Por ti: promover o bem-estar mental ao nível do sistema em Portugal

Por tiArtigo9 de outubro de 2023

A mudança a nível do sistema é crucial para aumentar o impacto e impulsionar iniciativas sustentáveis para promover o bem-estar mental dos jovens. Esta abordagem pode alcançar uma mudança generalizada e duradoura – como temos observado no nosso projeto “Por ti: Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas”, implementado em Portugal em setembro de 2022 – com a integração no currículo escolar nacional.
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Acreditamos que a abordagem mais eficaz e sustentável para melhorar o bem-estar mental nos jovens é a prevenção. Existe uma ligação clara entre o bem-estar mental e a nossa saúde física. No entanto, esta última é frequentemente priorizada – isto é particularmente percetível em tempos de incerteza ou de crise. Na generalidade, os programas de consciencialização, particularmente aqueles mais voltados para os jovens, concentram-se na saúde física – o que demonstra que o bem-estar mental é frequentemente negligenciado. E esta situação deve mudar.

Na Z Zurich Foundation, acreditamos que, ao promover o bem-estar mental junto dos jovens e ao redefinir o modo como a saúde mental é vista, podemos reduzir o estigma e prevenir crises antes que elas ocorram. É importante que esta prevenção comece desde tenra idade. Em 50% dos casos, os sintomas de saúde mental começam antes dos 14 anos, aumentando para 75% aos 24 anos.

“O nosso papel é garantir que os jovens são dotados de ferramentas que lhes permitam falar sobre as suas necessidades e sobre como se sentem para que, posteriormente, sejam capazes de recorrer aos seus próprios recursos e ao ecossistema à sua volta para identificar apoio e soluções, caso sejam necessárias.” afirma Sofyen Khalfaoui, Head of Improving Mental Wellbeing da Z Zurich Foundation.

Uma forma de garantir um impacto sustentável destas questões é através da mudança a nível do sistema, em colaboração com parceiros locais e globais.

O que é uma mudança ao nível do sistema?

Para compreender o que se entende por “mudança ao nível do sistema”, temos primeiro de compreender o que é um “sistema”. Neste contexto, um sistema é um conjunto de processos interligados que trabalham em conjunto para alcançar um resultado. Por outras palavras, uma família pode ser um sistema, tal como uma nação ou uma rede global de organizações. É precisamente a interligação destes processos que é importante num sistema – e não apenas a sua existência.

Assim, uma mudança ao nível do sistema consiste em adaptar esses componentes para resolver a causa principal de um problema que está a afetar todo o sistema. Isso contrasta com a mudança superficial, que aborda apenas os sintomas de um problema.

Uma mudança ao nível do sistema é uma abordagem ampla. Implementá-la pressupõe que se entenda o sistema de forma holística, conhecendo como cada elemento se encaixa e como a mudança numa área vai gerar outras alterações. Embora este nível de especificidade possa dificultar a implementação, é também a razão pela qual pode provocar mudanças verdadeiramente duradouras, se for bem-sucedida.

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De que forma tudo isto se relaciona com o bem-estar mental?

No contexto do bem-estar mental, os sistemas podem incluir desde serviços nacionais de saúde a organizações da sociedade civil ou até famílias. O termo pode ser aplicado a uma variedade de realidades, mas a educação é o sistema onde melhor se encaixa o bem-estar mental.

As escolas são o local ideal para promover o bem-estar mental e incentivar diálogos, uma vez que são compostas por uma grande amostra de indivíduos que estão numa fase crítica do seu desenvolvimento.

O “Por ti” está a implementar uma abordagem ao nível do sistema para o bem-estar mental em mais de 70 escolas portuguesas, presentes em mais de 50 municípios até à data. “Iniciámos este projeto em Portugal com a ambição de mudar o sistema através do modo como as escolas portuguesas integram e abordam o bem-estar mental”, partilha Sofyen Khalfaoui.

Um programa desta dimensão só é possível através do esforço coletivo de várias organizações, cada qual desempenhando um papel crucial no seu sucesso. O “Por ti” é gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul, e implementado pela EPIS - Empresários Pela Inclusão Social em colaboração com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo - Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra.

O principal objetivo é aumentar a consciencialização sobre o bem-estar mental e ajudar a reduzir o tabu à volta do tema. É aqui que a abordagem é aplicada ao nível do sistema, uma vez que o programa incentiva professores, famílias e alunos a criarem uma rede de pessoas que promovam o bem-estar mental e a ter conversas abertas sobre o tema.

O “Por ti” pretende impactar positivamente 44.000 jovens, bem como cerca de 800 professores até 2026.

Para os jovens, o foco está na construção de estratégias de regulação emocional. Para os professores, por outro lado, o objetivo é promover o uso destas estratégias quando se veem confrontados com dificuldades emocionais ou com problemas de relacionamento com os alunos.

Os professores e outros prestadores de cuidados podem desempenhar um papel importante de apoio, ajudando os jovens a melhorar o seu bem-estar mental. Por essa razão, dotá-los dos recursos e das ferramentas é essencial. Além de ajudar a criar um sistema de bem-estar mental no ambiente escolar, ao incluir toda a comunidade escolar, esta abordagem também consciencializa alunos e professores da sua importância – a nível comunitário e nacional.

Aplicar uma mudança ao nível dos sistemas desta forma não só tem um impacto positivo na saúde da população, como também pode ter benefícios económicos. A Organização Mundial da Saúde estima que os transtornos de ansiedade e a depressão custem à economia mundial 1 trilião de dólares por ano.

De acordo com Sofyen Khalfaoui, ao prevenir problemas de saúde mental, podemos reduzir estes custos e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade, de uma forma geral. “Os benefícios de investir na prevenção e na promoção do bem-estar mental dos jovens ultrapassam largamente os valores investidos”, explica.

Por exemplo, cada dólar gasto no tratamento da depressão e da ansiedade traz um retorno de aproximadamente 5 dólares pela melhoria da saúde e da produtividade. Ao mesmo tempo, investigadores sugerem que as intervenções para a prevenção e promoção da saúde mental são “eficazes em termos de custos ou de poupança de custos” – particularmente em crianças e adolescentes.

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O sucesso do “Por ti”

Implementar mudanças no nível dos sistemas pode ser um desafio. Contudo, esta implementação pode desempenhar um papel fundamental na promoção do bem-estar mental e na prevenção de crises de saúde mental. Ao adotar uma abordagem colaborativa e ao envolva estudantes, professores, funcionários das escolas e o Ministério da Educação, o “Por ti” é um exemplo de como o envolvimento das partes interessadas no processo de mudança pode ser recompensador.

“O projeto já excedeu o impacto estimado para os primeiros meses", conta Sofyen Khalfaoui. "Está agora desenhado de forma a termos a melhor base possível para realmente criarmos uma mudança a nível do sistema com impacto nacional."


Esta comunicação é da inteira responsabilidade da Zurich Insurance Europe AG, Sucursal em Portugal e da Zurich - Companhia de Seguros Vida, S.A.