Zurich Innovation Championship: Conheça as startups vencedoras da fase nacional

Inovação | Artigo | 27 de abril de 2022

Saiba mais sobre as startups portuguesas vencedoras nesta entrevista a Ana Catarina Gomes, CEO da CBR Genomics e Ernesto Pedrosa, CEO da Automaise.

Por ocasião da Web Summit em Lisboa, no final de 2021, o Grupo Zurich anunciou a abertura de candidaturas para a terceira edição do Zurich Innovation Championship, concurso de startups que promove a transformação, inovação e disrupção no setor dos seguros.

A fase de candidaturas do concurso registou uma adesão recorde: um total de 2.672 candidaturas, número que representa sensivelmente o dobro dos interessados comparativamente à segunda edição, na qual a Zurich avaliou 1350 candidaturas.

Às categorias em concurso – Simplificação, Sustentabilidade, Prevenção e Mitigação e Wild-Card – chegaram candidaturas dos quatro cantos do mundo, com os Estados Unidos da América a liderar no número de registos (526), seguidos por Espanha (183) e Itália (127).

Já ao nível nacional, a Zurich Portugal recebeu 42 concorrentes oriundos de Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Irlanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido. Destas, a Zurich Portugal selecionou sete startups para a fase nacional, de onde se sagraram vencedoras as portuguesas Automaise e CBR Genomics.

 

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Ana Catarina Gomes, CEO da CBR Genomics

 

Que solução apresentou a CBR Genomics no Zurich Innovation Championship?

A nossa solução responde a um problema de elevado impacto: uma em cada seis pessoas possui no seu ADN uma alteração genética associada a uma doença clinicamente acionável. Ou seja, se conhecida antecipadamente, pode ser prevenida ou mitigada através de um tratamento, do ajuste da alimentação ou de uma vigilância clínica mais regular.

No Zurich Innovation Championship, apresentámos uma solução que se foca na análise de ADN a um conjunto definido de genes, para os quais existem procedimentos clínicos definidos em caso de deteção da alteração do ADN. Para estes genes, o valor clínico é já amplamente reconhecido na comunidade médica, contudo, a análise ao ADN não é ainda uma ferramenta de diagnóstico enraizada na prática clínica.

 

A vossa solução simplifica a informação que chega ao médico, mas de que forma é que ajuda os pacientes?

Mais do que simplificar, vai munir o médico com informação valiosíssima para melhor poder servir/aconselhar a pessoa. A nossa solução é totalmente centrada na pessoa. O objetivo último é que se consiga evitar, ou pelo menos mitigar, o desenvolvimento da doença.

A utilização da nossa solução democratiza o acesso à análise do ADN e dá as pessoas a possibilidade de, proativamente, utilizarem esta tecnologia na gestão da sua saúde, sempre com o devido acompanhamento médico.

 

Que impacto pode uma solução como a vossa ter na área da saúde e nos seguros de saúde, do ponto de vista macro?

A nossa solução rompe com o atual paradigma, assente na resposta reativa a um problema de saúde, alterando-o para a adoção de atitudes proativas e preventivas. Na perspetiva do setor segurador, o potencial de disrupção é muito significativo: o seguro de saúde deverá ser dirigido a jovens adultos e deverá apoiar e suportar o acompanhamento clínico necessário para evitar ou mitigar o desenvolvimento da doença. Deverá ser um seguro que tem a sua essência na verdadeira e eficaz promoção da saúde, por oposição à comparticipação na doença.

 

Que outros objetivos pretendem alcançar com a vossa startup?

O objetivo principal é realizar uma prova de conceito da nossa solução no setor segurador. Posteriormente, a nossa ambição é a de produtizar a nossa solução: fazê-la chegar ao mercado e impactar positivamente as vidas das pessoas. Esta é a nossa grande urgência.

Para nós, aos dias de hoje, é inadmissível o desenvolvimento de doenças graves, que podem até levar à morte e que têm uma origem genética já conhecida. As pessoas que têm estas alterações devem ter acesso à mais avançada tecnologia de análise de ADN e devem ser-lhes dadas soluções preventivas.

 

Acredita que faltam mais iniciativas como o Zurich Innovation Championship?

Todas as iniciativas deste género são muito importantes, por isso, sim. Sobretudo no domínio da reinvenção – existem já bastantes iniciativas focadas na inovação, mas procuram-se projetos seguros e com baixos níveis de risco, que promovem apenas uma inovação incremental.

No domínio da disrupção, com desafios para reinventar e reimaginar, são bastante menos e obrigam as entidades promotoras a libertarem-se de algumas barreiras mentais. O arrojo e a diferenciação do Zurich Innovation Championship e da Zurich estão exatamente na adoção desta mentalidade: o que pode correr bem?

Na CBR Genomics podemos melhorar diretamente a qualidade de vida de uma em cada seis pessoas e das respetivas famílias, fornecendo soluções de saúde baseadas no ADN.

 

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Ernesto Pedrosa, CEO da Automaise

 

Em que consiste a solução apresentada pela Automaise no Zurich Innovation Championship?

A Automaise apresentou uma solução para o tratamento e gestão, através da automação, dos pedidos e solicitações submetidos aos seguradores por parte dos clientes, parceiros ou prestadores.

Estes pedidos podem ser de diferentes tipologias de seguros e consistem em solicitações que requerem uma avaliação individual que levará à decisão do segurador no sentido de aprovar ou rejeitar.

 

De que forma pode essa solução impactar a atividade de um segurador?

A solução da Automaise, com recurso a inteligência artificial (deep learning), introduz automação nestes processos de análise e decisão, tornando-os mais céleres e gerando um impacto positivo direto na qualidade do serviço prestado ao cliente.

 

Que benefícios pode trazer aos colaboradores, parceiros e clientes do segurador?

Os benefícios impactam todos os envolvidos nestes processos. Os colaboradores veem as tarefas repetitivas e tediosas reduzirem-se para darem lugar a procedimentos mais ágeis, rápidos e menos suscetíveis ao erro humano. Os parceiros de negócio contam com decisões mais rápidas no seguimento dos pedidos e solicitações que submetem à apreciação do segurador.

Os clientes são, talvez, os mais beneficiados, na medida em que verão as suas solicitações atendidas prontamente, com respostas céleres que lhes permitirão satisfazer rapidamente as suas necessidades.

 

Como se mantém a garantia de um serviço personalizado ao mesmo tempo que se automatizam processos?

O serviço personalizado não precisa de ser impactado pela implementação de níveis de automação.

As soluções de automação permitem ao segurador tomar decisões bem sustentadas, que têm em conta toda a informação histórica acerca de cada cliente, relacionando-a com todos os dados necessários para a melhor resolução. Os operadores podem continuar a ser parte integrante destes processos, se for essa a melhor opção – há casos em que ocorre dessa forma.

 

Porque decidiram participar no Zurich Innovation Championship?

Desafios de inovação como o Zurich Innovation Championship constituem uma importante plataforma de lançamento e consolidação para empresas que procuram desafiar e reinventar o setor dos seguros.

No caso da Automaise, dá-nos tempo de antena com decisores estratégicos ao nível global e um ambiente de laboratório para validar a aplicabilidade da nossa plataforma tecnológica em processos intimamente relacionados com o negócio da Zurich.

 

Em todo o mundo, foram selecionadas 12 startups para uma fase de aceleração de três meses que conta com o acompanhamento de especialistas do Grupo Zurich na elaboração de um plano operacional e com um apoio financeiro até 100 mil dólares. Em outubro de 2022 serão divulgados os resultados de implementação das 12 soluções finalistas. Conheça todos os detalhes do Zurich Innovation Championship aqui.