De criança a adulto: como proteger a saúde oral da sua família?

Saúde e Bem-estar | Artigo | 12 de março de 2021

A adoção de hábitos como a escovagem correta dos dentes e uma alimentação saudável contribuem para uma vida mais saudável. Saiba como proteger a saúde oral da sua família.

Uma boca e dentes bem cuidados são sinónimo de saúde e, cada vez mais, um fator importante na construção da auto-estima. No lado oposto, as doenças orais, além de terem implicações na saúde, podem levar ao isolamento social e até constituir uma barreira de acesso a determinadas funções no mercado de trabalho. Os cuidados para um sorriso saudável devem, por isso, ser uma prioridade desde tenra idade. 

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 3,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de problemas relacionados com a saúde oral, sendo as cáries dentárias a patologia mais comum. Uma alimentação pouco saudável, rica em açúcar, o tabaco e o consumo excessivo de álcool estão entre os principais fatores que contribuem para a deterioração da saúde oral. A boa notícia é que muitos destes problemas podem ser evitados e tratados, se forem detetados numa fase inicial.

 

Cuidados específicos para cada fase da vida

Existem hábitos – como a escovagem dos dentes – que todos devem ter em conta independentemente da fase da vida em que se encontram. Mas existem determinados grupos que exigem cuidados específicos, como é o caso das crianças.

Segundo as recomendações da Ordem dos Médicos Dentistas, até aos três anos, a escovagem dos dentes deverá ser feita pelos pais, duas vezes ao dia, com uma gaze ou uma escova macia. A partir dos três anos, a escovagem poderá ser realizada progressivamente pela criança. É importante que as consultas com profissionais da saúde oral sejam realizadas com regularidade (de seis em seis meses).

À medida que a idade avança, ficamos mais susceptíveis ao aparecimento de problemas orais. Por isso, os idosos são também um grupo que necessita de cuidados redobrados, até porque “têm um risco acrescido de perder os dentes, de ter doenças das gengivas, cancro oral, problemas relacionados com as próteses dentárias e desnutrição", como refere a Ordem dos Médicos Dentistas.

 

Regras de ouro para manter a saúde oral e prevenir problemas

1. Tenha uma alimentação saudável e equilibrada

Alguns alimentos, nomeadamente os que contêm mais açúcar e amido, produzem ácidos que provocam as cáries. Opte por uma alimentação equilibrada, evitando doces. Se, ainda assim, ficar tentado a comer um doce ocasionamente, faça-o durante as refeições principais e não entre refeições.

 

2. Evite o tabaco e o consumo excessivo álcool

Além de contribuir para o aparecimento de manchas nos dentes, o tabaco está também associado ao mau hálito, à perda prematura dos dentes e a um maior risco de doenças periodontais e do cancro oral. Deve ainda evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas: a acidez e os elevados níveis de açúcar presentes neste tipo de bebidas podem provocar cáries.

 

3. Não se esqueça da escova de dentes – e do fio dentário

A Ordem dos Médicos Dentistas recomenda o recurso à técnica "2x2x2". Ou seja, fazer a escovagem pelo menos duas vezes por dia, durante dois minutos e ficar duas horas sem comer a seguir à escovagem. Lembre-se ainda que a escova de dentes deverá ser trocada de três em três meses. É também fundamental usar um dentífrico com flúor que facilite a remoção da placa bacteriana (camada incolor de bactérias que se acumulam na superfície dos dentes), a principal causa das cáries e dos problemas que surgem nas gengivas. E porque a escova de dentes não consegue chegar a todos os cantos da boca para remover a placa bacteriana, é importante recorrer também ao fio dentário para uma higiene oral mais completa.

 

4. Marque consultas regulares com um profissional de saúde oral

Entre as rotinas essenciais a manter para garantir uma boca saudável estão as consultas regulares com o seu médico dentista ou higienista oral, que devem ser feitas pelo menos uma vez por ano. No caso dos mais novos, saiba que a primeira consulta deve ser realizada quando surgem os primeiros dentes de leite ou, no máximo, até a criança completar um ano de vida.

 

Cuidar da saúde oral em família

Os hábitos que cultivamos em criança são os que levamos para a idade adulta. Por isso é tão importante que os cuidados com a saúde oral sejam uma preocupação de toda a família, incentivados de pais para filhos – desde as rotinas de escovagem dos dentes até aos hábitos alimentares saudáveis.

Há várias estratégias que pode implementar, em família, para proteger ao máximo a saúde oral dos seus filhos: escovar sempre os dentes com eles, criar um calendário que rastreie, com autocolantes, o “bom desempenho” de toda a família na lavagem dos dentes, ou tornar uma ida ao dentista numa aventura descontraída.

Além destas práticas rotineiras, pondere ainda a melhor forma de garantir, a toda a família, o acesso aos melhores tratamentos de saúde oral – normalmente dispendiosos –, sem comprometer o orçamento mensal. Uma das opções para o fazer é através de um seguro dentário que possa abranger todo o agregado familiar.

Embora muitos seguros de saúde prevejam coberturas dentárias, os seguros dentários são mais completos, não têm limites de capital ou períodos de carência, protegendo toda a família numa única apólice. É o caso da solução Zurich Sorridente, desenhada para as necessidades das famílias portuguesas e que dá acesso a um conjunto de atos médicos gratuitos, em todo o continente e ilhas, bem como a descontos significativos nos restantes tratamentos dentários. Ao mesmo tempo, prevê um desconto no prémio se a apólice tiver dois ou mais aderentes. Contas feitas, para uma família composta por quatro pessoas, o prémio mensal por pessoa segura é de apenas 6,52 euros.

Porque na saúde oral, “prevenir é melhor do que remediar”, conte com a Zurich para apoiá-lo na preservação de um sorriso saudável de toda a sua família, em todas as fases da vida.