10 formas de aumentar a resiliência na vida e no trabalho

Saúde e Bem-estar | Artigo | 01 de agosto de 2022

Como pode a resiliência pessoal ajudar-nos a lidar melhor com o stresse? Eis os 10 passos para desenvolver a sua resiliência e promover o seu bem-estar e a sua saúde mental.

A capacidade de ultrapassar uma adversidade é conhecida como resiliência e é definida como a aptidão que um indivíduo tem de se moldar, com sucesso, a experiências de vida difíceis ou desafiantes.

Embora seja natural que as pessoas reajam ao stresse de diferentes formas, a resiliência é uma competência que pode ser aprendida e sustentada, tanto em contextos pessoais, como profissionais. Ao aumentar os níveis de resiliência, é possível ser mais flexível mental e emocionalmente e, consequentemente, aprender a adaptar e a lidar melhor com o stresse na vida e no local de trabalho.

Aumentar a resiliencia_MundoZ_Zurich2

Como aumentar a resiliência em 10 passos:

1. Procure apoio sempre que precisar

Estabeleça ligações com pessoas que possam dar-lhe apoio social, tais como amigos, colaboradores e mentores. Aceitar o apoio daqueles que se preocupam consigo e estão disponíveis para o ouvir vai reforçar a sua resiliência.

2. Encare os contratempos como temporários

Evite olhar para os percalços como intransponíveis e mantenha uma visão de longo prazo para o futuro, pois um momento menos bom não perdurará para sempre nem o irá definir.

Não se pode mudar o facto de que os obstáculos e adversidades acontecem, mas é possível mudar a forma como se interpreta e se responde a esses acontecimentos. Se estiver a passar por um momento de stresse, não se foque nas dificuldades e procure dar mais atenção às pequenas mudanças que vão acontecendo e que o façam sentir-se melhor.

3. Abrace a mudança

Aceite que a mudança – e a necessidade de se adaptar constantemente – faz parte da vida quotidiana. Certos objetivos podem não ser alcançáveis, fruto de situações adversas e diferentes contextos. Por isso, aceitar circunstâncias que não podem ser alteradas pode ajudá-lo a concentrar-se nas situações que realmente pode mudar e fazer a diferença.

4. Estabeleça objetivos realistas

Procure focar-se em pequenos passos e objetivos realistas que podem ser alcançados regularmente, mesmo que lhe pareça pouco. Estas conquistas vão ajudá-lo a avançar em direção aos objetivos mais complexos. Em vez de se concentrar em tarefas que parecem inalcançáveis, questione-se: "Que objetivo posso realizar hoje e que me ajudará a avançar na direção que quero seguir?”.

5. Tome medidas

É importante agir em vez de simplesmente desejar que os percalços desapareçam. Não deixe que os seus obstáculos o afetem: tome qualquer ação que o faça avançar, mesmo que seja apenas um pequeno passo.

6. Seja flexível

Nem sempre é possível que as nossas decisões sejam finais, por isso é importante saber lidar com as decisões dos outros. Quanto mais cedo compreender que o seu caminho não é o único, mais cedo terá a capacidade de ultrapassar um momento menos positivo.

Aumentar a resiliencia_MundoZ_Zurich3

7. Procure oportunidades de autodesenvolvimento

É também através das adversidades que as pessoas conseguem crescer em algum aspeto da sua vida. Superar momentos adversos, onde se sente mais vulnerável, permite ter uma maior sensação de autoestima e uma maior apreciação pela vida.

8. Desenvolva uma atitude de gratidão

Procure desenvolver uma visão positiva de si que lhe permita confiar nos seus instintos. Antes de se deitar, faça uma lista mental de tudo aquilo pelo que deve estar grato. A gratidão é um dos fundamentos básicos da resiliência ao stresse.

9. Mantenha a perspetiva

Mesmo perante acontecimentos menos bons, procure considerar as situações adversas num contexto mais amplo e manter uma perspetiva a longo prazo.

10. Cuide de si

Preste atenção às suas próprias necessidades e sentimentos. Envolva-se em atividades que aprecie e que lhe permitam relaxar, não esquecendo a prática regular de exercício físico. Cuidar de si próprio ajuda a manter a mente e o corpo preparados para lidar com situações que requerem resiliência. Estas atividades não só o ajudam a relaxar após um dia stressante, como também o preparam melhor para futuras situações de stresse.

Aumentar a resiliencia_MundoZ_Zurich4

A resiliência na Zurich

A resiliência é importante para lidar com o stresse do dia a dia e por isso, na Zurich, os colaboradores têm a oportunidade de a desenvolver através da app LiveWell. Esta aplicação inspira os colaboradores para uma jornada de bem-estar e felicidade, incentivando-os a monitorizarem as suas atividades – sejam os passos diários, o exercício físico, as horas de sono ou o tempo de meditação – e, assim, sentirem-se energizados para realizar mudanças positivas no seu estilo de vida.

Olhe pela sua saúde

Em última análise, a resiliência consiste frequentemente em aceitar situações adversas como oportunidades para construir o seu carácter e crescer pessoalmente. O stresse constrói o carácter ao incentivá-lo a resolver um problema. Assim, ver o stresse como uma oportunidade, e depois aprender a enfrentá-lo e a geri-lo, irá permitir-lhe apreciar mais a vida, desfrutar dos desafios e transformar os obstáculos em oportunidades para ser mais feliz.

Quer saber mais sobre como ter uma vida saudável e cuidar do seu bem-estar? Veja aqui os nossos artigos.