4 cenários em que o seguro de vida dá proteção financeira à sua família

Proteção | Artigo | 30 de março de 2021

Face a imprevistos, os seguros de vida são um dos melhores investimentos que podem ser feitos para a proteção financeira das famílias. Descubra quatro circunstâncias em que esta solução faz toda a diferença.

Não há grande volta a dar: muitas pessoas só têm um seguro de vida porque é obrigatório para a obtenção de um crédito habitação. Porém, a verdade é que as vantagens de um seguro de vida vão muito além da segurança de não deixar o pagamento do crédito habitação aos seus filhos.

Ao contribuírem para a proteção das famílias em diferentes cenários, minimizando os riscos financeiros trazidos por imprevistos, os seguros de vida acabam por ser um investimento de amor, pelo bem-estar de quem lhe está mais próximo. A partir de reduzidos pagamentos anuais, conseguirá garantir um montante considerável para a sua família, que fará certamente diferença.

Ao contrário do que se possa pensar, os seguros de vida não são apenas uma almofada financeira em caso de invalidez ou morte. Conheça alguns dos cenários em que estes contratos podem fazer a diferença para quem mais ama.

 

4 cenários de proteção financeira garantida pelo seguro de vida

 

Cenário 1: É diagnosticado com uma doença grave  e não quer sobrecarregar financeiramente a sua família com as despesas

Imagine que, por maiores que sejam os seus cuidados no dia dia, lhe é diagnosticado um enfarte agudo do miocárdio, Diabetes mellitus, um cancro ou uma outra doença grave que o faça ter de receber um transplante de um órgão vital. São situações inesperadas, para as quais precisa de dedicar todo o foco no tratamento, recuperação ou controlo da doença. Tenha em atenção, no entanto, que no período de tempo em que recupera, pode ter de ficar sem trabalhar, perdendo a sua fonte de rendimentos. As despesas direta ou indiretamente ligadas à doença vão-se acumulando.

É neste cenário que um seguro de vida pode fazer a diferença, garantindo que terá sempre proteção financeira para responder a estas despesas, sem ter de sobrecarregar os seus filhos ou o orçamento familiar. Na Zurich, a solução Zurich Vida Risco Flex está preparada para o apoiar nestes momentos, ao abranger a cobertura de doenças graves (além das coberturas de morte e de invalidez absoluta e definitiva). Se contratualizar este seguro aos 38 anos, por exemplo, pagará um prémio anual constante de 60 euros. Em caso de diagnóstico de doença grave, receberá de imediato 20 mil euros (equivalente a 50% do capital seguro).

Leia também: Seguro de vida: saiba como funciona e como escolher a melhor opção

 

Cenário 2:  É a principal fonte de rendimentos da sua família e quer garantir a proteção financeira do seu agregado familiar em caso de acidente

Nas famílias, existe por vezes um elemento do casal que tem um peso maior nos rendimentos do agregado, ficando a seu cargo o pagamento da maioria das despesas. Esta situação torna a família mais suscetível de enfrentar problemas financeiros, caso algo de grave aconteça à pessoa responsável pelo sustento do agregado.

Se este é o seu caso –  ou seja, se é o grande responsável pelos rendimentos da família – e se, a agravar o risco, tem uma profissão mais exposta a acidentes, o seguro de vida é uma das melhores ferramentas que tem ao dispor para garantir a proteção financeira dos que lhe estão mais próximos. Pense num cenário em que, numa família composta por um casal (ambos com 43 anos)  e dois filhos menores, apenas um trabalha. De repente, essa pessoa sofre um acidente que o deixa com invalidez absoluta e definitiva. A situação acaba por deixar a família num estado de extrema vulnerabilidade financeira. No entanto, caso tivesse sido contratualizado anteriormente um seguro de vida (prémio anual de 60 euros), a família receberia logo um montante de 30 mil euros, uma verba que permitiria cuidar – com todo o amor e alguma serenidade – da pessoa com invalidez e encarar as despesas correntes. 

 

Cenário 3:  Quer deixar a sua família com rendimentos assegurados em caso de morte por acidente

Se, à semelhança da situação anterior, tem uma profissão mais exposta a acidentes – como motorista ou trabalhador da construção civil –, pode considerar precaver os rendimentos da sua família através de um seguro de vida com uma cobertura adicional de “morte por acidente”. Esta opção, que está disponível na solução Zurich Vida Flex, permite que a sua família receba um extra em caso de morte acidental. 

Imagine, por exemplo, uma família em que um dos progenitores é motorista e tem um acidente de viação aos 50 anos, acabando por morrer. Na sequência, foi acionado um seguro de vida com cobertura de morte – contratualizado aos 35 anos, por um prémio anual de 40 euros –, que permitiu à família receber 30 mil euros. No entanto, se na mesma situação tivesse optado por um seguro com cobertura de morte mais “morte por acidente”, a sua família receberia o dobro do montante – 60 mil euros – por um ligeiro acréscimo do prémio contratualizado: 50 euros, em vez de 40 euros. Seria uma proteção financeira muito maior, por mais 10 euros/ano.

 

Cenário 4: Pretende deixar um pé-de-meia adicional aos seus filhos e netos

O seguro de vida pode ser usado como uma proteção financeira complementar a uma herança, com as vantagens de poder selecionar os beneficiários que receberão o dinheiro contratualizado por inteiro. Esta pode ser uma situação relevante para quem chega à pré-reforma e começa a pensar e a preparar o legado que gostaria de deixar aos seus filhos e netos. Gostaria, certamente, que esse legado fosse à dimensão do amor que sente por eles: uma verba confortável, que lhes permita alcançar conforto e estabilidade financeira.

Façamos as contas a partir das condições da solução Zurich Vida Flex: para uma pessoa de 55 anos que queira subscrever um seguro de vida com cobertura de morte e invalidez absoluta e definitiva, o prémio anual a pagar é de 180 euros. Com esse montante, conseguirá deixar aos seus beneficiários, um legado imediato de 30 mil euros, correspondente ao valor do capital seguro.

 

Estes quatro exemplos comprovam como o seguro de vida é, muitas vezes, a melhor forma para proteger financeiramente as famílias nas situações que são mais difíceis. Na Zurich, apresentamos apólices flexíveis, que se adaptam às necessidades de cada pessoa e de cada família – e estamos sempre disponíveis para o aconselhar com as melhores opções de proteção financeira. Porque o futuro de quem mais gosta nunca poderá ficar em risco.