Correr, andar de bicicleta ou caminhar: afinal qual a melhor forma de exercício físico
Saúde e Bem-estarArtigo4 de janeiro de 2023
Correr, andar de bicicleta e caminhar são três das melhores e mais conhecidas escolhas entre os praticantes. Estima-se que 621 milhões de pessoas em todo o mundo correm regularmente, e cerca de 580 milhões de lares têm acesso a uma bicicleta. Um estudo da Medical News Today descobriu que os adultos que participaram num desafio de fitness andaram, em média, 6,886 passos por dia.
Estes números podem ser explicados pela facilidade de não ser necessário equipamento dispendioso para a prática destas três modalidades ou por serem formas mais seguras de praticar exercício. As três formas de exercício são boas para a saúde e todas elas têm uma pegada de carbono reduzida, o que é importante para quem também deseja ter um estilo de vida mais sustentável.
A relação entre exercício e bem-estar
Como é que andar de bicicleta, correr ou caminhar pode ser benéfico para o bem-estar mental, físico, social e financeiro?
Começando pelo bem-estar mental, qualquer ciclista dir-lhe-á que há um sentimento de serenidade ao andar de bicicleta por entre belas paisagens. Mas, correr ou caminhar ao longo de uma praia, ou de um magnífico trilho de montanha, com os seus pensamentos, amigos ou familiares e os sons da natureza como companhia, são igualmente nutritivos para a sua mente.
Há também o aspeto físico, ou a saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde, qualquer forma de atividade física pode reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, vários tipos de cancro, incluindo cancro do cólon e cancro da mama, bem como a depressão, e é fundamental para o equilíbrio emocional e controlo de peso.
No que toca ao bem-estar social, como a relação entre ciclismo e café tem vindo a aumentar nos últimos anos, é difícil argumentar contra os benefícios sociais de andar de bicicleta com amigos, quer isso seja falar enquanto se deslocam ou quando fazem uma pausa para tomar um café (tal como muitos membros de clubes de ciclismo fazem todos os fins de semana). Correr com amigos também pode ser um encontro social, desde que consiga equilibrar a conversa com o esforço físico necessário para a atividade. Caminhar pode ser uma vantagem já que dá perfeitamente para “pôr a conversa em dia” enquanto caminha.
Financeiramente, um bom par de sapatos de corrida ou de caminhada, assim como roupa apropriada são produtos acessíveis. Andar de bicicleta, correr ou caminhar para o trabalho em vez de conduzir, ou utilizar transportes públicos, poupar-lhe-á dinheiro. Claro que há custos iniciais que podem ser significativos, especialmente para um ciclista, contudo é provável que poupe dinheiro a longo prazo. Para além destes custos, a prática de qualquer uma das três modalidades também poderá permitir poupar em custos de saúde, dado o impacto positivo de um estilo de vida mais ativo.
Olhe pela sua saúde
Será que existe um tipo de exercício mais benéfico do que os outros? As sondagens e argumentos não são completamente conclusivos. Todos estes exercícios podem ter um impacto positivo no bem-estar mental, físico, social e financeiro, e todos eles têm uma pegada de carbono quase nula.
É exatamente por acreditar na importância do bem-estar que a Zurich disponibiliza aos seus colaboradores a app LiveWell, desenhada para promover um estilo de vida mais ativo e saudável. Quer começar a fazer exercício físico? Estas 7 dicas prometem ajudar. Se preferir a corrida, conheça estas 8 dicas para quem quer começar a correr.
Esta comunicação é da inteira responsabilidade da Zurich Insurance Europe AG, Sucursal em Portugal e da Zurich - Companhia de Seguros Vida, S.A.