De janeiro a dezembro: dicas para poupar dinheiro ao longo do ano
ProteçãoArtigo2 de fevereiro de 2021
Quais são os sonhos que quer concretizar a cada novo ano? Comece por poupar dinheiro regularmente com pequenas estratégias e prepare um futuro melhor – para si e para a sua família.
O início de cada ano pode ser um virar de página para novos hábitos financeiros e novas estratégias para poupar dinheiro. Esta é a altura ideal para estabelecer planos de poupança a aplicar ao longo de todo o ano, tendo em vista a concretização dos seus sonhos a curto prazo ou num horizonte mais longínquo, como comprar um carro, dar entrada para uma casa, constituir família, investir na sua requalificação de competências ou na educação dos filhos ou salvaguardar um pé-de-meia que lhe permita gozar a reforma de forma independente e digna. Mas, mesmo que não comece a poupar logo em janeiro, vai sempre a tempo de adotar rotinas que lhe permitam ter uma vida mais saudável e serena.
Defina pequenas metas realistas e exequíveis de poupança que o ajudem a alcançar o que pretende e só depois avance para as de maior dimensão. Para o apoiar nestas metas e na concretização dos seus sonhos, sugerimos-lhe algumas dicas de poupança que pode implementar de forma regular para um maior controlo dos gastos e para conseguir poupar dinheiro à medida dos seus objetivos.
Conselhos para poupar dinheiro ao longo do ano
Tire partido da tecnologia para manter as despesas sob controlo
Rastrear claramente as suas despesas é o primeiro passo para identificar potenciais oportunidades de cortar gastos e poupar dinheiro. No entanto, entre as obrigações fixas do mês (como a casa, telecomunicações e energia, por exemplo), compras e um ou outro gasto inesperado, é fácil perder o controlo rigoroso de quanto gastou. Para contrariar esta tendência, pondere utilizar uma aplicação no smartphone para o ajudar a gerir as suas finanças pessoais.
Existem diversas opções de apps de poupança por onde escolher, entre as gratuitas e as premium (muitas até disponibilizadas pelos próprios bancos). Muitas funcionalidades variam de app para app, mas a maioria permite registar cada montante recebido e cada despesa efetuada por tipologia, como supermercado, gasolina, roupa ou outras. Desta forma pode, por exemplo, conseguir definir objetivos mensais de poupança, limitar gastos, analisar padrões de despesa ou identificar oportunidades de poupar dinheiro.
Crie estratégias para poupar regularmente, como o Desafio das 52 Semanas
Poupar dinheiro todas as semanas ou meses parece-lhe um desafio demasiado ambicioso ou difícil de colocar em prática? A nossa sugestão é que implemente uma estratégia que possa incentivar o hábito de poupança, de forma gradual, com objetivos bem definidos e até com uma dinâmica de ‘jogo’: o Desafio das 52 Semanas. Trata-se de uma estratégia assente na poupança crescente de dinheiro, semana a semana, ao longo de um ano.
Neste desafio, a ideia é que poupe 1 euro na primeira semana; 2 euros na segunda semana; 3 euros na terceira semana; e assim sucessivamente até à última semana. Cumulativamente, este plano permite-lhe poupar 1378 euros num ano. Como o “jogo” começa com quantias pequenas, é mais fácil adotar hábitos de poupança. No entanto, pode optar por fazer uma dinâmica inversa e começar do valor maior, poupando 52 euros na primeira semana, 51 na segunda semana, até chegar à última semana onde poupará apenas 1 euro. Desta forma, o esforço vai diminuindo, o que poderá dar uma motivação extra.
Potencie as poupanças
Depois de amealhar, faça as suas poupanças crescer com a alavanca certa. Programe contribuições automáticas para reforçar os seus rendimentos, recorrendo a seguros de capitalização, fundos ou investimentos. Na Zurich, por exemplo, disponibilizamos soluções unit-linked, contratos de seguro ligados a fundos de investimento que lhe permitem maximizar e rentabilizar as suas poupanças.
Repense o seu dia a dia
A somar ao dinheiro que consegue amealhar regularmente, há pequenas ações e ideias que pode pôr em prática para conseguir reduzir as despesas comuns e alcançar poupanças adicionais, sobretudo em casa. Altere as suas rotinas, repense hábitos e adote algumas mudanças ao seu estilo de vida. Não sabe como começar? Inspire-se pelas nossas sugestões:
- Faça a sua própria (mini) horta – produzir a própria comida é uma forma de poupar, mas também de trazer para o seu prato alimentos frescos e mais saudáveis. Crie a sua horta à medida do espaço disponível: das hortas comunitárias disponibilizadas por várias autarquias ao reaproveitamento de um quintal, pátio ou varanda. Para casas com pouco espaço exterior, dê uso a estruturas verticais que possa fixar numa parede, por exemplo, ou recorra mesmo aos tradicionais vasos (ótimos para plantas aromáticas). Este é também um hobby saudável e uma forma didática de ensinar às crianças a origem de diversos alimentos.
- Evite deitar comida fora – aja contra o desperdício alimentar e planeie atempadamente as refeições da semana para dar uso aos perecíveis do frigorífico e despensa antes que se estraguem. O planeamento também será útil para conseguir aproveitar as sobras de uma refeição para a outra, com criatividade: transforme, por exemplo, o frango assado que sobrou do jantar numa salada de frango para o almoço do dia seguinte ou aproveite as sobras da massa folhada de uma quiche para fazer pequenos pastéis.
- Deixe de acumular o que não precisa (e faça dinheiro com o que já tem) – praticamente todas as casas têm objetos que foram guardados ao longo do tempo e que agora estão a um canto, sem utilidade real. Este é o caso de objetos de decoração, brinquedos antigos dos seus filhos, pequenos eletrodomésticos ou roupa, por exemplo. Porque não fazer um levantamento de todos os artigos que já não lhe fazem falta e vendê-los em segunda mão? Não só conseguirá amealhar algum dinheiro extra, como ganhará mais espaço em casa.
- Deixe de fumar – além da poupança obtida, este é também um passo importante para melhorar a sua saúde e prevenir doenças, como as do foro cardiovascular ou cancro.
- Não encare nenhuma despesa como inflexível – analise todas as despesas fixas ao longo do ano para detetar possíveis pontos de renegociação de contratos ou outras estratégias de redução do valor das faturas. No caso da eletricidade, escolha o tarifário mais vantajoso em relação ao perfil de consumo (simples, bi-horário ou tri-horário) e compare as diferentes ofertas disponíveis no mercado, incluindo pacotes que juntam os serviços de eletricidade e gás e que podem ficar mais em conta. Nesta análise, prefira sempre contratar energia proveniente de fontes renováveis – além de poupar está também a ser mais sustentável. Avalie ainda se compensa mudar de banco para poupar nos custos fixos (como anuidades e comissões) ou pondere mudar o seguro de vida do crédito habitação e as apólices de seguros obrigatórios (da casa e do carro, por exemplo) para alternativas que lhe sejam mais vantajosas.
Se considerar complicado colocar em prática todas estas medidas para poupar dinheiro, opte pelas que mais se adequam a si e à sua família e com as quais se sinta financeiramente mais confortável. Para uma melhor gestão dos seus rendimentos e poupanças, pode dedicar algum tempo à sua educação financeira, com pesquisas online, livros sobre finanças pessoais, ou aconselhando-se junto de especialistas de confiança. Da nossa parte, estamos disponíveis para o apoiar nas suas decisões de poupança. Tudo para que dê asas aos seus sonhos.