Ano Novo: como adquirir um estilo de vida sustentável
SustentabilidadeArtigo5 de janeiro de 2022
Sabia que o comportamento humano casou, até hoje, o aumento da temperatura do planeta em 1,1 graus Celsius, comparando com os níveis pré-industriais? Quem o defende é o relatório do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) de 2021. Cabe, a cada um de nós, travar os efeitos das alterações climáticas e influenciar os outros a assumir, também, este compromisso. O tempo de agir é agora.
Talvez gostasse de saber que 90% das aves marinhas, em todo o mundo, contêm resíduos de plástico nos seus organismos. Este facto deve-se à existência de oito milhões de toneladas de plástico a flutuar no mar todos os anos, o que constitui apenas um dos reflexos do comportamento humano na saúde do planeta. A adoção de hábitos sustentáveis, no nosso dia a dia, pode fazer a diferença no planeta do amanhã – esse mesmo, aquele onde os nossos filhos e netos vão viver e, espera-se, prosperar. Inspire-se com as nossas cinco recomendações para adquirir um estilo de vida mais sustentável no novo ano que começa.
1. Equacione novas formas de mobilidade
Sempre que possível, opte por deslocações a pé ou utilize transportes coletivos. Nos trajetos mais fáceis, em zonas rurais ou urbanas, privilegie o uso da bicicleta como meio de transporte. Quando for necessário utilizar o carro, organize a viagem, rentabilize-a – oferecendo boleia, por exemplo – e estabeleça itinerários, de forma a optar por trajetos que permitam realizar várias atividades na mesma deslocação. Nas viagens mais longas, troque o avião pelo comboio.
2. Privilegie a mobilidade elétrica
Se está a pensar trocar de carro, equacione a compra de um elétrico. Vai conseguir poupar consideravelmente nos carregamentos e manutenções, além de poder contribuir para a sustentabilidade do planeta – em Portugal, quase 69% da energia elétrica produzida provém de fontes renováveis, segundo a Associação Portuguesa de Energias Renováveis. Quando utilizar uma plataforma de TVDE, opte por um veículo elétrico. Nas restantes deslocações urbanas, privilegie o uso de scooters, bicicletas ou trotinetes elétricas. Se for necessário o recurso ao automóvel, promova o carsharing e partilhe as suas viagens.
3. Adquira novos hábitos alimentares
Recorra às lojas e mercearias do seu bairro para incentivar o comércio local. Adquira produtos frescos e sazonais, produzidos localmente. Antes de ir às compras, prepare uma lista com tudo o que precisa, de forma a garantir que compra apenas o necessário. Em casa, utilize as sobras das refeições para dar asas à imaginação e preparar pratos criativos e nutritivos. Opte por cozinhar em quantidade e conserve as refeições no frigorífico ou no congelador, poupando energia, tempo e dinheiro.
4. Torne a sua casa mais sustentável
Na decoração da sua casa, dê preferência a materiais sustentáveis e renováveis, com maior durabilidade, como a madeira, o algodão, o bambu ou materiais construídos a partir de plástico reciclado. Se tiver aparelhos ou eletrodomésticos que queira deitar fora, pondere reutilizá-los, repará-los ou doá-los a quem mais precisa. Se não for possível, recicle os equipamentos de forma adequada. Utilize a água de forma racional e responsável, certificando-se que não existem fugas nas torneiras ou nos autoclismos. Sempre que possível, desligue os equipamentos elétricos e evite deixá-los em standby. Em relação à iluminação, privilegie as lâmpadas LED, que duram mais e permitem-lhe poupar energia.
5. Contribua para a transição digital
Substitua o recurso ao papel no seu dia a dia pelo registo eletrónico. Opte, por exemplo, por recibos ou faturas enviadas por email. Procure atualizar-se em relação às tecnologias disponíveis e mantenha um bom nível de literacia digital – manter a mente aberta para integrar mudanças e novidades pode tornar as suas tomadas de decisão muito mais sustentáveis. Se comprar uma casa nova, ou remodelar a atual, pondere a integração de elementos que funcionem em associação com a Internet das Coisas, como fechaduras inteligentes e eletrodomésticos conectados.
Juntos, podemos fazer a diferença na saúde do planeta – pela preservação da vida humana, animal e vegetal. Os seus filhos e netos agradecem.