich Insurance Plc – Sucursal em Portugal e da Zurich - Companhia de Seguros Vida, S.A.