Primeira casa: tudo o que precisa de saber
ProteçãoArtigo25 de janeiro de 2023
Comprar a primeira casa é uma das decisões mais importantes da sua vida. É um passo significativo rumo à sua independência financeira e pessoal. No entanto, é também uma decisão complexa que requer algum planeamento. Além da escolha da localização e espaço desejado, é um investimento elevado, que pressupõe várias questões burocráticas, e que pode resultar em algum stresse para o comprador. Com tanto a considerar, é importante estar preparado antes de começar a procurar a sua primeira casa.
O que precisa na sua primeira casa?
Em primeiro lugar, é importante compreender as suas necessidades e encontrar um equilíbrio entre o que idealiza e o seu orçamento. Procura um apartamento ou uma moradia? Qual é o tamanho mínimo e máximo que precisa? Que localizações tem em mente? Precisa de garagem? Varanda? Arrumos? Estas são algumas das perguntas fundamentais sobre as quais deve refletir antes de partir para a procura.
Comecemos, então, pelo tipo de imóvel. Um apartamento é diferente de uma moradia. O primeiro é uma unidade habitacional inserida num prédio, enquanto a moradia é uma casa independe de qualquer outra - por norma, proporciona mais privacidade e liberdade dado a ausência de vizinhos na mesma estrutura e, por isso mesmo, tende a ter um valor mais elevado e a estar mais distante do centro da cidade.
Em Portugal, os apartamentos são diferenciados pela tipologia, através da indicação da letra “T” seguida por um número. O número ao lado corresponde à quantidade de quartos que o apartamento possui. Portanto, um T1 tem um quarto, um T2 tem dois quartos, etc. Um T0, também denominado como estúdio, terá zero quartos, sendo que se trata de um apartamento com apenas uma divisão.
Depois de selecionar o tipo e a tipologia de imóvel que pretende, é importante estabelecer um orçamento. Comprar uma casa é um investimento significativo e é importante garantir que conta com os recursos financeiros adequados. Este orçamento vai ajudá-lo a definir a localização exata da sua primeira casa.
O preço por metro quadrado varia de acordo com a relação procura-oferta que existe em cada região. Normalmente, as zonas centrais ou perto de cidade são mais caras, por serem zonas mais movimentadas, com mais acessos, comércio e restauração. Tudo isto leva a que sejam as zonas mais procuradas e, portanto, mais caras. Quanto mais periférica a zona, mais o valor tende a diminuir.
Seja num centro urbano ou mais afastado da cidade, o importante é que se sinta confortável e feliz em casa.
Custos associados à compra
Para conseguir comprar a casa que quer, possivelmente vai necessitar de mais dinheiro do que aquele que pode gastar. O empréstimo ou crédito à habitação é a forma mais segura de garantir este financiamento. Pode optar entre a taxa fixa, ou seja, um valor que permanece constante ao longo do tempo de vida do empréstimo, e a taxa variável, também denominada de Euribor.
A Euribor, por norma, apresenta um valor mais baixo do que a taxa fixa, contudo, pode sofrer flutuações de acordo com o panorama económico. Esteja atento às oscilações da Euribor.
Além do preço da casa, precisa ainda de considerar os custos associados a impostos, que podem ser de três tipos:
• IMT – Imposto Municipal sobre as Transmissões onerosas de imóveis
Trata-se de um imposto municipal e único, que se liquida antes da compra do imóvel, sendo necessário apresentar o comprovativo de pagamento no momento da escritura. Para saber o montante do imposto associado, terá de ter como referência dois importantes valores: o patrimonial tributável e o declarado no contrato. O valor de IMT cobrado varia com base na localização e tipo de casa, assim como a sua finalidade. Se tiver dúvidas, use uma calculadora para o efeito.
• Imposto de Selo
Refere-se a um imposto cobrado ao comprador no momento da escritura e corresponde a uma taxa do valor da compra.
• IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis
É um imposto municipal cobrado anualmente, em que a taxa é aplicada ao valor patrimonial cobrável do imóvel. Esta taxa difere para habitações urbanas e para prédios rústicos (terrenos situados fora de um aglomerado urbano). A taxa é calculada tendo por base uma série de indicadores. Tenha ainda em conta algumas isenções fiscais, de acordo com o tipo de imóvel ou finalidade.
Depois de ter definido o seu orçamento e as suas necessidades, é hora de começar a procurar a sua primeira casa.
Onde encontrar a sua primeira casa?
São várias as opções que tem ao dispor para encontrar a casa dos seus sonhos. A internet é uma ótima ferramenta para pesquisar imóveis, por isso, identifique as casas que atendam às suas necessidades e marque visitas - é importante visitar o espaço antes de tomar qualquer decisão. Certifique-se que leva uma lista de perguntas para fazer ao vendedor, incluindo questões sobre o histórico da casa, o estado atual e qualquer problema conhecido.
Depois de já ter encontrado uma casa que lhe interesse, é relevante fazer uma inspeção cuidadosa antes de fechar o negócio. Verifique os sistemas elétricos, as canalizações, assim como os aquecimentos ou ar condicionados. É importante garantir que a casa está em boas condições antes de fazer uma oferta.
Ao procurar a sua primeira casa, pode sempre optar por trabalhar com um agente imobiliário, que possui um conhecimento mais vasto do mercado e irá ajudá-lo a encontrar a habitação que pretende, a negociar o preço e até o financiamento. Em troca, o agente receberá uma percentagem do valor da sua compra.
Viva feliz na sua primeira casa!
Depois de encontrar a casa perfeita e fechar o negócio, é hora de se mudar. Faça uma lista de tarefas a fazer antes da mudança, como por exemplo notificar as autoridades e os serviços públicos sobre o seu novo endereço e atualizar documentos, como o Cartão de Cidadão ou a carta de condução.
Lembre-se de celebrar este passo importante na sua vida e torne a sua casa o mais confortável e segura possível. Conheça 10 dicas para ser feliz em casa, saiba como tornar a sua casa mais eficiente e explore as vantagens de ter um seguro de lar adequado.
Esta comunicação é da inteira responsabilidade da Zurich Insurance Europe AG, Sucursal em Portugal e da Zurich - Companhia de Seguros Vida, S.A.