Fitness emocional: saiba como treinar a sua saúde emocional
Saúde e Bem-estarArtigo22 de agosto de 2022
Tal como os nossos músculos, a saúde emocional também pode ser trabalhada para encarar, de frente, os obstáculos na nossa vida. Veja neste artigo como treinar a sua.
A saúde emocional e mental é tão relevante como a saúde física e, assim como pode trabalhar o seu corpo, também existem medidas para impulsionar e fortalecer o seu bem-estar emocional. Estar emocionalmente saudável não significa alcançar uma felicidade instantânea ou permanente. Significa, sim, que é capaz de controlar e compreender as suas emoções e tem capacidade de lidar com as mais negativas.
O “poder da mente” pode parecer um cliché, mas é relevante para mudar o modo de pensar e sentir. Na sua TED Talk “O segredo para ser mentalmente forte”, a psicoterapeuta Amy Morin fala da necessidade de nos livrarmos de crenças menos saudáveis sobre nós próprios, os outros e o mundo.
Saúde emocional, um grande passo para melhorar a sua resiliência
Ter pena de si ou destacar os seus momentos menos bons são dois exemplos deste tipo crenças. Ao pensar desta forma está a permitir que as pessoas à sua volta influenciem o que sente por si próprio.
Imagine que bebe o seu café da manhã enquanto consulta as redes sociais. Vê uma publicação de um amigo que está de férias no estrangeiro, outra de um primo que acabou de completar o doutoramento e uma terceira de uma amiga que iniciou o seu negócio online. Caso se compare com as conquistas destas pessoas, pode, eventualmente, sentir-se menos bem para encarar mais um dia de trabalho.
Este tipo de pensamentos pode conduzir a que as ações dos outros diminuam o que sente sobre si próprio. E este é um estado emocional pouco saudável.
Considere outro cenário: hoje acorda entusiasmado porque aguarda o anúncio da sua promoção e sente que é merecido e oportuno. Contudo, a novidade que recebe é sobre uma redução de custos e reestruturação da empresa. A grande desilusão que possa sentir transmite-lhe emoções menos positivas como a irritação, a apatia e até desinteresse no trabalho – podendo até colocar em risco o seu lugar na empresa.
Esta é outra crença pouco saudável: ter uma grande expetativa sobre algo e depois ficar zangado quando essa expetativa não é cumprida. Amy Morin acredita que desistir destes hábitos mentais pouco saudáveis é um passo importante para aumentar a força mental.
Dicas para treinar a sua força emocional
- Contrarie as suas crenças negativas com crenças positivas.
- Procure trabalhar as suas emoções desconfortáveis, como a tristeza ou a raiva – não as ignore.
- Não se compare com os outros.
- Aceite que a vida nem sempre é justa.
- Determine um objetivo e comece hoje. Mesmo que seja apenas um pequeno passo.
No seu artigo, “Nove maneiras de melhorar a sua saúde mental hoje”, a psicóloga Patricia Harteneck apoia estas recomendações com algumas sugestões adicionais:
- Preste atenção à forma como fala consigo Substitua as suas repreensões negativas por conversas positivas e encorajantes que lhe proporcionem uma maior autoestima e autoconfiança.
- Faça uma lista de gratidão Fazer uma lista de todas as coisas pelais quais está grato pode ser um passo valioso para uma saúde mental positiva e uma maior felicidade. Tente manter esta lista “à mão” para que a possa ler todos os dias.
- Experimente meditação Abstrair-se do ruído e concentrar-se no momento – em sensações físicas, sons, cheiros e sabores – permite-lhe libertar emoções negativas de experiências passadas que lhe pesam. Embora este possa ser um desafio num ambiente barulhento e atarefado, pode tentar encontrar um espaço tranquilo onde possa meditar uma ou duas vezes por dia.
- Respire fundo Quando tudo à sua volta parecer demasiado, tire algum tempo para fechar os olhos e respire fundo dez vezes. Isto pode ser tudo o que precisa para uma reorientação e voltar ao seu foco.
Olhe pela sua saúde
Uma boa saúde emocional permite encarar melhor os desafios e ser mais feliz. Porque gostamos de aproveitar a vida em pleno, na Zurich, os colaboradores percorrem uma jornada de bem-estar e felicidade através da aplicação LiveWell. Lançada com o objetivo de promover um estilo de vida saudável e mais ativo, a app permite a cada colaborador alcançar o seu máximo potencial através de conteúdos e dicas personalizadas.
Agora que sabe mais sobre como treinar a saúde emocional, está interessado em saber como desenvolver a sua saúde física? Leia o nosso artigo e comece hoje a ter uma vida mais ativa.
Esta comunicação é da inteira responsabilidade da Zurich Insurance Europe AG, Sucursal em Portugal e da Zurich – Companhia de Seguros Vida, S.A.