Vai de férias? 5 conselhos para desligar do trabalho a 100%

Proteção | Artigo | 20 de agosto de 2021

Um ano inteiro a sonhar com as férias e, quando estas finalmente chegam, acabamos por sentir dificuldades em desligarmo-nos das preocupações do trabalho, sem resistir a espreitar a caixa de entrada de emails. Se este cenário lhe é demasiado familiar, conheça alguns conselhos que poderão ajudá-lo a desligar do trabalho durante os (merecidos) dias de descanso.

Férias. Determinado número de dias consecutivos, destinados ao descanso de colaboradores e estudantes. Esta é a definição de férias que se encontra no dicionário. Efetivamente, estes dias de descanso são essenciais para “recarregarmos as baterias” e garantir o nosso bem-estar físico, psíquico e emocional. Além de proporcionarem um alívio do stresse diário – através da quebra de rotinas e de uma menor preocupação com o trabalho –, as férias são também importantes para repor um sono de qualidade. Mas e se não conseguirmos desligar do trabalho?

Desligar do trabalho e das preocupações que nos rodeiam diariamente – e, assim, sermos capazes de usufruir, em pleno, do descanso merecido – é, efetivamente, um grande desafio para muitos. O contexto em que vivemos no dia a dia não ajuda. Os smartphones, por exemplo, que durante todo o ano são um aliado precioso para nos mantermos contactáveis com clientes, colegas e parceiros, podem constituir uma barreira ao descanso e ao relaxamento durante as férias.

Esta realidade reveste-se de especial importância no pós-pandemia. As rotinas de trabalho transformaram-se, o teletrabalho generalizou-se e o recurso às tecnologias revelou ser uma moeda de duas faces: por um lado, acelerou a transformação digital das organizações e o trabalho a partir de qualquer lugar; por outro, tornou mais difícil para muitas pessoas desconectarem-se do trabalho.

Toda esta transformação do mundo do trabalho coloca novos desafios para a saúde mental e para o bem-estar físico e emocional das pessoas. O relatório “Definir um mundo de trabalho melhor: A perspetiva do empregador”, integrado no estudo Workforce Protection, elaborado pela Smith School of Enterprise and the Environment da Universidade de Oxford e pelo Grupo Zurich, reforça precisamente que o teletrabalho durante a pandemia pode ter trazido pressões adicionais em termos de bem-estar e de saúde mental.

Nesse sentido, muitas empresas estão focadas no bem-estar dos colaboradores, tendo como prioridade garantir que o local de trabalho é saudável, equilibrado e que os colaboradores se sentem bem e felizes nas organizações. Mas, para que isso aconteça, é também fundamental que cada pessoa goze as suas férias de forma descansada e consiga desligar do trabalho, aproveitando estes dias de forma reparadora.

Se está de malas aviadas e prepara-se para partir de férias em breve, mas, ao mesmo tempo, sente-se preocupado e ansioso com o trabalho que vai deixar pendente durante os dias de descanso, tome nota de alguns conselhos úteis para se organizar e conseguir desligar a 100%.

5 estratégias para desligar do trabalho

  1. Organize o trabalho antes de partir.
    A melhor forma de evitar sentir-se preocupado é deixar o trabalho organizado antes de partir. Faça um levantamento das tarefas que têm de ser executadas durante a sua ausência, delegue-as aos seus colegas, resolva antecipadamente os assuntos que inspiram maior atenção da sua parte e avise os clientes e a sua equipa. Por último, não se esqueça de colocar um aviso “fora do escritório” no seu email, com indicação do contacto do(s) colegas que irão substituí-lo durante a sua ausência. Esta organização prévia é essencial para ir de férias mais tranquilo e conseguir desfrutar do período de descanso com maior qualidade.
  2. Diga adeus ao despertador.
    Durante o ano inteiro somos “escravos” do despertador. Sempre que o alarme toca, inconscientemente é uma fonte de ansiedade que nos remete para as obrigações e responsabilidades do dia a dia. Por essa razão, durante as suas férias, se puder, liberte-se deste hábito. Não olhe para o relógio, nem esteja condicionado pelas horas e minutos, e procure viver o dia com esta descontração.
  3. Desligue as notificações de email e de outras ferramentas de colaboração.
    Se possível, desative as notificações do email profissional e das ferramentas de colaboração – como o Microsoft Teams ou o Slack – para não se sentir tentado a consultá-las. Se precisar mesmo de verificar a sua caixa de emails e de responder a alguns, determine um período específico do dia que seja mais conveniente para o fazer.
  4. Quebre a rotina.
    Uma das melhores formas de desligar do trabalho durante as férias é fazer atividades e usufruir de experiências que o ajudem a quebrar a rotina e não estejam associadas às tarefas diárias.
  5. Invista nas relações pessoais.
    Muitas vezes, por culpa do trabalho e das obrigações a que todos estamos sujeitos, falta tempo para cultivar as relações familiares e de amizade, indispensáveis para o bem-estar emocional de qualquer um de nós. Aproveite as férias para colocar em dia as conversas com as pessoas que mais importam na esfera da sua vida pessoal.

Tão importante como ter uns dias de férias tranquilos, sem stresse, é saber gerir o regresso ao trabalho com calma. Para que os efeitos benéficos de umas férias descansadas se prolonguem ao longo do tempo, deve preparar o seu regresso com calma para não ser impactado por uma avalanche de emails e tarefas para serem executadas logo no primeiro dia de regresso ao trabalho.

As dicas estão dadas! Votos de umas excelentes férias com a sua família, com a máxima proteção e sem as preocupações do dia a dia.