Primeiro carro: tudo o que precisa de saber
ProteçãoArtigo27 de dezembro de 2022
Comprar um carro pode trazer muitas vantagens. Permite-lhe viajar com maior liberdade, para onde quiser, quando quiser, de uma maneira segura e eficiente. Contudo, é uma compra habitualmente dispendiosa e complexa que exige alguma ponderação. Ao comprar o seu primeiro carro, é normal sentir algum desconforto e ansiedade – é uma decisão que nem sempre é fácil, dado a grande variedade de opções e os passos que precisa de tomar antes da escolha final, que vão desde o modelo até à documentação.
Em 2021, segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Portugal contava com 8,5 milhões de veículos, dos quais cerca de 5,5 milhões eram ligeiros. Se está à procura do seu primeiro carro, é imperativo refletir sobre uma questão.
Será que precisa de um carro?
Antes de analisar o seu orçamento disponível ou os modelos no stand, pergunte-se, se de facto necessita de um carro. Apesar de proporcionar muitas vantagens, um automóvel tem um custo ambiental grande e, tendo em conta a urgência climática que vivemos, pondere deslocar-se para o trabalho, faculdade ou outros destinos com distância curta, através de transportes públicos ou bicicleta. Estas opções são, não apenas, mais sustentáveis como também mais económicas e em certos casos, mais eficientes.
Se a opção for avançar com a compra de um carro por motivos de lazer, por exemplo, viagens aos fins-de-semana, então equacione o aluguer. Os veículos alugados são mais económicos e envolvem um processo burocrático mais simples do que a compra. Todavia, se decidir avançar para a compra, privilegie alternativas mais sustentáveis como carros elétricos.
5 questões essenciais para quem vai comprar o primeiro carro
1. Usado ou novo?
Gostaria de um carro novo ou usado? A resposta reside muito no orçamento que tem disponível. Um carro novo está equipado com as mais recentes tecnologias, tem garantias e dificilmente terá problemas mecânicos a curto prazo. Porém, tem um valor muito mais elevado do que um carro usado. Apesar do preço reduzido, os usados têm maior probabilidade de terem problemas mecânicos e não têm qualquer tipo de garantia.
2. Gasolina, gasóleo ou elétrico?
É também importante escolher o tipo de combustível. Os carros a gasóleo, por norma, tendem a ser mais caros, mas o preço da gasolina é mais elevado do que o do gasóleo. Tenha em mente, o propósito da sua compra. Vai fazer longas distâncias? Então, opte por um carro a gasóleo – este tipo de combustível é mais adequado para viagens longas do que a gasolina. A nível ambiental, apesar da gasolina emitir menos gases poluentes, continua a contribuir para uma pegada carbónica muito grande.
O melhor tipo de veículo para reduzir a sua pegada carbónica é mesmo um carro elétrico. Se estiver disposto a pagar um preço mais elevado pelo seu primeiro carro, então, opte por um elétrico. Tenha em consideração, que numa viagem de longa distância, fará mais paragens para carregamentos do que se usar um carro a gasolina ou gasóleo - saiba mais sobre as vantagens do carro elétrico.
3. Vale a pena fazer um test-drive?
Quando já tiver um modelo de carro preferido, faça um test-drive. Por norma, nesta viagem de teste pode conduzir cerca de 30 minutos, acompanhado pelo agente do concessionário, a quem pode colocar todas as questões que surgirem no momento da condução. Verifique também o tamanho da bagageira, o conforto dos bancos, o ar condicionado e o espaço para as pernas e pés.
4. Que documentação necessita?
Além de um processo dispendioso, comprar um carro é também um processo burocrático. Se precisar de financiamento, necessitará de:
- Documento de identificação
- Declaração de IRS
- Comprovativo de morada
Se comprar um carro a pronto, não precisa de apresentar a sua declaração de IRS ou de rendimentos. No entanto, necessita de apresentar o impresso único de registo automóvel, que está disponível no Instituto dos registos e do notariado.
Se comprar um carro usado, solicite ao vendedor, os seguintes documentos:
- Livrete do carro
- Ficha de inspeção
- Livro de revisões
- VIN (Vehicle identification number ) – número de identificação do veículo
- Certificado de registo automóvel
5. Que tipo de carro necessita?
Há vários tipos de carro que pode escolher. Cada um satisfaz necessidades diferentes.
- SUV
É um carro com foco na família - espaçoso, por norma de 8 lugares, seguro e confortável. Por ter alguma dimensão, é um carro que exige um pouco mais na hora do estacionamento e manuseamento. Se necessitar de um carro só para si ou para duas pessoas, este pode não ser o modelo mais aconselhável.
- Sedan
É o modelo que associamos ao formato tradicional e moderno. É um carro que normalmente tem um preço mais acessível e é mais eficiente a nível de combustível. É uma escolha ideal para um jovem casal ou uma família pequena.
- Compacto
O modelo compacto é por norma o mais barato e o mais eficiente a nível de combustível. Devido ao tamanho reduzido, é muito fácil de estacionar.
Avalie as suas necessidades
Apesar de ser uma decisão ponderada, o momento de compra de um primeiro carro também pode ser um momento de enorme felicidade e entusiasmo. É um passo importante para a sua afirmação pessoal, que lhe irá proporcionar inúmeras alegrias e à sua família.
Apesar de não precisar de ser um especialista em conceitos mecânicos e nas características do modelo para fazer a melhor escolha, é sempre importante ter em mente as suas necessidades reais e opções disponíveis.
Felizmente, após a sua compra, poderá contar com soluções como o Zurich Auto Ligeiros e Comerciais, onde terá garantida a assistência em viagens e proteção para o condutor e restantes ocupantes do veículo. Encontre mais dicas sobre automóvel aqui.
Esta publicidade é da inteira responsabilidade da Zurich Insurance Europe AG, Sucursal em Portugal. O Zurich Auto Ligeiros e Comerciais é um seguro de responsabilidade civil e danos próprios comercializado pela Zurich Insurance Europe AG, Sucursal em Portugal, segurador do ramo não vida, registado na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões com o número 1184. Existem exclusões previstas na apólice. Esta comunicação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida disponível neste website ou em qualquer Mediador Zurich.