6 dicas para começar uma horta em sua casa

SustentabilidadeArtigo15 de fevereiro de 2023

Ter uma horta em casa pode ser uma forma de combater o stresse, ser mais sustentável e evitar o desperdício alimentar. Conheça as dicas que o vão ajudar a cultivar os seus vegetais caseiros da melhor forma

Partilhe este artigo:

Segundo um estudo realizado pela organização britânica Eachnight, Portugal é o terceiro país mais stressado da Europa. Numa altura em que a saúde mental está no centro de tantos debates, estes dados deixam clara a necessidade de encontrar estratégias para relaxar e amenizar o stresse do dia a dia.

Ter uma horta em casa pode ser uma solução muito interessante para combater a fadiga e aliviar a pressão diária, enquanto caminha para um estilo de vida mais saudável e sustentável, que pode até assentar no consumo de alimentos cultivados por si.

E a melhor parte é que nem sequer precisa de ter uma quinta ou viver numa moradia. Arregace as mangas, escolha as suas sementes preferidas e comece a plantar.

Como ter uma horta em casa?

Longe vão os dias em que as palavras “horta” e “cidade” pareciam não se misturar. A agricultura urbana está ao seu alcance e para isso basta encontrar, em sua casa, o espaço perfeito para colocar vasos, conhecer as características das espécies que quer plantar e ter em conta as suas diferentes necessidades de luz.

Além de contribuir para o alívio do stresse, ter uma horta em casa fará de si uma pessoa mais sustentável. Terá produtos frescos, sem químicos e bastante mais baratos. Adicionalmente, será mais fácil evitar o desperdício alimentar, uma vez que só serão cultivados e colhidos os alimentos de que efetivamente necessitar. E consumir produtos plantados por si terá outro sabor.

1. Perceba que vasos não são a única opção

Seja numa casa com espaço exterior, num quintal ou num apartamento em pleno centro da cidade, o primeiro passo será encontrar o local ideal para começar. Para isso terá de comprar alguns vasos, certo? Não necessariamente. Porque não dar asas à criatividade e explorar outras opções? Pode optar por alternativas mais baratas, acessíveis e sustentáveis. Garrafas, potes de vidro, embalagens de alimentos ou caixas de madeira são apenas alguns dos objetos aos quais pode dar uma nova vida. Na eventualidade de ter um espaço adequado, há também a hipótese de explorar a ideia de uma horta vertical, utilizando estruturas de madeira para o efeito.

2. Reúna os materiais necessários

Agora que já escolheu o local onde vai instalar a sua horta, é altura de reunir os materiais necessários para o sucesso desta atividade. Não será necessário equipamento profissional, mas garanta que tem um kit básico com todos os utensílios imprescindíveis. De um modo geral, precisa de luvas, uma tesoura e um canivete de podar, uma colher, um garfo, uma pinça, etiquetas para identificação das culturas, material de escrita, um caderno para registos, um regador, um borrifador e corda de sisal. Com estes materiais, vai conseguir cuidar adequadamente da sua horta, garantindo um registo completo de tudo o que for plantado.

Horta em casa 2_MundoZ

3. Tenha atenção à luz

A luz é crucial para que as plantas se desenvolvam corretamente. Assim sendo, terá de analisar cuidadosamente o espaço escolhido para instalar a sua horta. É bem arejado? Tem iluminação natural suficiente para a sobrevivência das suas plantas? Esqueça os locais escuros ou totalmente fechados - a luz do sol é indispensável para uma horta saudável e não deve ser substituída por iluminação artificial. Assegure-se também de que as plantações estão a salvo da humidade exagerada e de ventos fortes.

4. Não se esqueça da água

A par da luz, também a irrigação é fulcral na gestão de uma horta e pode fazer toda a diferença no desenvolvimento das suas plantas, legumes ou vegetais caseiros. Mas nem só a falta de água é um problema – também a hidratação em excesso pode prejudicar a sua horta. Para verificar a necessidade de água, observe o aspeto da planta, dando especial atenção a folhas secas, amareladas ou caídas, que poderão indicar falta de hidratação. Outro método de controlo é inserir um palito na terra e retirar de seguida: se o palito estiver húmido ou com restos de terra, não há necessidade de repor a água do solo; caso o palito esteja seco, então é hora de ir buscar o regador. Desta forma, evita a irrigação em excesso e o desperdício de água.

5. Controle o bem-estar das plantas

Ter uma horta requer dedicar-lhe alguma atenção, de modo a garantir que as plantas, legumes e vegetais se mantêm vivazes, saudáveis e, depois, saborosos. Para isso, existem alguns aspetos a ter em conta:

• Adube o solo para que se mantenha rico em nutrientes necessários ao desenvolvimento da plantação;

• Mantenha a horta limpa e arranque quaisquer ervas daninhas;

• Esteja atento a pequenos insetos que possam prejudicar o bem-estar da sua horta e, se necessário, utilize inseticidas;

• Garanta a rotatividade de espécies plantadas, de modo a minimizar uma eventual escassez de nutrientes no solo e o desperdício de alimentos por eventual excesso de um ou outro vegetal específico.

6. Prepare-se para a colheita

É normal que sinta que a colheita é o ponto alto de todo este processo. Afinal, estará literalmente a colher os “frutos” da sua dedicação e do seu trabalho e a saboreá-los. Tenha em conta que a altura ideal para colher um vegetal varia de acordo com as espécies e pode até ser influenciada pela época do ano, qualidade do solo ou eventuais pragas. Daí que seja tão importante manter-se atento à saúde da sua horta e ter todos os cuidados acima indicados. Mas, de uma forma geral, as embalagens de sementes têm indicação da previsão de colheita, informação a que pode recorrer como orientação.

Horta em casa 3_MundoZ

Faça parte desta mudança

Na Zurich, gostamos de o ajudar a encontrar as melhores soluções para garantir a sua qualidade de vida e proteger aquilo que lhe é querido - é por isso que disponibilizamos um leque variado de artigos, aqui no Mundo Z. Esta nossa preocupação estende-se também à sua casa, para que esteja sempre protegido de qualquer eventualidade. Trate da sua horta relaxado, seja ainda mais feliz em casa, se necessário torne a sua casa mais eficiente e - continuando a preferir um estilo de vida mais saudável -, saiba como poupar água através de 10 dicas. Se precisar de nós, conte com o Zurich Lar Seguro.

 

Esta publicidade é da inteira responsabilidade da Zurich Insurance Europe AG, Sucursal em Portugal. O Zurich Lar Seguro é um seguro multirriscos comercializado pela Zurich Insurance Europe AG, Sucursal em Portugal, segurador do ramo Não Vida, registado na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões com o número 1184. Existem exclusões previstas na apólice. Esta comunicação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida disponível neste website ou em qualquer Mediador Zurich.