Helene Westerlind: “Uma visão centrada no cliente desempenha um papel crucial no sucesso e sustentabilidade da nossa atividade.”

Saúde e Bem-estarArtigo21 de dezembro de 2023

A 1 de outubro de 2022, Helene Westerlind assumiu o cargo de CEO na Zurich Portugal. Mais de um ano depois, faz um balanço da estratégia para o ciclo 2023-2025. Descubra nesta entrevista como cuidar das pessoas e aumentar o foco na inovação são determinantes para a Zurich criar um futuro brilhante.

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Foi há 20 anos que começou o seu percurso na Zurich. Depois de vários anos em Estocolmo e de ter passado por Zurique, onde foi CEO da LiveWell, ocupa hoje o cargo de CEO da Zurich Portugal.

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Já passou mais de um ano desde que surgiu a oportunidade para se tornar CEO da Zurich Portugal. Como é que resume esse ano?

Enquanto CEO da Zurich Portugal, quando reflito sobre este ano que passou, não posso deixar de reconhecer a intensidade da jornada que empreendemos a vários níveis da nossa organização. Foi um ano com dinâmicas de mercado desafiantes e a resiliência e o empenho da nossa equipa foram verdadeiramente notáveis. Fomentámos um espírito de colaboração e inovação, o que nos levou não só a cumprir, mas também a ultrapassar muitos dos nossos objetivos para este ano. Estabelecemos, assim, uma base sólida para o futuro.

Consegue identificar alguns “desafios” culturais que enfrentou no ano passado?

Como sueca, tenho uma visão diferente do que é considerado um clima frio. Penso ser claro que o equivalente a um bom dia de verão sueco é em Portugal considerado bastante frio – na verdade, já dei por mim em roupas de verão, a ver um jogo de futebol numa manhã de início de novembro, enquanto outros pais estavam vestidos com casacos de inverno, cachecóis e luvas. Outra observação interessante tem sido a diferença no estilo de condução – comparando o estilo de condução mais “expressivo” em Portugal com o estilo de condução sueco, o que continua a proporcionar-me algumas experiências interessantes quando estou a conduzir.

Quais foram as suas maiores conquistas no primeiro ano enquanto CEO?

Penso que a minha principal conquista foi conseguir, num período relativamente curto, obter a clareza necessária e uma compreensão da dinâmica do negócio da Zurich Portugal, identificando as áreas a evoluir para construir a nossa empresa para o futuro. Acredito que conseguimos definir uma visão, estratégia e ambições claras a que todos se conseguiram ligar e com as quais se comprometeram de imediato.

Quais são as maiores oportunidades que a Zurich tem para o ciclo de 2023-2025?

As nossas oportunidades estão claramente alinhadas com as cinco ambições que determinámos de sermos reconhecidos como um empregador de topo, impulsionarmos um crescimento rentável acima da média do mercado, liderarmos através da inovação, sermos a quarta marca no mercado e atingirmos o top 5 em quota de mercado. Tendo uma marca forte, assente num serviço de excelência, temos grandes oportunidades de liderar uma estratégia centrada no cliente, em conjunto com os nossos parceiros de negócio.

A estratégia para o ciclo 2023-2025 tem uma visão a longo prazo, assente em quatro pilares estratégicos. De que forma a Zurich Portugal está a desenvolver estes pilares?

Os nossos quatro pilares estratégicos – Excelência Operacional, Experiência de Clientes e Parceiros, Pessoas e Cultura e Sustentabilidade do Negócio – continuam a ser a base da condução do nosso negócio. Para cada pilar, identificámos as principais prioridades estratégicas, que se desenvolvem e evoluem em conjunto com o progresso da nossa atividade.

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O que é que significa ser um empregador de topo e quais são os planos da Zurich para alcançar e manter essa posição?

Ser um empregador de topo está no centro da nossa estratégia – os nossos colaboradores são o nosso maior ativo e, como Zurich Portugal, queremos ser reconhecidos como um empregador de topo. É por isso que temos “Pessoas e Cultura” como um dos nossos quatro pilares estratégicos e proporcionamos um ambiente de trabalho positivo e inclusivo. Temos um forte enfoque na promoção do envolvimento dos colaboradores, salientando a importância de um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional e proporcionando um modelo de trabalho híbrido. É claro que é importante poder oferecer pacotes de benefícios competitivos e abrangentes, mas é igualmente fundamental garantir que os nossos colegas têm oportunidades de desenvolvimento de carreira e possam progredir continuamente nas suas funções. Também é crucial liderar uma cultura que promova os valores éticos, a consciencialização social e ambiental e que impulsione o envolvimento dos colaboradores, a diversidade e a inclusão. É igualmente importante mantermos as nossas pessoas informadas sobre os nossos objetivos, estratégias e progressos.

O que significa uma visão centrada no cliente e como é que a Zurich Portugal está a alcançar esta visão global?

Uma visão centrada no cliente significa que colocamos efetivamente o cliente no centro de tudo o que fazemos. Comprometemo-nos a ouvir, compreender, dar prioridade e satisfazer as necessidades e expectativas dos nossos clientes em todos os aspetos do nosso negócio. Isto vai para além do serviço ao cliente e dá ênfase à criação de uma experiência positiva e única ao longo de toda a sua jornada connosco. Esta visão desempenha um papel crucial no sucesso e sustentabilidade do nosso negócio. Permite-nos construir relações mais fortes com os clientes, impulsiona o crescimento da empresa, melhora a reputação da marca e promove uma cultura de inovação e versatilidade.

O valor "cuidar" é muito importante para a estratégia da Zurich Portugal. Como é que incorpora este valor enquanto CEO – liderando pelo exemplo – e como é que o partilha com seus colegas?

Cuidar é um dos nossos seis valores fundamentais, juntamente com foco no cliente e nos parceiros, excelência, colaboração, inovação e celebrar sucessos. Definimos “cuidar” como um dos nossos valores pela importância de promover um ambiente seguro de partilha, incentivando a que sejamos nós próprios. Pretendo criar uma cultura em que falemos sobre os temas mais difíceis e saibamos que estamos, todos juntos, a encontrar uma solução e um caminho a seguir. Aprenderemos sempre com todas as situações com que nos deparamos e, para mim, isso é muito importante. Além disso, estou fortemente empenhada em cuidar das nossas pessoas, do planeta e das comunidades e apoio plenamente o trabalho fantástico que os nossos colegas, juntamente com o nosso grupo de voluntários, Missão Azul, estão a realizar para garantir que nos empenhamos em criar um impacto a longo prazo.

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De que forma os parceiros de negócio podem, também eles, partilhar este compromisso da Zurich com o valor “cuidar”?

O Zurich Insurance Group tem um compromisso claro em ser uma das empresas mais impactantes e responsáveis a nível global. Em Portugal, estamos empenhados em liderar com um foco na responsabilidade social corporativa, sendo que esta faz parte dos nossos pilares estratégicos para a construção de um negócio sustentável no futuro e para a construção de uma forte agenda dedicada a pessoas e cultura. Também nos envolvemos com os nossos parceiros para os integrar na nossa jornada e, por isso, termos a capacidade de alcançar um impacto ainda maior. Sempre que possível, procuramos que cada evento tenha um cariz social para garantir a sua realização de uma forma consciente, sistemática e sustentável. A inovação é fundamental para qualquer empresa prosperar no futuro e ser uma empresa-chave no mercado.

Como é que a inovação faz parte do ADN da Zurich e como é que a empresa a promove?

É importante incorporar a inovação como parte do nosso ADN, para promover efetivamente uma cultura que valorize e dê prioridade à criatividade, à resolução de problemas e à melhoria contínua. Para tal, criámos a nossa equipa IdeiaZ, com um grupo diversificado de colegas de diferentes funções dentro da nossa organização, coordenada e liderada pelo nosso Innovation Lead. A nossa equipa de inovação cria oportunidades e uma fábrica de ideias, provenientes tanto dos membros da nossa equipa local, através do concurso StartYouUp, como da competição global Zurich Innovation Championship. Esta forma de institucionalizar a abordagem para liderar através da inovação tem-se revelado um sucesso e já estamos a trabalhar em algumas grandes ideias, todas elas ligadas às prioridades da nossa estratégia.

 

Esta comunicação é da inteira responsabilidade da Zurich Insurance Europe AG, Sucursal em Portugal e da Zurich - Companhia de Seguros Vida, S.A.